Marketing Digital | 2 MINUTOS PARA LER

Você é especial, mas não único (e tudo bem)

negócio é único

Para uma estratégia de marketing bem-sucedida, não se prenda à ideia de que seu negócio é único que sua empresa é totalmente diferente. Quando você adota totalmente o processo de marketing tradicional, as táticas de marketing testadas e comprovadas podem ajudar sua empresa a crescer, independentemente da aparência do seu modelo de negócios.

Conteúdo

Quando se trata de construir um mecanismo de marketing, as empresas são basicamente as mesmas. Tudo se resume a uma compreensão profunda do público-alvo, uma posição de mercado clara com ajuste de produto/mercado e colocar a mensagem certa nos lugares certos. Teste e otimize, depois teste e otimize um pouco mais. O processo funciona de forma consistente, independentemente do setor, modelo de negócios ou se você é B2B ou B2C.

  • O CEO de uma empresa manufatura me diz que novos negócios surgem por meio de apertos de mão, não por meio de seu site;
  • O fundador de uma startup alega que seu negócio é único – seus clientes não estão nas mídias sociais;
  • O presidente de uma empresa industrial B2B se recusa a investir em mídia paga, porque não entende o potencial e só vê o custo;
  • O COO de uma empresa de serviços profissionais reteve os gastos com publicidade, dizendo que sua organização não estava acostumada a gastar dinheiro em canais de anúncios digitais.

Com cada um desses exemplos acima, os proprietários acabaram saindo de sua zona de conforto e arriscaram. Depois de falar com mais de 2.000 CEOs e fundadores nos últimos anos, ouço um refrão semelhante semanalmente.

“Mas nosso negócio é único.”

Em outras palavras, o marketing não funciona para você da mesma maneira que para todos os outros, devido ao produto, serviço, público ou processo de compra exclusivos?

Só há uma coisa a dizer neste momento, “super entendo.”

A verdade sobre meu negócio é único

Na evolução biológica, existe um conceito chamado evolução convergente onde espécies de diferentes origens assumem características análogas por viverem em cenários semelhantes ou no mesmo ecossistema geral. A ideia de evolução convergente também se aplica a diferentes negócios que enfrentam condições econômicas, avanços tecnológicos e desafios trabalhistas semelhantes.

Peço desculpas por danificar as asas de borboletas incomparáveis.

E vou retirar minhas próximas declarações para qualquer espécie verdadeiramente única que possa provar que estou errado.

marketing na empresa

Mas para os 99,9% de nós que podem ser diferentes, especiais e excepcionais no que fazemos, quando se trata de obter sucesso com marketing, somos muito mais parecidos do que queremos admitir.

  • O reconhecimento da marca irá ajudá-lo;
  • Uma abordagem de funil completo funcionará;
  • Anúncios sociais pagos, se feitos corretamente, encontrarão seu público;
  • O posicionamento em torno das necessidades e pontos problemáticos do usuário acabará por atingir um ritmo;
  • O investimento consistente em conteúdo de alto valor funcionará;
  • Concentrar-se no que é melhor para o seu cliente vem para beneficiá-lo;
  • Acreditar que o marketing não se aplica a você prejudicará seu crescimento;
  • Você é especial, mas não único, e tudo bem.

Conclusão

O fato de você estar no precipício de mudar a maneira como seu negócio funciona, para sempre, é emocionante. Há duas maneiras de jogá-lo.

Acredite que você é único e faça exceções ou desculpas que o impedirão.

Ou acredite em um processo que funcionou para muitos outros como você. Um processo que o levará (talvez) lentamente, mas com certeza, ao lugar que você deseja estar.

Se você puder testar suas suposições duvidosas, a desvantagem é mínima e a vantagem pode ser enorme.

Invista agora no negócio que você deseja daqui a 2 anos. Mesmo que o investimento seja cauteloso e incerto, você ficará feliz em provar que está errado.

Junte-se a mais de 50.000 empresários

Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter