Análise De Dados | 9 MINUTOS PARA LER

Como a análise de palavras-chave da concorrência pode melhorar seu SEO

Como a análise de palavras-chave da concorrência pode melhorar seu SEO

Por que fazer análise de palavras-chaves? 

Como alguém que está trabalhando para expandir seus negócios, você está acostumado com a concorrência, certo? Você provavelmente sabe tudo sobre os produtos e serviços de seus concorrentes, certo? Você também analisou as estratégias de marketing?

E quanto tempo você gastou analisando as palavras-chave para as quais eles classificaram nas pesquisas orgânicas e pagas? A classificação nos mecanismos de pesquisa, tanto com listagens orgânicas quanto pagas, é competitiva, e deve ser analisadas.

A análise de palavras-chave do concorrente ajuda você a aprender mais sobre seus concorrentes, as estratégias que eles utilizam para classificar nos mecanismos de pesquisa e como você pode superá-los, o que resulta em mais leads para o seu site, gerando assim mais conversões.

Quer saber mais sobre a análise de palavras-chave do concorrente?

Continue lendo ou solicite um orçamento gratuito para saber como posso ajudá-lo a analisar a otimização de mecanismo de busca (SEO) de seus concorrentes, melhorando o desempenho da sua marca nos mecanismos de pesquisa.

Medindo as métricas que afetam seu ROI e personalizando suas estratégias de marketing com foco no seu objetivo!

Cleverson de Almeida
já gerou os seguintes
resultados para os clientes:

R$ 6 Milhões

NA RECEITA DE CLIENTES

7,8 milhões

LEADS PARA CLIENTES

5,2 milhões

CONTATOS PARA CLIENTES

Conteúdo

O que é análise de palavras-chave do concorrente?

A realização de uma análise de palavras-chave do concorrente pode ajudá-lo a melhorar suas classificações de SEO e superar seus concorrentes na pesquisa. Analisar seus concorrentes permite que você entenda como está se saindo em comparação a eles.

Você pode usar essas informações para descobrir quais áreas de sua estratégia de SEO você pode melhorar. Também pode revelar novas oportunidades e fornecer inspirações para seus esforços de busca orgânica, ajudando você a se manter competitivo. Você pode, por exemplo, descobrir as palavras-chave populares que seus concorrentes não estão segmentando.

Você também pode encontrar palavras-chave para as quais seus concorrentes estão classificando, mas que você ainda não tentou segmentar.

Explorar as páginas de melhor classificação pode fornecer o conhecimento que informa sua estratégia para obter o primeiro lugar nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas (SERPs).

Você pode avaliar o que as páginas de melhores desempenho fazem e o que não fazem bem, resultando no que você precisa fazer para ter uma classificação mais alta do que elas.

A análise de palavras-chave do concorrente também fornece uma ideia de quais palavras-chave valem a pena ser segmentadas. Se seus concorrentes fazem lances em uma determinada palavra-chave para anúncios de pesquisa PPC e os lances são relativamente altos, isso é um sinal de que a palavra-chave é valiosa para o seu setor.

Ferramentas de análise de palavras-chaves

As ferramentas de pesquisas de palavras-chave irão facilitar muito o processo de análise de palavras-chave do concorrente e ajudá-lo a coletar dados mais detalhados.

Você tem várias opções quando se trata de ferramentas de análises de palavras-chave. Aqui estão algumas das principais opções disponíveis no mercado.

Ahrefs

Ahrefs é uma ferramenta popular de SEO que fornece muitos recursos úteis para análises de palavras-chave de concorrentes e marketing de palavras-chave. Você pode pesquisar sites de concorrentes e obter uma lista das palavras-chave para as quais eles se classificam, comparar suas palavras-chave com as palavras-chave de seus concorrentes e muito mais.

MOZ

A Moz oferece várias ferramentas que podem ajudá-lo a analisar as palavras-chave de seus concorrentes.

Por exemplo, sua ferramenta de análise de SEO de domínio pode mostrar sites que segmentam as mesmas palavras-chave que você.

Você também pode usar o Keyword Explorer da Moz para comparar suas classificações de palavras-chave com as de seus concorrentes.

SEMrush

Outra poderosa ferramenta de pesquisa de palavras-chave de concorrentes é o SEMrush.

Ela permite que você veja quais palavras-chave seus concorrentes classificam, compare com as suas classificações de palavras-chave e com as de outros sites, além de filtrar seus resultados de acordo com vários critérios.

Recursos adicionais permitem que você analise os backlinks dos concorrentes e vários outros aspectos de seus sites.

SpyFu

O SpyFu é uma ferramenta de pesquisa de concorrentes dedicada que pode fornecer uma quantidade substancial de dados sobre sua concorrência.

Com esta ferramenta, você pode descobrir informações sobre classificações, volumes de pesquisas, gastos com anúncios e muito mais. Usando o recurso Kombat, você pode comparar as palavras-chave para as quais vários domínios classificam.

Como fazer análise de palavras-chave

Existem várias estratégias diferentes que você pode usar para conduzir pesquisas de palavras-chave de concorrentes. Confira as dicas a seguir para saber como fazer a análise de palavras-chave de concorrência.

Identifique seus concorrentes

Não importa qual abordagem você adota para a análise de palavras-chave, é essencial identificar seus concorrentes. Em alguns casos, os concorrentes que você focar em analisar serão seus concorrentes diretos – empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você e para o mesmo público.

Por exemplo, suponha que você administre uma empresa de software como serviço (SaaS) que oferece software para o mercado de crédito com sede no Brasil. Nesse caso, você provavelmente precisa analisar empresas que fornecem o mesmo produto para empresas com sede no Brasil.

Observar esses concorrentes é útil se você quiser, por exemplo, avaliar o cenário geral de pesquisa em seu setor ou obter ideias para suas estratégias de SEO. Em outras ocasiões, você pode estar competindo por classificações com empresas ou sites que normalmente não consideraria seus concorrentes, isso é totalmente normal.

Por exemplo, para a palavra-chave software para fintechs, você pode estar competindo nas SERPs com sites que publicam conteúdos sobre tecnologia ou negócios, além de outras empresas de SaaS.

Lembre-se, nem sempre seu concorrente físico será seu concorrente no digital.

Análise de palavras-chave

Use uma ferramenta de análise de palavras-chave para identificar quais seus concorrentes classificam

Você pode usar várias ferramentas de análise de palavras-chave para identificar quais seus concorrentes se classificam bem.

Se você pesquisar um domínio ou URL em muitas dessas ferramentas, obterá uma lista das principais palavras-chave para as quais eles classificam. Em muitas dessas ferramentas, você pode optar por explorar palavras-chave orgânicas ou pagas.

Por exemplo, para ver as palavras-chave de um concorrente no Semrush, acesse o site e faça seu login, no menu a esquerda clique em “Organic Research” e insira o domínio que será efetuado a análise de palavras-chave.

A ferramentar irá apresentar uma lista das principais palavras-chave orgânicas para as quais essa concorrência está classificada.

Você também pode clicar em ‘Advertising Research’ no menu do lado esquerdo para obter uma lista das palavras-chave que eles utilizam na publicidade paga.

analise de palavras chaves google

Análise de palavras-chave

Depois de obter uma lista de palavras-chave, você precisará analisá-las para determinar quais são as melhores para você segmentar. Alguns dos fatores a serem observados incluem o seguinte:

1. Volume de pesquisa

O volume de pesquisa refere-se ao número de usuários que pesquisam uma determinada palavra-chave, geralmente medido como uma quantidade média por mês.

A classificação de palavras-chave com alto volume de pesquisa resulta em mais impressões e, geralmente, em mais tráfego para seu site.

2. Dificuldade de palavras-chave

A dificuldade da palavra-chave, ou a dificuldade de classificação, é outra métrica importante a ser considerada. Ela informa o quão competitiva é uma palavra-chave e o quão difícil é classificá-la. Palavras-chave com maiores volumes de pesquisas costumam ser mais desafiadoras.

Quanto mais popular e bem estabelecido for o seu site, maior a probabilidade de você classificar palavras-chave difíceis.

A classificação para palavras-chave altamente competitivas geralmente requer mais conhecimento e financiamento de SEO. Uma estratégia inteligente é procurar palavras-chave com um volume de pesquisa relativamente alto em comparação com a dificuldade da palavra-chave.

Na maioria dos casos, sites relativamente novos ou pequenas e médias empresas devem se concentrar em palavras-chave com dificuldade apenas moderada para obter a melhor chance de classificação.

Essa classificação normalmente vai de 0 – 100, onde moderado poderá ser até 50.

Depois de classificar um grande número de palavras-chave moderadamente difíceis, você pode passar para as mais desafiadoras.

planeador de palavras chave

3. Relevância

Nem todas as palavras-chave para as quais seus concorrentes classificam ou que possuem um alto volume de pesquisa serão relevantes para o seu negócio.

Antes de investir na segmentação de uma determinada palavra-chave, pense em quem pode pesquisar essa palavra-chave e o que eles provavelmente esperam realizar ao pesquisá-la. Esse objetivo é chamado de intenção de pesquisa.

Se o perfil de usuário de um pesquisador corresponder ao seu público-alvo e a intenção de pesquisa for relevante para o seu negócio, considere segmentar a palavra-chave. Caso contrário, essa palavra-chave provavelmente não é a melhor escolha para sua empresa.

Determine quais palavras-chave a concorrência considera de alto valor

Avaliar o volume de pesquisa e a relevância para o seu negócio entre outros elementos podem ajudar a identificar quais palavras-chave valem muito para sua empresa. Outra maneira de determinar quais palavras-chave são de alto valor é descobrir quais palavras-chave seus concorrentes vêem como essencial.

Uma maneira de fazer isso é observar os resultados da pesquisa paga em que seus concorrentes aparecem.

Você pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para obter uma lista dessas palavras-chave pagas. Você também pode pesquisar as palavras-chave e olhar no topo da SERP para anúncios PPC. Se seus concorrentes estão pagando para aparecer na pesquisa, eles valorizam muito essa escolha.

Outra coisa a procurar são os ativos de conteúdo, como webinars, ebooks e  whitepapers.

Esses tipos de conteúdos levam uma quantidade considerável de tempo e dinheiro para serem produzidos. Portanto, se seus concorrentes investem na criação desse tipo de conteúdo para uma determinada palavra-chave ou tópico, eles consideram esse termo de alto valor.

Use uma ferramenta para identificar lacunas de palavras-chave

Outro recurso dessas ferramentas para análise de palavras-chave que é útil é o recurso de intervalo de palavra-chave, como é chamado no SEMrush, ou o recurso de intervalo de conteúdo, como é chamado no Ahrefs. Esses recursos mostram palavras-chave para as quais seus concorrentes estão classificando, mas para as quais você não está.

Para obter essas informações, insira seu domínio e também os de seus principais concorrentes. A ferramenta então compara suas palavras-chave e mostra quaisquer lacunas em sua segmentação.

palavras chave

Análise as SERPs

Depois de criar uma lista de palavras-chave para segmentar, a próxima etapa crucial é pesquisar essas palavras-chave e analisar os SERPs.

Olhe para as páginas de melhor classificação e examine o que elas fazem bem e onde estão falhando, pois isso pode lhe dar ideias sobre como superá-las.

Ajuda ter conhecimento de SEO e mais informações sobre o mercado ao avaliar essas páginas. No entanto, se não o fizer, basta avaliá-los como você faz ao usar o Google. Faça a si mesmo perguntas como:

  • A página atende à intenção de pesquisa?
  • Com que rapidez a página carrega?
  • A página é amigável e fácil de navegar?
  • A aparência da página é atraente?
  • A página funciona bem em dispositivos móveis?

Supere seus concorrentes

Quando se trata de criar uma estratégia de SEO, uma das melhores fontes de informações são seus concorrentes, pois alguns deles já validaram o mercado.

A realização de uma análise de palavras-chave do concorrente pode ajudá-lo a determinar o que você precisa fazer para se classificar bem na pesquisa e direcionar tráfego mais qualificado para seu site. As ferramentas certas e o parceiro certo irão ajudá-lo a obter mais da pesquisa de palavras-chave, SEO e publicidade paga.

Caso fique alguma dúvida sobre o assunto ou queira criar sua estratégia de SEO eficaz e personalizada, além de ajudá-lo no desenvolvimento de sua estratégia, posso ajudar na implementação que permitirá superar sua concorrência.

Solicite um orçamento gratuito ou ligue para 41 99897 5001 para saber mais.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter