Diferencial competitivo: meu negócio é único

negócio é único
proposta de valor

Marketing Digital | 2 MINUTOS PARA LER

Você é especial, mas não único (e tudo bem)

negócio é único

Para uma estratégia de marketing bem-sucedida, não se prenda à ideia de que seu negócio é único que sua empresa é totalmente diferente. Quando você adota totalmente o processo de marketing tradicional, as táticas de marketing testadas e comprovadas podem ajudar sua empresa a crescer, independentemente da aparência do seu modelo de negócios.

Conteúdo


Quando se trata de construir um mecanismo de marketing, as empresas são basicamente as mesmas. Tudo se resume a uma compreensão profunda do público-alvo, uma posição de mercado clara com ajuste de produto/mercado e colocar a mensagem certa nos lugares certos. Teste e otimize, depois teste e otimize um pouco mais. O processo funciona de forma consistente, independentemente do setor, modelo de negócios ou se você é B2B ou B2C.

  • O CEO de uma empresa manufatura me diz que novos negócios surgem por meio de apertos de mão, não por meio de seu site;
  • O fundador de uma startup alega que seu negócio é único – seus clientes não estão nas mídias sociais;
  • O presidente de uma empresa industrial B2B se recusa a investir em mídia paga, porque não entende o potencial e só vê o custo;
  • O COO de uma empresa de serviços profissionais reteve os gastos com publicidade, dizendo que sua organização não estava acostumada a gastar dinheiro em canais de anúncios digitais.

https://www.youtube.com/watch?v=XHOmBV4js_E

Com cada um desses exemplos acima, os proprietários acabaram saindo de sua zona de conforto e arriscaram. Depois de falar com mais de 2.000 CEOs e fundadores nos últimos anos, ouço um refrão semelhante semanalmente.

“Mas nosso negócio é único.”

Em outras palavras, o marketing não funciona para você da mesma maneira que para todos os outros, devido ao produto, serviço, público ou processo de compra exclusivos?

Só há uma coisa a dizer neste momento, “super entendo.”

A verdade sobre meu negócio é único

Na evolução biológica, existe um conceito chamado evolução convergente onde espécies de diferentes origens assumem características análogas por viverem em cenários semelhantes ou no mesmo ecossistema geral. A ideia de evolução convergente também se aplica a diferentes negócios que enfrentam condições econômicas, avanços tecnológicos e desafios trabalhistas semelhantes.

Peço desculpas por danificar as asas de borboletas incomparáveis.

E vou retirar minhas próximas declarações para qualquer espécie verdadeiramente única que possa provar que estou errado.

marketing na empresa

Mas para os 99,9% de nós que podem ser diferentes, especiais e excepcionais no que fazemos, quando se trata de obter sucesso com marketing, somos muito mais parecidos do que queremos admitir.

  • O reconhecimento da marca irá ajudá-lo;
  • Uma abordagem de funil completo funcionará;
  • Anúncios sociais pagos, se feitos corretamente, encontrarão seu público;
  • O posicionamento em torno das necessidades e pontos problemáticos do usuário acabará por atingir um ritmo;
  • O investimento consistente em conteúdo de alto valor funcionará;
  • Concentrar-se no que é melhor para o seu cliente vem para beneficiá-lo;
  • Acreditar que o marketing não se aplica a você prejudicará seu crescimento;
  • Você é especial, mas não único, e tudo bem.

Conclusão

O fato de você estar no precipício de mudar a maneira como seu negócio funciona, para sempre, é emocionante. Há duas maneiras de jogá-lo.

Acredite que você é único e faça exceções ou desculpas que o impedirão.

Ou acredite em um processo que funcionou para muitos outros como você. Um processo que o levará (talvez) lentamente, mas com certeza, ao lugar que você deseja estar.

Se você puder testar suas suposições duvidosas, a desvantagem é mínima e a vantagem pode ser enorme.

Invista agora no negócio que você deseja daqui a 2 anos. Mesmo que o investimento seja cauteloso e incerto, você ficará feliz em provar que está errado.

Junte-se a mais de 50.000 empresários

Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *