Marketing Digital | 4 MINUTOS PARA LER

Marketing de sucesso: Uma jornada que começa com uma mente aberta.

marketing de sucesso

Ter a mente aberta e olhar para o futuro é a chave para ter um marketing de sucesso com resultados orientados para o crescimento.

Conteúdo

Pensamento a longo prazo

Com toda experiência adquirida em anos de marketing para pequenas e médias empresas, sou confrontado frequentemente por clientes em potencial que buscam ajuda e orientação, tanto da agência Clever Innov, quanto do profissional em growth marketing Cleverson de Almeida, ao mesmo tempo que, eles me sinalizam especificamente o que acham, querem ou o que precisam para ter um marketing de sucesso.

Quando eles preenchem o formulário de contato no site, eles esclarecem seu problema. Eles podem dizer que o site deles não está fornecendo leads de alta qualidade suficientes ou que estão interessados ​​em uma solução tática para um desafio de SEO, como a criação de links.

Mas geralmente, depois de uma ou duas reuniões, fica claro que a conversa não está sendo conduzida por um plano de longo prazo.

ações de marketing de sucesso

Gosto de passar o tempo aprendendo sobre os objetivos de longo prazo de um cliente, porque isso sempre leva a uma noção mais clara de como posso ajudá-los e ter um marketing de sucesso.

Quando entramos nos detalhes, ouço dizer que a estratégia de longo prazo do negócio tem muito pouco a ver com mudanças no site ou construção de links.

Em vez disso, ouço falar de um pivô, um novo segmento de clientes que está crescendo rapidamente, uma parceria estratégica em andamento, um novo COO que está impulsionando a empresa.

ação de marketing de sucesso

Com vários cases colecionados pela jornada no marketing. O caminho mais fácil seria dizer “sim, eu posso te ajudar a ter um marketing de sucesso”. Mas meus relacionamentos com clientes mais bem-sucedidos – aqueles que permanece comigo por mais tempo, celebram mais crescimento, inspiram a equipe que está no projeto e, para simplificar, parecem estar funcionando em todos os cilindros do funil – envolvendo uma visão mais profunda do longo prazo estratégico do negócio.

Esses clientes estão dispostos a conversar sobre adequação ao mercado de produtos, preços, mensagens de marca e seu modelo de negócios, porque valorizam meus conselhos, mesmo que não gostem do que ouvem inicialmente, como citado no post “Você é especial, mas não único.”

Campanha de marketing de sucesso

Os clientes bem-sucedidos estão dispostos a ter a mente aberta sobre o caminho à sua frente. Mesmo que não percebam imediatamente, eles são receptivos a um especialista estratégico que pode guiá-los pelos próximos três a cinco anos de crescimento total da empresa, não apenas consertar seu site ou sua classificação de SEO.

Eles querem mergulhar fundo para identificar as oportunidades à frente. Então, se a empresa tem uma visão para os próximos anos, quero saber qual é no primeiro dia do relacionamento.

“Se a empresa tem uma visão para os próximos anos, quero saber qual é no primeiro dia do relacionamento.”

Claro, não é uma coisa ruim focar no veículo para conseguir o que você quer. A determinação é uma qualidade de uma grande liderança. Mas, na minha experiência, ter muita rigidez em torno dessas suposições iniciais pode levá-lo ao caminho errado. Ser autoritário e totalmente errado ao mesmo tempo não é a melhor maneira de iniciar um novo engajamento para um marketing de sucesso.

Recomendo deixar o veículo de lado e realinhar em torno do destino: as metas de longo prazo que você deseja alcançar. “Quem somos e onde devemos estar”, antes de “o que queremos que seja feito e como queremos fazer”.

Uma razão para isso é que o veículo, a abordagem prescritiva para resolver um problema, muitas vezes está repleto de falácias. Se um empresário não estiver disposto a admitir essa possibilidade, provavelmente não iremos muito longe juntos.

4 pontos por que seu marketing não funciona

Por todo o sucesso que tivemos como agência, passei muito tempo com clientes em potencial ou clientes que simplesmente não funcionam. Normalmente, o que tenho visto é que essas empresas compartilham desafios comuns:

  • Falta de perspectiva — O empresário subvaloriza sua marca e produtos, ou pensa mais neles do que o mercado mostrou;
  • Viés de confirmação — O instinto de elevar certas ideias e/ou ignorar completamente outras, apenas prestando atenção aos dados que confirmam suas suposições ou agenda;
  • Falta de bons consultores — A tecnologia por trás do grande marketing digital muda rapidamente, e uma equipe de liderança pode não ter acesso a alguém que entenda a complexidade, o seu consultor de marketing tem que estar sempre atualizado;
  • Incapacidade de definir o problema real ou diagnosticá-lo erroneamente – Como no exemplo de SEO anterior, é fácil correlacionar a falta de tráfego a uma solução técnica simples, mas outros fatores imprevistos podem ter uma influência negativa ainda maior.
marketing 4ps

Conclusão

Nas conversas iniciais com um novo cliente, sempre escuto as ideias e suposições iniciais. Afinal, os líderes empresariais são bem-sucedidos por causa de sua visão. Sou proprietário de uma empresa e sei como pode ser difícil esconder minhas opiniões sobre como algo deve ser tratado, mas isso em nenhum momento pode afetar minha empresa, principalmente quando se trata de ter um marketing de sucesso.

Mas com muita frequência ouço falar de direções para o crescimento que sei que são baseadas em falácias ou preconceitos, principalmente em como se relacionam com o marketing. Extrair um desempenho extra de 5% da pesquisa paga é a melhor maneira de crescer ou testar novas formar que podem gerar um resultado maior? Lembre-se de sempre diversificar suas ações de marketing para não se frustrar.

growth hacker Cleverson de almeida

Uma das minhas partes favoritas do trabalho é trabalhar em conversas difíceis para ajudar os líderes a abrirem suas mentes para alcançar o que desejam, com uma abordagem que eles não esperavam.

A pergunta a se fazer é em qual você pensa e faz primeiro: o resultado ou o caminho para chegar lá? 

A dica é: Sempre procure um parceiro focado nos resultados, e garantindo que você atinja seus objetivos de longo prazo.

Junte-se a mais de 50.000 empresários

Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter