SEO – Search Engine Optimization | 15 MINUTOS PARA LER

15 estratégias infalíveis para aumentar seu tráfego orgânico

o que é tráfego orgânico

Todo negócio online quer aumentar o tráfego orgânico do site. Afinal, o objetivo de um site é atrair o máximo de tráfego possível para aumentar o reconhecimento da marca, as vendas e a receita.

Mas se você já tentou aumentar o tráfego orgânico do site por conta própria, sabe que nem sempre é tão fácil. Ao contratar um especialista, você pode aumentar o tráfego orgânico para seu site com sucesso com uma ampla variedade de estratégias.

Conteúdo

5 áreas de marketing digital que afetam o tráfego do site

Na próxima seção, darei 15 dicas práticas para aumentar o tráfego do site. Antes de pular para essas 15 dicas, é útil entender as amplas categorias de marketing digital nas quais essas dicas se enquadram.

Lembre-se de que algumas das dicas podem se encaixar em várias categorias e todas elas interagem entre si como parte de sua estratégia geral de marketing digital.

A maioria deles, no entanto, tem uma área de marketing digital com a qual eles mais se alinham.

Alguns dos tipos mais importantes de estratégias de marketing digital incluem:

1. Otimização para motores de busca (SEO)

O SEO  abrange uma ampla gama de táticas para ajudar seu site a se classificar bem nos resultados dos mecanismos de pesquisa para palavras-chave e frases relevantes, quando bem feito além das primeiras posições dos buscadores, você tem tráfego orgânico de qualidade.

Como 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa, o SEO pode aumentar drasticamente a quantidade e a qualidade do seu tráfego orgânico.

2. Publicidade Paga (PPC)

A publicidade PPC envolve a colocação de anúncios em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), sites de mídia social e outros sites. Você paga cada vez que alguém clicar nesses anúncios, em vez de pagar pelo próprio espaço do anúncio, tornando essa uma estratégia econômica.

Você pode fazer lances em palavras-chave relevantes e segmentar esses anúncios para usuários com determinadas características, ajudando a direcionar o tipo certo de tráfego para seu website.

3. Marketing de mídia social

Sites de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são uma excelente maneira de aumentar sua marca, expandir seu público e direcionar mais tráfego orgânico para o site. Você pode criar uma mídia social vinculando ao seu site em postagens e anúncios para aumentar o tráfego do site.

4. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo online, como postagens de blog, ebooks, infográficos, vídeos e podcasts. Quanto mais conteúdo de alta qualidade seu site tiver, mais incentivo os usuários terão para visitá-lo.

O marketing de conteúdo também funciona de mãos dadas com estratégias como SEO e marketing de mídia social.

5. Web design e desenvolvimento

Quando seu site é esteticamente agradável, fácil de usar e útil para os visitantes, as pessoas vão querer visitá-lo com mais frequência.

Um site bem projetado é a chave para sua estratégia de marketing digital e para aumentar o tráfego orgânico do site.

15 maneiras comprovadas de aumentar o tráfego do site

Agora que falamos sobre as diferentes áreas de marketing que podem ajudá-lo a aumentar o tráfego do site, seja tráfego orgânico ou tráfego pago, vamos falar sobre as microestratégias dentro delas. Aqui estão 15 dicas de como aumentar o tráfego do site.

1. Aumentando o tráfego do site com pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é a base de qualquer campanha de SEO. As palavras-chave são fundamentais para atrair usuários para o seu site, e escolher as palavras certas com a pesquisa de palavras-chave pode levar o tráfego do site para o próximo nível.

Se você não segmentar palavras-chave que seu público pesquisa, você nunca irá atrair em seu tráfego orgânico. É como um restaurante que oferece um prato premiado, mas não o coloca no cardápio.

Para atrair toneladas de tráfego orgânico qualificado para o seu site, você deve fazer uma pesquisa de palavras-chave.

2. Conteúdo escrito

A criação de conteúdo é outra estratégia crucial para aumentar o tráfego do site. Sem conteúdo, o Google não tem nada para classificar, o que significa que você provavelmente não será classificado na primeira página (se for o caso) nos resultados de pesquisa.

Também ajuda a aumentar o engajamento nas mídias sociais e direcionar o tráfego orgânico para seu site a partir das redes sociais. Você pode criar uma variedade de conteúdos, e quanto mais você tiver, melhor. Aqui estão alguns tipos comuns de conteúdos que você pode usar em seu site para aumentar o tráfego orgânico:

  • Conteúdo de formato longo: conteúdo com mais de 2.000 palavras;
  • Páginas informativas: conteúdo que ensina os leitores sobre um determinado tópico relacionado ao seu negócio;
  • Páginas de produtos ou serviços: páginas que falam sobre seus produtos e serviços;
  • Guias: conteúdo para download sobre um tópico que fornece informações abrangentes;
  • Blogs: Fluxo consistente de novos conteúdos.

Cada tipo de conteúdo oferece benefícios de SEO como:

  • Conteúdo de formato longo: o Google adora conteúdos de formato longo porque mostra que você é um especialista em um assunto;
  • Páginas informativas: mostra ao Google que você conhece bem seu setor;
  • Páginas de produtos ou serviços: podem segmentar palavras-chave ultra específicas, dependendo do produto ou serviço;
  • Guias: conteúdos extremamente longos que falam longamente sobre um tópico, visando mais do que apenas algumas palavras-chave;
  • Blogs: Forneça ao Google um fluxo constante de novos conteúdos para classificar e mostre que você acompanha o setor. Continue lendo para mais informações sobre blogs.

Os conteúdos de alta qualidade ajudam a aumentar o seu tráfego orgânico e sua visibilidade online e dá aos usuários mais motivos para visitar seu site. É essencial para aumentar o tráfego do site.

3. Link interno

A vinculação interna é outra estratégia de SEO que ajuda a aumentar o tráfego do site.

Quando você usa links internos, isso significa que você coloca links para o conteúdo do seu site em outras páginas dele. Por exemplo, se você possui uma loja de animais, pode escrever uma postagem no blog sobre raças de cachorros.

Nesse blog, você pode criar links para diferentes produtos para cachorros para os quais você tem páginas em seu site. Os links internos não apenas ajudam os usuários a permanecer em seu site por mais tempo, mas também ajudam o Google a encontrar e indexar suas páginas mais rapidamente – o que significa que eles também podem classificá-las mais rapidamente gerando mais tráfego orgânico para seu site.

4. Atualizações consistentes de conteúdo do site

A atualização consistente do conteúdo do seu site é ótima para o seu SEO e para os usuários. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Mostra ao Google que você sempre tenta ficar à frente da curva;
  • Mostra aos usuários que você tem muito conhecimento para compartilhar;
  • Fornece ao Google um fluxo constante de novas páginas para indexar e classificar;
  • Mostra aos usuários que você tem muito conhecimento para compartilhar;
  • Dá aos usuários um motivo para retornar ao seu site.

Seu blog é um ótimo lugar para criar novos conteúdos direcionados a uma variedade de palavras-chave otimizando seu tráfego orgânico.

5. Títulos e meta descrição

Tags de títulos e metas descritas são uma parte do SEO que ajuda os usuários a clicar em seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa. Quando você cria um conteúdo que classifica, a classificação alta é apenas metade da batalha.

Em seguida, você deve incentivar os usuários a visitarem seu site com uma tag de título e uma meta descrição eficaz. Uma tag de título é um link azul que aparece com seu conteúdo nos resultados da pesquisa.

Esse título pode gerar ou interromper um clique em seu site e, com o tempo, se um número suficiente de pessoas não clicar em sua tag de título, você poderá observar uma queda no tráfego do site. Abaixo, as setas apontam para as tags de título.

aumentar o tráfego do site

Sua tag de título deve incluir suas palavras-chave mais importantes e fazer com que os usuários queiram clicar para saber mais. Sua meta descrição, por outro lado, é a descrição do seu conteúdo.

Isso também pode fazer ou quebrar um clique, pois a maneira como você posiciona seu conteúdo tem um grande efeito sobre se as pessoas desejam ou não visitar sua página. Abaixo, as setas apontam para as meta descrições.

direcionar o tráfego para o site

6. Otimização de URL

Seu URL deve ser amigável se você quiser que ele resulte em um clique para o seu site. Aqui estão algumas práticas recomendadas de URL a serem seguidas:

  • Mais curto é melhor;
  • Deve incluir sua palavra-chave;
  • Fique longe de longas sequências de números;
  • Fique longe da pontuação extra.

Em resumo, quando se trata de URLs, quanto mais curtos e simples, melhor.

7. Anúncios PPC na pesquisa

Optar pela publicidade em mecanismos de pesquisas é uma das melhores maneiras de ajudar a aumentar o tráfego do site rapidamente. Por quê? Está tudo em como o PPC funciona.

Você começará fazendo lances para uma palavra-chave relevante para um dos produtos ou serviços que você vende. Seu lance é quanto você está disposto a pagar toda vez que alguém clicar em seu anúncio, o que significa que você não está pagando por espaço publicitário, apenas cliques.

Isso também torna a publicidade paga uma das estratégias mais econômicas para aumentar o tráfego para seu site. Se seu lance vencer, seu anúncio aparecerá nos resultados de pesquisas, ganhando um espaço valioso.

Se você ganhar espaço publicitário, seu anúncio aparecerá no topo das SERPs – acima dos resultados orgânicos. Mostrando uma posição privilegiada para cliques.

Ao contrário do que muitos pensam, a publicidade paga ajuda muito no começo para quem procura aumentar o tráfego orgânico.

8. Publicidade nas redes sociais

A maioria das plataformas de mídia social vêm com suas próprias plataformas de anúncios, tornando extremamente fácil e intuitivo colocar anúncios nas mídias sociais também.

Os anúncios de mídia social geralmente funcionam da mesma forma que os anúncios de publicidade paga do Google, onde você escolhe pagar somente quando os usuários clicam em seu anúncio.

Você pode experimentar o custo por clique até encontrar um valor que beneficie sua estratégia e o mantenha dentro do orçamento.

9. Velocidade da página

A velocidade do seu site pode ser um grande impedimento e até impedir que os usuários retornem. Quando os usuários clicam em uma página do seu site, eles querem as informações que você tem a oferecer agora.

O tempo de carregamento ideal é de dois a cinco segundos, mas cada segundo que ultrapassa a marca de dois segundos resulta em  taxas de rejeição mais altas.

A taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de página única em seu site – ou a porcentagem de usuários que visitaram apenas uma única página antes de sair do site.

A velocidade da sua página pode ser analisada gratuitamente no site da GTmetrix.

10. Web design responsivo

Quando você tem um site responsivo, significa simplesmente que os usuários que optarem por visualizar seu site em um dispositivo móvel ou tablet terão a mesma experiência de alguém que visualiza seu site em um computador. A capacidade de resposta é mais importante do que nunca, especialmente com a indexação mobile-first do Google.

Desde de 1º de julho de 2019, o Google anunciou que usaria predominantemente a versão mobile de um site para indexação e classificação. A usabilidade é um fator de classificação para o Google, e eles podem classificá-lo abaixo nos resultados de pesquisa se o seu site não responder a todos os usuários em todos os dispositivos.

11. Experiência do usuário

O Google classifica os sites com base na qualidade de seu conteúdo e em como eles acreditam que uma página será benéfica para os usuários com uma consulta específica.

A experiência do usuário desempenha um papel importante, pois o objetivo do Google é fornecer aos usuários a melhor experiência possível.

Se o seu site não fornecer um UX fantástico, você terá mais dificuldade em classificar bem na pesquisa. Aqui estão alguns elementos do site que afetam a experiência do usuário:

  • Uso de gráficos em todo o conteúdo;
  • Barra de navegação simples e eficaz;
  • Uso de botões de chamada para ação;
  • Uso de chatbots ao vivo para tirar dúvidas;
  • Aparência estética geral do seu site.

12. Análise regular da estratégia

Sem acompanhar de perto suas estratégias de direcionamento de tráfego orgânico, você nunca saberá quais estratégias geram resultados e quais fracassam. Se você continuar a executar estratégias que não aumentam efetivamente o tráfego do site, estará basicamente jogando seu orçamento de marketing pelo ralo.

Tudo que não pode ser medido, não pode ser alcançado!

No entanto, quando você analisa regularmente suas estratégias com um programa como o Google Analytics para garantir que estão gerando os resultados desejados, pode ter certeza de que seu orçamento de marketing será bem utilizado.

Quando você trabalha com um especialista certificado pelo Google, como eu, fornece relatórios sobre todas as campanhas para mostrar o desempenho delas.

Se estiver com baixo desempenho, farei outras sugestões sobre como mudar sua estratégia. Eu, Cleverson de Almeida, também crio dashboards personalizados e de fácil entendimento, para que você veja a evolução dos resultados de suas estratégias de marketing digital.

Utilizo ferramentas como SEMrush, Ahrefs, Spyfu, KeywoordTool entre outras que ajudam na análise do sucesso das suas campanhas e também utilizo IA (Inteligência artificial) para sugerir como melhorar essas campanhas, seja de tráfego orgânico ou publicidade paga.

13. Criação de vídeo

Os vídeos podem se tornar virais e, quando você os cria como parte de sua estratégia de marketing, verá um aumento no tráfego do site.

Por quê? Se você postar seu vídeo no YouTube, os usuários poderão encontrar e visitar seu site facilmente quando você fornecer a URL em sua conta do YouTube.

Não apenas isso, mas os vídeos têm o potencial de se tornar virais – espalhando a URL do seu site por toda parte.

Você sabia que eu tenho parceiros que oferecem uma variedade de serviços de produção de vídeo para ajudá-lo a melhorar sua estratégia de marketing? É verdade!

14 Análise da concorrência

Se você quiser ideias de como aumentar o tráfego para seu site, observe seus concorrentes que recebem a quantidade de tráfego que você deseja.

Depois de anotar sua principal concorrência, preste atenção nas palavras-chave que eles segmentam, na quantidade de conteúdo que eles publicam em um mês e até na aparência do site.

Embora você nunca deva copiar o conteúdo ou design de outra pessoa, certamente pode pegar uma página do livro dela para elaborar uma estratégia premiada.

15. Compartilhando seu conteúdo nas redes sociais

O marketing de mídia social é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do site porque mais de 3,48 bilhões de pessoas usam plataformas de mídia social.

Isso significa que você certamente encontrará pelo menos uma parte de seu público-alvo em uma ou mais plataformas sociais. Quando você compartilha links para o blog do seu site, os usuários interessados ​​visitarão seu site com apenas um clique.

Para aumentar os cliques, certifique-se de ter uma legenda criativa e até mesmo uma imagem para incentivar os usuários a clicar.

A importância de aumentar o tráfego orgânico em seu site

Quando seu site não recebe tráfego suficiente, ele desencadeia um efeito dominó em toda a sua presença online.

Sem uma estratégia de direcionamento de tráfego orgânico, sua empresa será prejudicada em termos de:

importancia do trafego pago

Conhecimento da marca

Você sabe que tem um conhecimento de marca saudável quando vê toneladas de tráfego em seu site – isso significa que os usuários estão familiarizados com sua marca e o que você tem a oferecer.

Mas quando o tráfego do seu site cai, você também pode começar a ver uma falta de reconhecimento da marca.

O reconhecimento da marca está no auge quando seu site aparece em SERPs, em feeds de mídia social e em anúncios PPC, e se seu site não está recebendo tráfego, você pode apostar que há algo errado com sua estratégia.

O reconhecimento da marca e o tráfego do site andam de mãos dadas e, se o tráfego diminuir, o reconhecimento da marca também diminuirá.

Vendas e conversões

Não é nenhum segredo que, quando você vê uma diminuição no tráfego do site, provavelmente também vê uma diminuição nas vendas e conversões – especialmente se você tiver apenas uma loja de comércio eletrônico online.

Os usuários não podem comprar seus produtos e serviços se não visitarem seu site, portanto, quando você precisa de um aumento no tráfego do site, provavelmente também precisa de um aumento nas vendas.

Receita

As vendas que você faz em um único ano somam sua receita anual. Se você não estiver fazendo as vendas e conversões com as quais está acostumado, sua receita também será prejudicada.

É extremamente importante para a saúde do seu negócio que você mantenha o tráfego alto para que sua receita seja impressionante ano após ano.

Ajuda de um especialista que irá aumentar o tráfego orgânico do seu site

Eu, Cleverson de Almeida, sou especializado e certificado em marketing digital de serviço completo que oferece todas as estratégias que mencionei nesta página. Sei o quanto é importante aumentar o tráfego do seu site, por isso só implementarei estratégias que sei que irão dar certo, pois a mais de 10 anos já testei e validei várias estratégias.

Tenho mais de 10 anos de experiência em marketing digital e, somente nos últimos cinco anos, gerei mais de R$14 milhões em vendas, gerando mais de 7,8 milhões de leads. Estou orgulhoso dos resultados que alcancei, mas ainda não terminei.

Adoro ajudar clientes em uma ampla variedade de setores, incluindo concessionárias de automóveis, agências de seguros, joalherias, e-commerces, empresas de software (SAAS) e fintechs, apenas para citar alguns.

Meus clientes estão tão entusiasmados com meu trabalho que tenho mais de 1.020 depoimentos de clientes verificados que falam sobre minha mentalidade voltada para resultados.

Se você está pronto para aumentar o tráfego para seu site, é hora de fazer parceria com quem sabe como ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Para entrar em contato comigo, solicite um orçamento gratuito clicando abaixo.

Aguardo seu contato, até mais!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter