Marketing Digital | 7 MINUTOS PARA LER

Como roubar o tráfego de seus concorrentes digitais: 4 dicas para o sucesso

Concorrentes digitais

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) trata de direcionar o tráfego para o seu site. Mas você não é o único que se esforça para fazer isso acontecer. Seus concorrentes digitais também estão disputando as classificações e, se você não souber como enganá-los, eles podem tirar muitos de seus leads.

Para que seu marketing on-line seja bem-sucedido, você deve direcionar tráfego valioso para si mesmo, e isso geralmente significa roubá-lo de seus concorrentes digitais.

Claro, a palavra “roubar” é um pouco enganadora aqui. Não há nada de antiético em redirecionar o tráfego para seu site — pelo contrário, a melhor maneira de obter esse tráfego é criar conteúdos que sejam mais benéficos para seus usuários.

Mas o que isso parece? Como você pode roubar o tráfego dos concorrentes digitais de forma eficaz? Abaixo, irei abordar quatro ótimas dicas para fazer isso acontecer.

Continue lendo para saber mais e, em seguida, entre em contato para buscar uma parceria com um especialista certificado que está no setor há mais de 10 anos.

Campanhas de marketing
que impactam as métricas
que melhoram sua empresa

Cleverson de Almeida
já gerou os seguintes
resultados para os clientes:

R$ 6 Milhões

NA RECEITA DE CLIENTES

7,8 milhões

LEADS PARA CLIENTES

5,2 milhões

CONTATOS PARA CLIENTES

Conteúdo

1. Saiba mais sobre os sites de sua concorrência digital

Antes de roubar o tráfego dos concorrentes digitais, você deve saber quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo.

Quem são seus concorrentes digitais?

Comece descobrindo quem são seus concorrentes. Você pode ter alguma ideia de quem elas são, é claro – é provável que você conheça pelo menos um punhado de empresas com as quais compete com frequência. Já que estamos falando de SEO (busca orgânica), porém, a melhor maneira de definirmos a concorrência é observando quem está superando você em termos de palavras-chave relevantes.

Primeiro, crie uma lista de palavras-chave que você deseja segmentar com seu conteúdo da web. Caso você já tenha essa lista, pode utilizá-la, caso contrário, você pode encontrar boas ideias de palavras-chave usando ferramentas como SEMrush, Ahrefs ou ubersuggest.

Depois de ter uma lista pronta, faça uma pesquisa no Google para cada uma das palavras-chave nela. Em seguida, veja quais sites estão classificados para essas palavras-chave. Esses são seus concorrentes digitais.

Indico que você pegue pelo menos os 5 primeiros nos resultados de sua pesquisa para ver o que seu conteúdo está enfrentando.

O que seus concorrentes estão fazendo?

Use uma ferramenta de verificador de SEO gratuita para conectar alguns de seus concorrentes digitais e analisar como suas métricas e desempenho de SEO se comparam ao seu site. Isso pode ajudar a gerar novas ideias, melhorar as estratégias e pintar uma imagem mais clara da concorrência em seu nicho.

Chega de adivinhar o que está funcionando para sua concorrência ou quanto tráfego eles estão recebendo.

A ferramenta SEMrush ajuda você a obter dados concretos para que você possa começar a trabalhar para roubar o tráfego da Web de seus concorrentes digitais. Caso precise de ajuda entre em contato que posso auxiliar você ou sua equipe nessa análise ou, criar uma estratégia eficaz e implementar.

2. Melhore o conteúdo do site de seus concorrentes digitais

Depois de começar a analisar o conteúdo de seus concorrentes, você pode começar a identificar seus pontos fortes e fracos.

Igualando pontos fortes

Como os principais concorrentes que você verá estão no topo dos resultados da pesquisa, você pode ter certeza de que eles estão utilizando algumas das principais técnicas de otimização para obter uma classificação mais alta. Você pode analisar suas páginas para ver o que eles fazem para ter uma classificação mais alta.

Por exemplo, se um concorrente parece estar indo muito bem e todo o seu conteúdo é longo em vez de curto, você pode inferir que o comprimento maior os ajuda a ter uma classificação mais alta.

Como resultado, você pode tentar uma abordagem semelhante com seu próprio conteúdo. Você não quer roubar ideias diretamente de seus concorrentes digitais, mas analisar os pontos fortes de sua concorrência pode ajudar a inspirar sua estratégia de conteúdo.

Melhorando nas fraquezas

É claro que, embora seus concorrentes digitais acertem em muitas coisas, nenhum deles será perfeito. Você provavelmente encontrará muitos aspectos em que eles podem melhorar.

Se você perceber que um concorrente não está abordando a intenção do usuário para uma determinada palavra-chave, por exemplo, você pode criar um conteúdo que responda melhor à consulta.

3. Obtenha um impulso de backlinks

Uma coisa que você pode aprender com um verificador de tráfego do site como o Sitechecker é o número de backlinks no site de um concorrente. Backlinks são links de sites externos que retornam a uma página do seu site.

Essa referência dá ao conteúdo mais credibilidade no Google, o que leva a classificações mais altas.

Criar novos backlinks

Como os backlinks têm um impacto tão grande no SEO, você deve ter certeza de obter pelo menos alguns deles para cada conteúdo que publicar.

Uma estratégia para ganhar backlinks é entrar em contato com sites da indústria e convidá-los a conferir seu conteúdo. Se eles gostarem do seu conteúdo, eles podem criar um link para ele em suas próprias páginas. O que constitui um bom número de backlinks?

Em geral, você deve se preocupar mais com a qualidade de seus backlinks do que com a quantidade. Alguns backlinks selecionados de sites altamente confiáveis ​​valem muito mais do que toneladas de backlinks de fóruns ou mídias sociais.

Roubar backlinks existentes

Construir seu próprio suprimento de backlinks é ótimo, mas você sabia que pode quebrar alguns dos suprimentos de seus concorrentes no processo?

Uma das melhores maneiras de roubar o tráfego dos concorrentes é roubar seus backlinks. Enquanto você está entrando em contato com sites externos para pedir backlinks, você pode segmentar os sites que estão atualmente com links para seus concorrentes digitais.

Se você encontrar links quebrados em seus sites que precisam ser atualizados e tiver um conteúdo que seria um bom substituto, peça a eles que substituam os links antigos por novos links para você.

Dessa forma, você não está apenas obtendo backlinks, mas também ajudando a melhorar esses sites.

4. Otimize seu web design

Um dos principais impulsionadores do SEO é como você apresenta seu site. Não apenas um design ruim da web pode impedir os usuários de permanecerem por perto, mas também fará com que o Google o penalize nas classificações de pesquisa.

Outra ótima maneira de vencer seus concorrentes digitais, então, é ter um web design superior.

Isso pode abranger muito território, mas duas coisas em particular são importantes para acertar: velocidade da página e design responsivo.

Tempo de carregamento da página

Mais da metade dos usuários abandonará uma página se ela demorar mais de 2 segundos para carregar. É por isso que é crucial que suas páginas carreguem rapidamente. Uma ótima maneira de fazer isso é compactar suas imagens – imagens grandes e de alta resolução podem diminuir significativamente a velocidade do carregamento de seu site.

Algumas outras táticas para melhorar o tempo de carregamento do seu site incluem:

  • Usando compactação HTTP;
  • Aplicando referências de folha de estilo e script;
  • Cacheando suas páginas da web;
  • Redução de redirecionamentos 301.

Ao verificar o tráfego do site do concorrente no em ferramentas citadas acima, você pode ver a rapidez com que as páginas de seus concorrentes digitais estão sendo carregadas e como elas se comparam às suas.

Dica: para analisar a velocidade de uma página você também pode utilizar duas ferramentas gratuitas: GTmetrix e Page Speed Insights do Google.

Design responsivo

Com mais da metade de todo o tráfego da Internet proveniente de dispositivos móveis, não é surpresa que a otimização móvel desempenhe um papel fundamental para ajudar você a direcionar o tráfego.

Na verdade, o Google classifica o conteúdo com base em como ele aparece em dispositivos móveis. Um dos maiores erros que um site pode cometer é negligenciar a otimização para dispositivos móveis.

Se seus concorrentes cometerem esse erro, é uma boa notícia para você — e se não cometerem, é mais importante do que nunca superá-los com seu design responsivo.

Uma boa maneira de ver como você e os formatos móveis de seus concorrentes digitais se comparam é compará-los com seus correspondentes de desktop em um verificador de tráfego do site ou ferramentas como mobile-friendly do Google.

Se o tráfego de desktop for significativamente maior do que o tráfego móvel, isso pode indicar um problema no celular.

Supere seus concorrentes digitais

Pronto para roubar o tráfego de seus concorrentes e aumentar o seu?

Se assim for, considere a parceria comigo! 

Com minha expertise e uma ferramenta de rastreamento de concorrentes digitais, consigo ajudar você a verificar o tráfego do site do concorrente e outras métricas, fornecendo as informações de que você precisa para ficar no topo das classificações.

Para começar comigo, clique abaixo e entre em contato hoje mesmo!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter