Vendas | 4 MINUTOS PARA LER

Funil de vendas eficaz: 4 dicas para desenvolver um para sua marca

funil de vendas

Algumas transações são fáceis – o cliente escolhe o produto e paga por ele.

Outros exigem mais tempo e consideração. Casas, carros, soluções empresariais e outros itens são simplesmente caros demais para serem comprados espontaneamente.

Os compradores em potencial precisam passar por um longo processo de pesquisa, conversa e negociação antes de comprar de qualquer uma de suas vendas diretas ou de canais. O processo é mais comum conhecido entre os profissionais de marketing como o “funil de vendas”.

Em cada estágio de um funil de vendas, você se concentra em transformar tráfego qualificado em clientes pagantes. A única maneira de isso acontecer, porém, é quando você se concentra em converter seus leads mais qualificados. Isso filtra as pessoas que não levam a sério os próximos clientes enquanto atendem ao seu público-alvo.

Clique abaixo para me contactar online ou ligue para 41 99897-5001 para que possamos falar da sua estratégia de funil de vendas ou continue lendo para conhecer algumas etapas que você pode seguir para melhorá-lo.

Conteúdo

1. Crie um caminho do lead ao cliente

Um funil de vendas tem muitas etapas que transformam os visitantes do site em clientes pagantes.

Você pode encontrar vários exemplos de funil de vendas na web, mas toda empresa precisa desenvolver o seu próprio para ter sucesso. Eles servem para lhe dar uma ideia de como é o processo de vendas – e então permitir que você crie um funil mais adequado para sua empresa.

Esquematize seu funil de vendas e observe quantas etapas são necessárias para atrair um cliente com sucesso. Qual marco um cliente em potencial precisa alcançar para chegar ao próximo estágio?

Se você estiver com problemas para criar o funil, observe suas transações e análises anteriores. Quantas vezes alguém voltou ao seu site antes de finalmente converter? O que fez alguns clientes responderem e outros se afastarem?

Essas perguntas podem ajudá-lo a definir as melhores maneiras de abordar a aquisição de clientes no futuro.

2. Defina seu público-alvo

Infelizmente, nem todos precisam de seus produtos ou serviços, mas provavelmente há pessoas suficientes que precisam, para que você possa expandir sua marca. Esse público-alvo deve ser o foco do seu funil de vendas.

Se você atende a um público B2B, concentre-se em dados firmes, como setores, tamanho da empresa, receita da empresa e dados semelhantes.

Se você estiver segmentando consumidores, observe dados demográficos como idade, sexo, renda e muito mais.

Não importa qual abordagem você adote, reúna o máximo de informações que puder. Em seguida, determine seu público-alvo de clientes ideal.

Durante sua pesquisa, você pode encontrar vários públicos diferentes ao mesmo tempo. Nesse caso, determine qual deles é mais valioso para o sucesso do seu negócio e direcione o outro como uma fonte secundária de receita.

funil de vendas atração

3. Entenda os processos de compra do cliente

À medida que você restringe seu público-alvo de clientes, é importante entender como essas pessoas compram. Se você não fizer isso, será mais difícil para você se conectar com seu público-alvo. E se você fizer isso, poderá mover clientes em potencial com mais facilidade pelo funil de vendas, pois sabe o que eles querem em cada etapa do processo de compra.

Para saber mais sobre os processos de compra do cliente, fique de olho nos seus dados de análise. Você pode acompanhar quem acessa seu site, quantas vezes eles acessam seu site e quanto tempo levam para finalmente fazer uma compra. Com dados suficientes, você pode determinar a duração média do processo de um cliente.

Além disso, os dados de análise mostrarão quais páginas alguém acessou. Isso significa que você pode seguir a linha de pensamento deles quando eles encontrarem seu site pela primeira vez, pularem para outras páginas e, finalmente, converterem.

Se você achar que um determinado “gênero” de páginas (como páginas de preços ou home) recebe muita atenção do cliente, considere adicionar esse gênero posteriormente para otimizar seu funil de vendas.

Você também pode perguntar diretamente aos seus clientes como eles aprenderam sobre sua empresa e o que os fez comprar. Isso pode parecer estranho ou pouco profissional, mas fornece mais informações sobre o pensamento do cliente, para que você possa obter mais clientes no futuro.

4. Desenvolva um plano para cada etapa do funil

Mesmo depois de entender o processo de compra de seus clientes, você ainda tem uma última etapa para concluir seu funil de vendas.

Detalhe uma estratégia específica para cada etapa do funil, para ter certeza de que está segmentando sua base de clientes com eficiência. O topo do seu funil de vendas deve se concentrar em atrair muitos visitantes para o seu site, e os estágios seguintes devem se concentrar em restringir esses visitantes às pessoas que realmente desejam seus serviços.

Além disso, você precisa pensar em como alguém passará de um estágio para o próximo. O que ele ou ela tem a dizer ou fazer para seguir em frente? Existe algo que desqualifique um lead da próxima fase?

Seja específico com seus critérios. Caso contrário, você pode acabar gastando muito tempo e dinheiro com clientes em potencial que não estão em seu público-alvo.

Não sabe como criar ou mover os clientes pelo funil de vendas?

Ajudo as empresas a moverem os clientes pelo funil de vendas apenas com seus sites. Sei exatamente que tipo de estratégias de marketing gera resultados para empresas como a sua, e é por isso que meus clientes desfrutam de um sucesso incrível com o marketing online. Se você estiver pronto para expandir sua empresa, farei o mesmo por você também!

Entre em contato comigo hoje para criar uma estratégia de funil de vendas perfeita para o seu negócio.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter