Marketing Digital | 7 MINUTOS PARA LER

3 princípios de como escalar o tráfego do seu site

gestora de tráfego

Todo site começa com zero visitantes. Você pode ter visões de um enorme império de comércio eletrônico, mas todos começamos do zero. É isso que permite que pequenas empresas e startups concorram com gigantes online.

É a bela democracia da web em ação. Mas começar sem tráfego e com um site novinho em folha é assustador. Conseguir 100 visitantes por dia, quanto mais 1.000, parece impossível.

Os sites que são mais bem-sucedidos on-line são geralmente aqueles que são rápidos no mercado e rápidos em dimensionar seu tráfego na web. Eles são capazes de passar rapidamente de zero visitantes para milhares usando uma variedade de canais de marketing. O tempo é tudo quando se trata de dimensionar seu tráfego na web.

Seu plano de ataque para obter seus primeiros 100 visitantes não funcionará quando você quiser passar de 10.000 visitantes mensais para 100.000. E se você não planejou as coisas desde o início, provavelmente nem chegará tão longe.

Elaborei um guia sobre três fases diferentes do tráfego da web para negócios online:

  • Lançamento;
  • Crescimento;
  • Amadurecimento.

Trabalhando com centenas de empresas novas e antigas em minhas consultorias, vi alguns padrões surgirem em sites que são capazes de dimensionar rapidamente seu tráfego.

A maioria dos sites se enquadra em uma dessas três categorias. Sua empresa precisará de um plano exclusivo, mas este deve ser um guia aproximado do que focar e como manter seus esforços de marketing impulsionando você.

Estágio de lançamento de marketing digital
Conteúdo

Estágio de lançamento

Os sites no estágio de lançamento geralmente são novos, mas também podem estar estagnados. Este é o momento de pânico em que as pessoas percebem que todo o trabalho que fizeram para lançar seu site é inútil, a menos que descubram como direcionar tráfego e conversões também.

Um site que se enquadra nessa categoria provavelmente não terá uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, pois a idade do domínio é baixa e o site foi rastreado apenas algumas vezes.

É aqui que os profissionais de marketing e proprietários de empresas precisam aproveitar algumas maneiras de gerar tráfego imediato para o site. A maioria das pessoas começa incentivando as pessoas mais próximas a visitar e compartilhar.

Explosões de e-mail e comunicados à imprensa também podem ser algumas vitórias rápidas durante esse estágio. O tráfego de pesquisa paga funciona muito bem para novas empresas. Você consegue controlar exatamente quanto está gastando, onde os visitantes estão acessando seu site e os visitantes não sabem se seu site é novo ou se você já existe há muito tempo.

Isso também ajuda a coletar alguns dados iniciais sobre como as pessoas estão interagindo com seu site (observação: a pesquisa paga pode ser um ativo em todas as fases de crescimento, mas é especialmente importante para novos sites).

Prepare-se para crescer seu tráfego

O erro mais comum que vejo durante o lançamento é não escalar e se preparar para a próxima fase – Crescimento. O lançamento é sempre um momento emocionante para todos os envolvidos com o site. Comparado ao desenvolvimento de um site, enviar alguns e-mails para as pessoas e escrever um comunicado de imprensa é muito fácil.

No entanto, você pode esgotar rapidamente essas fontes de tráfego em apenas algumas semanas ou meses e precisa mudar seu foco para fontes de tráfego mais sustentáveis, principalmente tráfego de pesquisa não paga.

Certifique-se de estar investindo seu tempo otimizando adequadamente seu site para os mecanismos de pesquisa. Comece a criar conteúdo atraente e digno de compartilhamento.

Use os dados para ajudá-lo a fazer alguns ajustes de design para otimizar as conversões. Essas são coisas muito mais importantes para focar em um novo site do que o tráfego nos primeiros dias/semanas.

sucesso vendas

Estágio de crescimento

O salto mais difícil para um novo site é passar do lançamento para o crescimento. A maioria das empresas que falham no digital o faz porque confia excessivamente no boca a boca ou na pesquisa paga para direcionar o tráfego de longo prazo para eles.

Se você conseguir entrar em uma fase de crescimento, terá muita emoção.

Este estágio é caracterizado por muitos picos de tráfego de referência conforme seu site é apresentado em uma notícia, um aumento no tráfego/conversação de mídia social e visitantes de pesquisa não paga começando a chegar pela procura da marca e consultas de palavras-chaves cauda longa.

A maioria dos grandes picos de tráfego deve vir do marketing que a empresa está fazendo.

Se você deseja que as pessoas acessem seu site, ainda precisa se apressar e entrar em contato com outros sites. Tráfego durante esta fase é normalmente correlacionado com quanto tempo você está investindo no marketing de seu site no mundo online.

Você ainda não é grande o suficiente para que as pessoas tenham ouvido falar de você e, naturalmente, incluam sua última postagem no blog em seu resumo do setor.

Cabe a você informá-los sobre isso. No lado social, é muito mais fácil criar tráfego consistente de mídia social para um site mais novo do que de mecanismos de pesquisa. 

Você pode criar rapidamente uma grande presença na mídia social, enquanto ganhar autoridade e confiança dos mecanismos de pesquisa é um processo de longo prazo.

Blogar e compartilhar consistentemente é vital durante o estágio de crescimento. As pessoas podem ainda não ter ouvido falar de sua marca ou produto, mas você pode alcançá-las criando conteúdo de qualidade para seu site e promovendo-o socialmente no Twitter, Reddit, fóruns do setor, blogs etc. do Google e Bing, mas você não está ranqueando para suas maiores palavras-chave.

Você ainda não viu o impacto total de seus primeiros esforços de SEO, mas o tráfego de busca orgânica está aumentando e você está classificado na primeira página para algumas palavras-chave menos competitivas.

Concentre-se no conteúdo O aspecto mais importante do estágio de crescimento é o seu conteúdo. Ter postagens em blogs, vídeos, guias, artigos ou outras formas de conteúdo irá atrair visitantes agora e por muito tempo no futuro.

Dê às pessoas um motivo para continuar voltando ao seu site.

Alinhe-se com as informações e trabalhe para se tornar um especialista em seu setor. É importante observar que o Estágio de Crescimento pode, assim como a adolescência, ser um pouco estranho.

Para o seu pequeno mas apaixonado número de defensores da marca e leitores frequentes, você já é um grande negócio.

sucesso no marketing digital

É importante se apressar o máximo que puder para direcionar o tráfego para seu site, mas seja profissional. Você lembra do soluço do Airbnb alguns anos atrás, quando eles foram pegos postando anúncios falsos no Craiglist que apontavam as pessoas para o site deles? Eles estavam tão focados em atrair visitantes e obter financiamento que não deram um passo para trás para ver como isso poderia ser negativo a longo prazo para seus negócios.

Apresse-se como a empresa pequena e faminta que você é durante o estágio de crescimento, mas comece a pensar como a empresa madura que deseja se tornar.

Você não pode fazer essa transição a menos que comece a pensar como uma entidade maior e mais reconhecida. Lembre-se daquelas palavras que todo adolescente ouve: você é um homem agora, hora de começar a agir como tal.

Estágio maduro

É aqui que tudo se encaixa.

Alguns sites passam para o estágio maduro em alguns meses, enquanto outros podem levar 10 anos, dependendo do seu orçamento, setor, estratégia e execução. É aqui que o tráfego de pesquisa orgânica se torna a pedra angular de seus esforços de marketing digital.

Seu site tem uma classificação alta para uma variedade de palavras-chave, incluindo alguns termos muito competitivos.

O tráfego de pesquisa orgânico fornece um fluxo constante de novos visitantes ao seu site sem nenhum custo inicial para você, pois os esforços de SEO foram dimensionados durante o processo de lançamento do seu site.

O tráfego direto também aumenta porque as pessoas já ouviram falar de você. Muitos desses visitantes provavelmente ouviram falar de você durante o Estágio de Crescimento… ao vê-lo em outro site ou ao encontrar seu conteúdo.

Se você estiver envolvido em muito marketing off-line, isso também afetará o tráfego direto. Você ainda verá grandes picos de tráfego de sites de referência, mas eles não são mais perceptíveis com tanto tráfego proveniente de pesquisa de busca orgânica e tráfego direto. 

A principal diferença é que os influenciadores agora estão entrando em contato com você, em vez de você ter que fazer o trabalho de divulgação.

A mídia social também continua a desempenhar um papel, embora você não precise se esforçar tanto para encorajar as pessoas a compartilhar e discutir seu site, marca ou produto. Com tantos visitantes, isso ocorrerá naturalmente.

Invista em conversões

Seu foco de marketing agora deve estar focado em continuar a aumentar os canais que estão gerando visitas e conversões para você. Embora seja importante entrar em alguns canais menores, aumentar e otimizar os existentes deve ser sua principal tarefa.

Você também terá um bom público acessando seu site, o que oferece muitas oportunidades para direcionar mais tráfego para a comunidade em torno de sua empresa. Nenhum caminho que duas empresas seguem on-line será exatamente igual. Cada site, produto e empresa é único e as soluções de marketing padronizadas nunca são tão eficazes quanto às soluções personalizadas.

Mas todas as empresas passam por dores de crescimento semelhantes on-line, e qualquer pessoa que transformou seu site em uma potência on-line aprendeu a dimensionar seu tráfego na web.

Confiar demais em uma fonte ou ignorar o valor de longo prazo de outra no lançamento é uma receita para o desastre. À medida que seu site cresce e muda, sua estratégia de marketing online também deve mudar.

Separei alguns conteúdo abaixo para complementar seu conhecimento e sair de encontro com o sucesso.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter