Marketing Digital | 7 MINUTOS PARA LER

Gestor de tráfego: entenda o que é e quais as vantagens desse profissional

o'que faz um gestor de tráfego

Gestor de tráfego é muito mais simples do que parece!

Se existe alguma “coisa” que possa influenciar no sucesso de um serviço/produto no digital, é o tráfego. Afinal, sem acessos em suas páginas, não existem leads, engajamento ou mesmo, a conversão, fatores essenciais para sua empresa sobreviver. 

Exemplificando, é como você colocar uma grande e chamativa vitrine em uma rua onde não passa ninguém. Vamos entender melhor?

Seu marketing inteligente e com resultados começa aqui!

Junte-se a mais de 50.000 empresários que recebem minhas melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em sua caixa de entrada.
Conteúdo

O que é tráfego

Antes de adentrarmos no tema principal vamos entender o que é tráfego?

Tráfego é como chamamos todo alcance, visualizações e visitas que você recebe em suas redes sociais, páginas, sites, blogs, app e entre outros. O Tráfego é considerado uma métrica baseada nos acessos que seus conteúdos recebem.

Ao trabalhar no digital, o objetivo principal deve ser garantir sempre a visibilidade do seu serviço/produto, concordam? Então, se os clientes, por algum motivo, não encontrarem o seu produto, suas vendas não aconteceram.

Existem várias fontes e estratégias para conseguir um bom resultado no fluxo de visitas aos seus conteúdos. O Google, é um ótimo exemplo, é uma fonte de busca. Assim como, o Facebook (mesmo não sendo um sistema para busca) consegue atenção de usuários pelo mundo inteiro.

Em meio a tantos canais, existem algumas estratégias que se destacam como as principais para essa finalidade, utilizadas geralmente para conseguir bons fluxos de acessos, conhecidas como: orgânico e pago. 

Tipos de tráfego no marketing digital

O digital está em grande expansão e para acompanhar esse crescimento, seu negócio precisa oferecer serviço/produto de qualidade, atendimento personalizado e organização estrutural. Além disso, investir em tráfego qualificado com estratégias assertivas.

Conheça os tipos de tráfegos e entenda qual é melhor para o seu negócio!

Tráfego orgânico ou SEO

O tráfego orgânico é de suma importância para todos que estão no digital, pensando em médio e longo prazo. Quanto maior, maiores as chances de resultados sem investimentos em anúncios. Além, de um volume considerável de acessos que geram a tão sonhada autoridade para a página e da marca. 

Tráfego pago ou Publicidade Paga

Muito conhecido o tráfego pago é quando você investe no Google, quando você investe no Facebook Ads, dentre outras plataformas de ADS (Advertising), com a finalidade de ATRAIR novos visitantes através de anúncios. O tráfego pago, é uma estratégia direcionada para obter seu público ideal através de investimentos com custo baixo.

Tráfego de referência

Tráfego de referência acontece quando o usuário clica no link divulgado em outro site e é, automaticamente, redirecionado para o seu site. Geralmente é utilizado em estratégias de link building.

Tráfego direto

Conhecido como tráfego direto, o visitante já digita no navegador a URL do site desejado. Ou seja, o usuário já foi impactado e já conhece sua página, com isso, não precisa ficar pesquisando informações.  

Tráfego social

Tráfego social é todo o tráfego gerado a partir das postagens nas redes sociais. Ele acontece no momento em que você insere o endereço do seu site em postagens nas mais diferentes redes sociais. Assim, utilizando esse recurso é muito provável o aumento das vendas.  

Tráfego e-mail marketing

Essencial para quem procura aumentar suas vendas, o tráfego e-mail marketing é uma ferramenta que serve para divulgar, atrair e converter clientes. Essa estratégia oferece conteúdos de blog que estejam ligados ao funil de vendas onde o potencial cliente já se encontra.

Agora que já sabemos o que é tráfego e quais existem, vamos entender a função do gestor, continue lendo.

O que é gestor de tráfego

O gestor de tráfego é o profissional com o objetivo e a responsabilidade de organizar, analisar e liberar as demandas, gerenciar a criação de anúncios e as estratégias de cada cliente, organizar e aplicar ações. Sempre com a finalidade de gerar vendas ou leads por meio das ferramentas específicas do marketing digital.

O que faz um gestor de tráfego pago

O gestor de tráfego administra a organização das demandas, atividades e serviços ofertados por uma agência de marketing digital. É o profissional que “dita” o caminho para cada etapa da campanha, gerando assertividade na execução.

Muitas vezes sua competência está diretamente relacionada às ferramentas pagas, mas podendo ser relacionado ao tráfego orgânico. O gestor é o profissional responsável por todo planejamento, criação e otimização das campanhas. Entre as ferramentas citamos:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Amazon Ads;
  • Tiktok Ads;
  • Netflix Ads;
  • Bling Ads
  • Twitter Ads.

Questionando a qualidade e desempenho do tráfego do seu site?

Consiga sua Auditoria ou Consultoria GRATUITA de tráfego hoje! Sejá ele orgânico ou pago, clique abaixo e entre em contato!

Quais as funções de um Gestor de Tráfego

Basicamente o gestor de tráfego é responsável pelo gerenciamento da conta de anúncios de uma empresa, trabalho que pode ser desenvolvido de forma presencial ou remota. A empresa fornece ao gestor de tráfego os dados da sua conta de anúncios e define uma verba para que ele possa administrar, criando, analisando e otimizando seus anúncios.

Dentre as funções, temos:

  • Contato direto com os diretores para definição de verbas para as campanhas, validações sobre projetos e apresentações de resultados;
  • Criação e apresentação de relatórios semanais/mensais para atualização de números e atualização de resultados das campanhas ativas;
  • Acompanhamento diário das taxas de conversões dos canais; 
  • Planejamento orçamentário referente ao custo por clientes, ROI ou ROAS e entrada de novos clientes.

A importância do Gestor de Tráfego no mercado atual

Mesmo a profissão sendo muito nova dentro do mercado, a profissão de gestor de tráfego é uma das mais listadas. A importância desse profissional está ligada a necessidade das empresas conseguirem analisar seus resultados. Assim, conseguindo aplicar em ações efetivas para aumentar o fluxo de vendas e estar sempre melhorando o posicionamento da marca.

Para alcançar sucesso em suas campanhas, é necessário que o gestor de tráfego trabalhe baseando-se em um planejamento diretamente ligado ao seu público e objetivo da empresa. Relacionamento esse que deve ser o ponto-chave, precisa-se conhecer muito bem sua persona e oferecer a melhor experiência possível. Assim, é importante:

  • Criar um planejamento de conteúdo;
  • Criar um planejamento de mídia;
  • Identificar quais as melhores campanhas para serem impulsionadas;
  • Analisar quais as campanhas que serão selecionadas para criação de anúncios.

Quais os tipos de Gestor de Tráfego?

Como existem diferentes tipos de serviços, existem diferentes gestores de tráfegos, cada um aplicando seu conhecimento em determinado método dentro do marketing digital. São profissionais especialistas e com diversas habilidades, segue algumas delas:

Gestor de tráfego pago: O gerenciamento profissional de tráfego pago inclui tarefas como análise de palavras-chave, estratégia de canal, monitoramento, análise competitiva, teste de anúncios e otimização de gastos com anúncios. Como proprietário de uma empresa, pode ser um desafio entender todas as partes móveis envolvidas em um plano abrangente de tráfego pago.

Gestor de tráfego orgânico: O gerenciamento profissional de tráfego orgânico inclui tarefas como análise de palavras-chave, estratégia de canal, monitoramento, análise competitiva, análise de conteúdo e otimização de conteúdo dentro dos canais escolhido.

Gestor multidisciplinar: Profissional mais requisitado entre eles, pois consegue atrair e realizar a gestão de tráfego em vários canais. Com conhecimento avançado, é possível ser assertivo nas estratégias. O gestor multidisciplinar pode atuar em diversos tipos de negócios, podendo atuar ainda como autônomo ou freelancer.

Por que contratar um gestor de tráfego

Vou te dar alguns motivos para contratar um gestor de tráfego:

  • Ele irá facilitar os processos de descoberta para novos clientes através de anúncios;
  • Irá trazer um público qualificado;
  • Ajudará no Reconhecimento de marca;
  • Irá criar campanhas de envolvimento e visualizações para que seu engajamento seja maior;
  • Irá aumentar o fluxo de vendas;
  • Irá ajudar na segmentação;
  • Irá ajudar na fidelização de clientes;
  • Irá analisar as métricas e reduzir o custo de aquisição, assim, mais resultado, menos investimento.

O que analisar na hora de contratar um Gestor de Tráfego?

Se sua empresa está à procura de um gestor de tráfego, é necessário se atentar a alguns detalhes, pois, essa escolha irá influenciar nos seus números dentro do digital. Veja:

  • Solicite um portfólio com as principais referências de campanhas já realizadas;
  • Experiência é essencial;
  • Certificações das plataformas irá ajudar na sua escolha;
  • Verifique os conhecimentos sobre marketing que o profissional possui;
  • Solicite um relatório de alcance, analise as métricas alcançadas e como ele “traduz” essas informações;
  • Confiança é a característica fundamental para esse profissional, lembre-se que ele ficará responsável por investir e administrar valores.  

Conclusão

O fato é: a partir desse momento você terá outra visão sobre a importância do profissional de tráfego, certo?

As informações compartilhadas neste artigo podem servir como uma base, tanto para te mostrar alguns caminhos para essa busca, quanto para encontrar um bom gestor de tráfego para sua empresa. 

O mercado digital está em constante evolução e o conhecimento será essencial para que você cresça junto com ele. 

Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de um gestor de tráfego seja ele orgânico ou pago, entre em contato comigo, eu, Cleverson de Almeida, ficarei feliz em lhe ajudar!

Gere mais receita para sua empresa

Clique abaixo para cnversarmos como posso ajudar sua empresa

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter