SEO – Search Engine Optimization | 16 MINUTOS PARA LER

Dicas de como melhorar o SEO e medir seu desempenho

plano de marketing

O cenário digital de hoje compreende uma frenética quantidade de sites, com milhões de novas páginas de conteúdo publicadas a cada minuto. Para se destacar e ter sucesso, você precisa manter sua marca atualizada, além de atualizada ela deve engajar com os leitores. Para fazer isso, você precisa de uma estratégia eficaz de Search Engine Optimization (SEO).

No entanto, saber como gerenciar e executar uma iniciativa de busca orgânica bem-sucedida para muitas marcas novas e até estabelecidas é um enorme desafio.

Neste artigo, iremos discutir tudo, desde a geração de conteúdo até otimização do site além do como rastrear e quais KPI você deverá focar, fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a capacidade de pesquisa e aumentar o tráfego do seu site.

Conteúdo

Por que conhecer seu público é tão importante

SEO não é apenas sobre o que você publica em seu site, mas como esse conteúdo repercute com seu público.

Não estou falando de produzir conteúdo para pessoas que estão a uma quadra de você, embora adaptar seu conteúdo para um público local possa influenciar algumas de suas decisões de SEO.

Em vez disso, estou falando sobre saber a resposta que seu público-alvo ideal procura nos buscadores e quais sites e marcas em que eles passam tempo, independentemente de sua localização geográfica.

Então, como você começa a extrair as ideias necessários para entender melhor seu mercado-alvo?

Para mapear e descobrir quais artigos chamam a atenção de seus clientes em potencial, você precisa realizar uma pesquisa que lhe dê uma noção de quem eles são e com o que eles se importam. Isso pode ser feito de várias maneiras.

Por exemplo, com a ajuda de um grupo de foco, você pode pedir aos participantes que compartilhem seus artigos e notícias favoritos que tenham a ver com seus interesses ou postagens em blog que escreveram.

Essas são ótimas métricas para consultar ao descobrir como atrair um público mais amplo, criar soluções para seus problemas e estabelecer a relevância da marca. Aqui vai uma dica importante, na dúvida pergunte.

Ao entender melhor seu público, você irá definir uma base sobre a qual pode construir, implementar e como melhorar o SEO.

Os segredos da geração de conteúdo de alta qualidade

Conteúdo de qualidade é um aspecto essencial de como melhorar o SEO. Trate o conteúdo da página como um produto: quanto mais durar e mais relevante for, maior será sua capacidade de venda.

Tanto o conteúdo de qualidade quanto a publicidade natural são o que o Google procura ao determinar onde colocar sites nas classificações. O conteúdo de qualidade aumenta a tração, as oportunidades de compartilhamento de mídia social e o envolvimento do usuário.

Ele ajuda a criar um público natural de clientes em potencial que acessam seu site por meio de pesquisa orgânica versus qualquer pessoa que procure seu conteúdo diretamente.

Mas criar conteúdo de alta qualidade não é tão simples quanto muitos pensam. Tanto o conteúdo excelente quanto o conteúdo de alta qualidade são subjetivos. O que alguns podem considerar qualidade, outros não. Então, como encontrar o equilíbrio certo?

1. Perder o discurso de vendas

Profissionais de marketing e empresários muitas vezes lutam para eliminar a linguagem de vendas de seu conteúdo. Se os usuários tiverem que parar e se perguntar se todo conteúdo que encontrarem é uma promoção unilateral sobre você e sua empresa, o valor do seu site diminuirá. É essencial encontrar o equilíbrio certo.

2. Sinta-se bem com os links

Muitas pessoas, especialmente os bots de mecanismos de pesquisa, reconhecem o conteúdo repetível como um sinal de alerta para sites de baixa qualidade e baixo valor.

Suponha que você tenha vários conteúdos com links para seu site que parecem notavelmente semelhantes, mas oferecem pouco ou nenhum benefício informativo.

Nesse caso, os mecanismos de pesquisa começarão a visualizá-los como qualquer  coisa, menos como conteúdo exclusivo.

3. Fique de olho nas consultas populares

O mundo digital de hoje exige atenção às tendências, e isso não se aplica apenas na busca orgânica.

Tente acompanhar as consultas mais populares para o local em que você está interessado. Essa é a maneira de acompanhar a demanda atual do mercado, superar os concorrentes e obter melhores lucros.

Identificar as palavras-chave mais populares pode não ser um grande problema se você aplicar serviços especializados como o Google Trends ou Semrush. Essas ferramentas oferecem tendências de palavras-chave que ajuda você a verificar as consultas da moda para uma cidade ou até mesmo país selecionados em tempo real.

Use palavras-chave populares em seu site e aumente o tráfego da maneira mais eficaz é uma forma melhorar o SEO.

4. Torne seu conteúdo digerível

Se um usuário se propõe a ler um conteúdo e depois sai, pode apostar que você não conseguiu responder às perguntas que ele estava procurando. Uma das causas mais comuns é o conteúdo sem graça, precário ou indiscriminado. Por quê?

Esses tipos podem ser incrivelmente desafiadores para trabalhar, especialmente quando tópicos relacionados são colocados juntos para que você tenha algo sobre o que escrever. É mais provável que os visitantes sigam com as ações se forem oferecidas respostas diretas em uma escrita clara, cercadas por conteúdo fácil de absorver e ordem de leitura lógica.

5. Foque no engajamento

Muitas vezes, as pequenas coisas no conteúdo dão mais valor. A incorporação de aspectos como gráficos poderosos, conteúdo direto, conteúdo positivo, infográficos e ícones de redes sociais inspiram o comportamento do visitante de retorno. As melhores empresas desenvolvem redes online a partir de sites como Twitter, Facebook e LinkedIn. 

Incorporar esses canais em sua estratégia de conteúdo é uma forma de baixo custo de entregar algo de valor aos visitantes do site, incluindo compartilhamento ou referência à sua postagem ou outros itens em redes populares. 

Criar campanhas de e-mail eficazes é outra maneira da sua marca se envolver ativamente com seu público enquanto obtêm feedback valioso sobre como podem melhorar.

6. Posicione-se como um especialista

Para as pessoas que procuram negócios online, tornar-se um “especialista” em seu setor pode potencialmente abrir as portas para um tremendo sucesso, já que usuários e clientes em potencial assumem que você tem mais conhecimento do que outros em seu campo.

Lembre-se, isso não significa que você precisa ser o mais experiente em seu setor, mas sim que você está disposto a compartilhar quem é um especialista e fornecer dicas sobre o que aprendeu com eles.

7. Mantenha-o consistente

Esteja você tentando aumentar a conscientização ou adquirir novos clientes, a consistência é uma das palavras-chave mais importantes, pois pode ajudar a estabelecer mais confiança e conforto para seus clientes.

Criar uma estratégia de conteúdo de longo prazo que mantenha a relevância ao mesmo tempo em que prioriza as postagens regulares e o engajamento criará credibilidade com seu público e os mecanismos de pesquisa.

A geração de conteúdo de alta qualidade deve ser um dos elementos mais críticos de seus esforços de como melhorar o SEO. Ao executar e preservar uma estratégia consistente para geração de conteúdo, você maximizará a eficácia de outras táticas de direcionamento de desempenho implantadas.

Melhore seu planejamento estratégico de conteúdo, análise seus concorrentes, verifique tendências de palavras-chave e expanda a semântica com ferramentas igual a Ubersugest.

Maneiras certas e erradas de usar links

Há uma tonelada de armadilhas com as quais as empresas podem lidar ao tentar implementar estratégias de construção de links. Ao adicionar links internos e externos ao seu site, você deve estar ciente de alguns prós e contras que podem impactar positiva ou negativamente seus esforços de SEO.

Faça isso:
Otimize para termos específicos

Como o Google está inserindo cada vez mais dados sobre o comportamento do pesquisador, eles querem saber em qual categoria de negócios específica você está antes de fornecer resultados. Portanto, ao colocar uma palavra-chave no início do seu URL, você acionará SERPs locais quando for pesquisado localmente e aumentará a classificação em pesquisadores genéricos que procuram empresas como a sua.

Inclua palavras-chave gerais no URL

Além disso, use termos pesquisados ​​com frequência na seção de palavras-chave do seu URL para aumentar as chances de aparecer em consultas gerais. Essa opção funciona incrivelmente bem com palavras-chave que surgiram no conteúdo, em vez de apenas extensões de nome de domínio, o que às vezes pode desvalorizar artigos de autoria pela republicação de links fora do corpo do artigo. 

Remova URLs desnecessários da estrutura do seu site

Ao remover URLs irrelevantes, como “Índice”, chave de estrutura de URL ou subdomínio index.html, etc., os mecanismos de pesquisa podem categorizar seu site com mais eficiência, agrupando as páginas subsequentes na categoria pai mais relevante.

Não faça isso
Tenha muitos links com texto âncora semelhante

Os motores de busca gostam de ver que os links recebidos são diversos. Se o seu site é sobre “como ganhar dinheiro com marketing digital” e você tem links de todos os seus amigos mais próximos usando o texto âncora ” como ganhar dinheiro com marketing digital “, o Google provavelmente interpretará isso como manipulação e SEO não natural.

Use muitas palavras-chave no texto âncora

Se você escreveu um conteúdo em torno de sua palavra-chave (“como melhorar o SEO”), não é errado que seu texto âncora reflita esse conteúdo real (por exemplo, “melhores maneiras”).

No entanto, suponha que você tenha escrito algo sobre outro tópico que seja relevante (“como melhorar o SEO” seria um exemplo). Nesse caso, não há problema em usar essa frase como texto âncora para essa página (“quais são as melhores maneiras de melhorar sua busca orgânica?”). A chave aqui é a relevância entre a palavra-chave e o conteúdo da página.

Use muitos domínios para backlinks

Um erro típico de SEO é usar muitos domínios para vincular de volta ao site. O Google está ciente de que você tem várias propriedades e não é errado vincular uma propriedade (como uma página do Facebook) a outra (como seu blog). Mas se você vincular muitos domínios, o Google poderá ver isso como um comportamento de spam.

Portanto, se você tiver várias propriedades, talvez use um domínio por propriedade em vez de vários domínios da mesma propriedade, exemplo: você é desenvolver e cria link do site de seus clientes para seu.

Ao estabelecer links internos e externos em seu site, observar o que deve e o que não deve fazer pode ajudá-lo a evitar penalidades de classificação nos mecanismos de pesquisa e  aproveitar ao máximo seus esforços de SEO.

Sinta-se à vontade para verificar seu perfil de backlinks com os de seus concorrentes e acessar suas fontes de backlinks mais lucrativas usando a Ferramenta de Análise de Backlinks como Ahrefs.

Usando o verificador de backlink você pode:
  • Verificar os backlinks do site e obtenha os mais relevantes de sites de autoridade que são críticos para classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa;
  • Descobrir backlinks de baixa qualidade para o seu site que podem levar a penalidades do mecanismo de pesquisa;
  • Criar estratégias para sua campanha de criação de links e muito mais. 

Acompanhe os KPIs certos

Planejamento finalizado, é hora de execução. Afinal, de nada adianta um documento que não é colocado em prática. Para que tudo dê certo é preciso pensar na viabilização do plano.

A indicação é elaborar um cronograma com todas as ações desenvolvidas para o plano, assim como direcionar os profissionais responsáveis por cada tarefa na execução.

Quem seguir com cuidado a etapa de objetivos mencionada anteriormente, terá mais facilidade em motivar a sua equipe e distribuir as funções de acordo com as metas traçadas no modelo SMART.

O plano de marketing deve se aprofundar em todas as fases, porém, não deve ser um documento cansativo de ler. O objetivo é inspirar e guiar todos os envolvidos, por isso, capriche!

Caso precise de uma mão amiga ou tenha dúvidas referente ao processo entre em contato com o Cleverson de Almeida, agora vamos colocar em prática e fazer o seu marketing trazer resultados!

Clique abaixo e faça dowload de um modelo de plano de marketing

Para receber conteúdo semanal sobre insights, dicas e estratégias já testadas, inscreva-se agora! 

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Pronto para falar comigo sobre seu marketing?