Marketing Digital | 4 MINUTOS PARA LER

Marketing Digital:
Otimização x Diversificação

otimizar campanhas de marketing

Equilibre o desempenho com resiliência no marketing digital.

Nós, os profissionais de marketing digital somos obcecados por otimização. Adoramos enfrentar o desafio de produzir crescimento sem ultrapassar o orçamento. As restrições ativam nosso amor pelos dados e nos permitem usar todas as nossas habilidades de rastreamento e análise para encontrar maneiras criativas de contornar as limitações.

Nós nos sentimos bem fazendo mais com menos. É quase mágica!

No entanto, alcançar um crescimento eficiente em nossas campanhas de marketing digital nos distrai do lado sombrio da otimização: a vulnerabilidade. À medida que reduzimos nossas campanhas publicitárias para o desempenho ideal, reduzimos a resiliência da conta e mudanças no ecossistema, mudanças constantes que são amplamente imprevisíveis.

Embora os pivôs estratégicos internos possam ser planejados, as mudanças no cenário da publicidade podem surgir do nada.

Conteúdo

O que aconteceria com suas contas diante dessas mudanças imprevisíveis?

O Facebook muda suas políticas de anúncios e bane toda a sua categoria de produtos.

Um concorrente bem financiado entra nos leilões do Google ADS e você não pode mais pagar a listagem de primeira página para seus anúncios.

As mudanças no layout da SERP aniquilam sua parcela de impressões.

Um site de nicho com bom desempenho decide fechar e você perde todo o tráfego de referência.

Você tem um erro de RP que dizima suas avaliações online.

Seu melhor tráfego orgânico é perdido após uma atualização do algoritmo de pesquisa do Google.

Você realmente quer apostar tudo em um único grupo demográfico ou colocar todo o seu dinheiro nesse grupo de palavras-chave, mesmo que seja seu melhor desempenho?

Não, você não, mesmo que possa ser uma vitória de curto prazo para você.

Lembre-se, tudo on-line está em constante fluxo e, não importa o quão confiável você ache a cesta, não coloque todos os ovos nela. As campanhas mais otimizadas cairão com mais força e agilidade diante da mudança, a menos que você diversifique.

Aqui, com o Cleverson de Almeida, buscamos mudanças e nos preparamos de acordo com a criação de campanhas ágeis, escaláveis ​​e diversificando em cada conta de cliente.

Comunique o valor da resiliência aos seus clientes

Antes de desistir das táticas de otimização de curto prazo e apenas para resultados, é importante conversar com seus clientes sobre como reservar uma parte de seus orçamentos para resiliência. Se eles têm uma visão de longo prazo para sua empresa e sua presença no marketing digital, eles apreciarão essa previsão de você.

Vamos falar sobre algumas maneiras fáceis de construir uma estratégia de marketing digital resiliente:

1) Estratégia de Marketing digital

Invista em chapéu branco, SEO em primeiro lugar para o usuário

É possível usar brechas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Esteja avisado de que grandes e rápidas vitórias em SEO geralmente dependem de enganar as pessoas para visitar seu site com falsas promessas que aproveitam as fraquezas do algoritmo do Google, qualquer coisa que afirme “derrotar” o Google é chamada de black hat SEO. Essas técnicas o deixarão vulnerável quando o Google encontrar e fechar a brecha que você está aproveitando. Penalidades adicionais para o seu site, ou até mesmo para a lista negra, podem resultar da exploração do algoritmo.

Contanto que você alinhe todos os seus esforços de SEO com a melhoria da experiência do usuário e não tente “derrotar o Google”, você terá muito menos probabilidade de ser atingido por uma nova atualização de algoritmo.

Forneça uma ótima experiência para seus visitantes e confie nos mecanismos de pesquisa para recompensar isso.

Protege contra: atualizações do algoritmo do Google, influxo de concorrência paga.

seo

2) Estratégia de Marketing digital

Diversifique as fontes de leads (pesquisa paga, referência, anúncios gráficos, mídia social)

Embora algumas fontes de leads possam ter um CPA muito menor do que outras, você deve manter o investimento em vários canais de captação de leads como medida de preparação para desastres.

Por exemplo, se você depende da aquisição de leads de baixo custo e qualidade a partir de anúncios de pesquisa paga, sua estratégia pode ser interrompida se um concorrente bem financiado começar a usar a mesma estratégia (aumentando assim o custo de seus anúncios). Quando isso acontece, você não quer estar procurando repentinamente por outras fontes de leads ou criando anúncios gráficos e sociais em um piscar de olhos.

Idealmente, você tem várias fontes de leads, incluindo pequenas campanhas que estão prontas para escalar e substituir a fonte de leads com problemas.

Protege contra: Aumento da concorrência em um canal de marketing, falha ou perda de um canal de marketing, atualizações de algoritmo de pesquisa.

3) Estratégia de Marketing digital

Crie mais de uma conexão com os defensores da sua marca.

Há uma expressão que diz que qualquer negócio pode sobreviver desde que tenha 1000 fãs verdadeiros. Imagine que seus 1000 melhores clientes estão seguindo você no Facebook e, por algum motivo, sua página cai ou é bloqueada. Em vez de perder todos esses contatos inesperadamente (e possivelmente o negócio junto com eles), certifique-se preventivamente de ter pelo menos dois pontos de contato para esses defensores.

Você provavelmente já viu promoções cruzadas como essa. Pense nisso – alguma marca pediu para você segui-los no Twitter E no Snapchat? Construir vários pontos de contato é especialmente importante para marcas que têm um relacionamento pessoal com seus apoiadores e são facilmente tentadas a confiar em um único meio. É por isso que você vê estrelas do YouTube construindo seguidores em outras redes sociais, mesmo que estejam apenas vinculando aos vídeos do youtube.

Protege contra: Perda inesperada do canal de marketing.

4) Estratégia de Marketing digital

Crie campanhas que segmentem pequenas variações do seu público-alvo em cada canal de marketing

Depois de diversificar os canais, considere empregar várias estratégias em cada um. Seus próprios clientes podem estar mudando, ou a cultura pode estar mudando de uma forma que altera o apelo de seu produto ou serviço. Suas campanhas precisam ser flexíveis o suficiente para acomodar isso.

persona

Você pode fortalecer sua presença executando várias campanhas que segmentam diferentes demografias, diferentes necessidades dos clientes e/ou diferentes propostas de valor. Por exemplo, quando os suburbanos estão migrando de repente para sua indústria com foco urbano, você pode ter uma campanha madura, mas pequena, pronta para escalar enquanto seus concorrentes estão lutando para entrar no mercado.

Protege contra: Mudar as necessidades do cliente, mudar o cenário da indústria até mesmo mudar a demografia do cliente.

Conclusão

É fácil se perder na busca de tráfego cada vez maior e custos de aquisição de clientes em queda. No entanto, em vez de pensar em sua conta em termos de ganhos de curto prazo e otimização com foco no laser, tenha uma visão mais ampla de ambos para criar uma conta mais estável e resiliente.

Tenha várias contingências à sua disposição para lidar com o imprevisível. Assim como qualquer portfólio de investimentos, a diversificação torna as contas de marketing digital mais estáveis ​​e resilientes, minha opinião, de um profissional de marketing especialista em otimização e soluções com growth hacker.

Precisando de ajuda com seu marketing?

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter