Planejamento Estratégico | 10 MINUTOS PARA LER

NFT marketing? Como sua marca pode usufruir dessa estratégia

tiktok nft marketing

Apenas um ano atrás, praticamente ninguém sabia o que era um NFT. Atualmente, as NFTs têm feito manchetes sobre o que parecem ser simples imagens JPEG vendidas por dezenas de milhões de dólares em leilão.

Se você é como a maioria das pessoas, está perguntando: “O que diabos está acontecendo aqui?”. Mas se você é um profissional de marketing, pode ter outro pensamento: “É possível usar NFTs para marketing?”.

A resposta é, sim! Neste guia, vamos dizer o que são NFTs, como eles podem ser usados para marketing e também alguns exemplos de como outras empresas estão usando para esse fim.

Conteúdo

O que são NFT?

Vamos começar entendendo melhor o que é um NFT antes de falar um pouco sobre NFT marketing.

NFT significa token não fungível. Mas isso provavelmente não ajuda muito. Como você sabe o que “não” e “token” significam (ao menos em seu uso normal), o verdadeiro culpado aqui é “fungível”.

Fungível é apenas uma palavra chique que significa intercambiável. Resumidamente, descreve um item que pode ser trocado por um item praticamente idêntico. Por exemplo, se você tem uma nota de um dólar e eu tenho uma nota de um dólar, podemos trocá-las e ninguém ficará mais rico ou mais pobre.

Claro, tecnicamente eles não são exatamente a mesma nota de dólar, mas são os mesmos para todos os efeitos.

Por outro lado, algo que não é fungível significa que você não pode trocá-lo por um item idêntico. As figurinhas da copa são um ótimo exemplo disso.

Se eu tiver uma figurinha do Cristiano Ronaldo CR7 Legend Gold e você tiver uma figurinha do Neymar Legend bordô, se trocarmos, não teremos itens idênticos. Não apenas teremos cartas totalmente diferentes, mas os valores dessas cartas também serão diferentes.

Para obter a imagem completa, agora precisamos adicionar a palavra “token”. Aqui, token refere-se a uma unidade de criptomoeda, um novo tipo de moeda virtual. Uma explicação mais profunda da criptomoeda está além do escopo deste guia, mas você pode pensar nisso como dinheiro virtual e um único token como uma única moeda virtual.

As criptomoedas mais famosas, como Bitcoin e Litecoin, usam tokens fungíveis, um Bitcoin é um Bitcoin, puro e simples. Como resultado, você pode (em teoria) usá-los como faria com qualquer outra moeda.

NFTs, no entanto, não podem ser usados ​​como notas de dólar, mesmo em teoria. Em vez disso, os NFTs são usados ​​principalmente para provar a propriedade de algo.

Os NFTs ainda podem ter valor, assim como uma figurinha citada acima, mas você não pode simplesmente trocá-los como faria com uma moeda normal. Alguns NFTs podem ser totalmente únicos, como uma pintura, enquanto outros podem ter tiragens limitadas, como exemplo das figurinhas da copa do mundo 2022.

Como resultado, os NFTs passaram a ser usados ​​principalmente para colecionáveis, como arte, recordações de jogos e música.

Os NFTs têm recebido muita atenção ultimamente porque estão alcançando preços incrivelmente altos em leilões de arte. De fato, um exemplo são as unidades que o Neymar comprou da Bored Ape Yacht Club por 6 milhões:

nft marketing

Quando você está olhando para o dinheiro assim, você vai despertar o interesse das pessoas. Não é surpresa, então, que as NFTs tenham se tornado o ativo especulativo do ano.

Para que você possa entender melhor sobre NFT, principalmente para o nicho financeiro clique aqui.

Como as NFTs estão impactando o marketing

Embora os NFTs não estejam revolucionando o marketing no mesmo grau em que estão mudando o mundo da arte, algumas marcas começaram a experimentá-los depois de ver quanto interesse eles geraram.

Entre as marcas que tentaram fazer marketing usando NFT marketing estão Taco Bell, Nike, Martha Stewart, SXSW, Campbell’s, Microsoft e Ray-Bans, entre outras.

Na maioria das vezes, as NFTs estão sendo usadas no marketing da mesma forma que estão sendo usadas no mundo da arte: como uma forma de vender colecionáveis.

A Ray-Bans, por exemplo, criou uma NFT de seus famosos óculos de sol Aviator, e a Pizza Hut Canada vendeu uma NFT de uma fatia de pizza (“a primeira pizza não fungível do mundo”) na Rarible por US$ 8.824:

nft marketing checklist

Essas peças podem gerar reconhecimento da marca à medida que os fãs lutam para colocar as mãos nos colecionáveis. Além disso, por causa de todo o interesse de notícias em torno de NFTs, os meios de comunicação podem estar mais dispostos a publicar uma história sobre o último lançamento de NFT de uma marca.

No entanto, não está claro se as NFTs terão algum impacto a longo prazo no marketing, na verdade, nem está claro se os tipos de NFTs que alcançaram preços tão altos e causaram tanta neurose na mídia em primeiro lugar são algo mais do que uma moda passageira, de forma alguma.

Neste momento, as NFTs em marketing são vistas principalmente como um truque: as marcas estão usando-as para acompanhar o hype atual, mas o veredicto é se há alguma longevidade na estratégia.

Dito isso, o verdadeiro valor de qualquer campanha de marketing está na execução.

Se uma marca tem uma ideia verdadeiramente única sobre como integrar NFTs em seu marketing a longo prazo e pode executar esse plano com maestria, essa marca pode acabar liderando um novo paradigma de NFT marketing ou até mesmo dentro do campo.

Esse tipo de visão ainda está para ser visto tão cedo no jogo.

Claro, há uma exceção a isso: empresas de tecnologia, blockchain, criptografia e NFT. Se uma marca é construída em torno de uma dessas áreas, é quase óbvio usar NFTs para marketing. No entanto, em um caso como esse, a fronteira entre o marketing e o produto em si pode ficar turva.

Como você ganha dinheiro com NFTs?

A partir de agora, existe uma maneira principal de criadores e marcas ganharem dinheiro com NFTs: vendê-los.

Conceitualmente, o processo é bem simples: você faz uma obra de arte ou outro tipo de colecionável, transforma em um NFT, coloca em um marketplace e espera que um comprador compre:

ideias de marketing

Muitos NFTs são vendidos por meio de leilões, mas também podem ser vendidos a um preço fixo.

Os leilões, é claro, oferecem a oportunidade de obter um preço mais alto, mas também apresentam o risco de vender a um preço mais baixo do que você esperava (a menos que a casa de leilões ou plataforma permita que você defina um limite de preço).

As únicas outras maneiras de ganhar dinheiro com NFTs são por meio de negociações de curto prazo ou investimentos de longo prazo.

NFTs podem crescer em valor ao longo do tempo da mesma forma que qualquer colecionável pode ganhar valor ao longo dos anos. Você pode lucrar com essa mudança de valor no curto prazo através da negociação ou no longo prazo investindo.

Em suma, não há nenhum molho mágico ou secreto para ganhar dinheiro com NFT marketing – eles são produtos como qualquer outro. Eles simplesmente vêm em formato digital, o famoso ativos digitais.

Se você quiser ganhar dinheiro usando NFTs, precisará ter um ótimo produto para vender ou precisará ter um bom olho para detectar NFTs subvalorizadas para poder lucrar com a ação do preço.

Como as marcas estão usando NFT marketing

Você já deve ter ouvido falar sobre como grandes marcas, como Coca-Cola e Taco Bell, estão leiloando NFTs como parte de suas campanhas de marketing. Mas as grandes corporações multinacionais não são as únicas marcas que integram NFTs em suas campanhas de marketing.

Gary Vaynerchuk, o popular guru dos negócios, lançou recentemente o VeeFriends, uma coleção de desenhos feitos à mão criados pelo próprio Gary:

cleverson de almeida

Colecionadores e fãs de Gary podem comprá-los no site VeeFriends. Como você pode esperar, os preços desses NFTs são bastante altos, geralmente na casa das dezenas de milhares de dólares.

No entanto, ao contrário de outros NFTs, cada VeeFriend é mais do que apenas um JPEG. Em vez disso, cada NFT serve como um passe de acesso para os próximos três anos da VeeCon, uma conferência de vários dias de entretenimento, competições, encontros e sessões de equipe em que os detentores de tokens VeeFriends obtêm acesso exclusivo.

Então, quando você compra um VeeFriend, você está comprando tanto um colecionável quanto um ingresso.

Aqui está um exemplo de uma peça de arte do VeeFriend chamada Witty Weasel que foi vendida por pouco menos de US $ 1.000:

nft marketing strategies

Se você é da geração milenar ou a famosa geração Y, deve se lembrar das bonecas Bratz que eram tão populares no início dos anos 2000.

Em um esforço para lucrar com a nostalgia dos fãs agora adultos das bonecas originais, a empresa lançou um conjunto de NFT marketing Bratz com os personagens da primeira geração junto com alguns novos.

Se você comprar o cartão mais raro, que possui Shimmerin, poderá usá-lo para resgatar uma boneca Bratz da vida real.

A empresa de streetwear de LA The Hundreds também mergulhou recentemente no mundo NFT com seu projeto Adam Bomb Squad. A coleção apresenta personagens estilizados de bombas de desenhos animados.

Quaisquer NFTs que não fossem vendidas no prazo estabelecido pela empresa eram “explodidas”, o que tornava a coleção muito mais dinâmica e aumentava a escassez.

nft marketing manager

A coleção Adam Bomb Squad é uma campanha NFT marketing eficaz porque também vem com várias vantagens. Qualquer pessoa com um Adam Bomb Squad NFT marketing recebe:

  • Uma camiseta exclusiva;
  • Drops exclusivos de NFT;
  • Acesso antecipado aos drops de NFT marketing;
  • Acesso a eventos físicos e digitais exclusivos;
  • “Privilégios de pista rápida nas vendas do armazém”.

Além disso, a empresa já está se preparando para o futuro prometendo que todos os seus NFTs terão funcionalidade de token social e poderão ser usados no Metaverse.

Talvez o mais empolgante sobre os NFTs do Adam Bomb Squad seja que os detentores poderão ganhar dinheiro com as roupas do The Hundreds que apresentam seu NFT marketing.

Como os NFTs podem ser usados para marketing

Então, agora que você sabe tudo sobre NFTs e como as marcas estão usando NFTs para marketing, aqui estão algumas ideias para você começar a usar sua própria arte não fungível em suas estratégias de marketing:

1) Crie Colecionáveis NFT

Esta é a estratégia principal quando se trata de NFTs marketing: crie algumas obras de arte, colecionismo de produtos ou outro conteúdo colecionável e leiloá-los ou vendê-los.

Com a mania NFT marketing em pleno andamento, você pode conseguir algum interesse e reconhecimento da marca fazendo isso, especialmente se a mídia decidir publicar uma história sobre sua queda de NFT marketing.

Siga o processo de Eric Siu para encontrar artistas para criar sua arte NFT se você não puder fazer isso sozinho:

  • Dribbble: um mercado online onde você pode procurar profissionais criativos. É popular entre desenvolvedores e designers que procuram aplicativos e ativos de sites, mas também está se tornando uma ferramenta valiosa para NFTs. Com o Dribbble, você pode pesquisar conteúdo com determinadas palavras-chave, como “guerreiro” se estiver criando uma NFT em torno de guerreiros, ou “anime”, etc.
  • Behance: outro ambiente semelhante onde você pode encontrar todos os tipos de criadores de conteúdo trabalhando como freelancer. Este é um bom mercado para verificar se você deseja uma variedade de estilos e opções artísticas diferentes para escolher. É uma boa ideia fazer uma lista de possíveis artistas para trabalhar, para que você possa restringir suas opções com base em sua personalidade e necessidades e conseguir ajuda para criar sua NFT marketing.

2) Use NFTs como ingressos para eventos

Se você estiver organizando um evento, físico ou digital, poderá usar NFTs como ingressos digitais.

Além de poder obter um preço mais alto por cada ingresso e atrair um público mais amplo por causa de sua integração NFT marketing, os NFTs como ingressos para eventos têm algumas outras vantagens.

De acordo com NonFungible, “NFT marketing pode agregar grande valor às empresas de emissão de bilhetes e mudar a emissão de bilhetes convencional para a emissão de bilhetes inteligentes.

Com o NFT marketing, os bilhetes inteligentes são verificáveis, interoperáveis e possuem propriedade clara. Um ingresso não morre depois de ser resgatado em um evento, mas continua vivo nas carteiras digitais de escolha do usuário.”

Para você que gosta de esportes já imaginou ter um ativo digital de uma final de campeonato para sempre? Pois hoje já é possível.

Mintbase é uma plataforma para cunhar ativos digitais ou bilhetes como NFTs.

3) Crie uma comunidade ou clube em torno de seus NFTs

As comunidades surgem naturalmente em torno de interesses compartilhados, e os NFTs não são diferentes. Muitos NFTs agora estão sendo usados ​​para obter acesso a clubes sociais exclusivos que estão abertos apenas a detentores de um NFT de uma coleção específica. Por exemplo, você pode criar um grupo Discord exclusivo apenas para detentores de NFTs da sua marca:

nft marketing instagram

4) Dê aos seus detentores de NFT uma participação na sua empresa

A coleção Adam Bomb Squad da Hundreds é única, pois permite que os detentores de NFT lucrem com camisas que carregam a imagem de sua NFT marketing. Em essência, o Adam Bomb Squad está usando NFTs marketing para dar royalties aos detentores.

Embora haja definitivamente algum risco nisso, é algo que você pode querer analisar, pois é muito mais fácil para as pessoas se interessarem por sua marca quando o pagamento está envolvido.

5) Ofereça outras vantagens

O céu é o limite quando se trata de vantagens NFT marketing. Se você deseja usar sua NFT como ingresso para um evento, um passe de acesso para ligações semanais com você ou como forma de resgatar um item físico, adicionar vantagens à sua NFT marketing pode ajudar as pessoas a entender por que elas desejam comprar sua NFT marketing em primeiro lugar.

Onde posso comercializar NFT marketing?

NFTs podem ser comercializados usando os canais de marketing típicos, como Facebook, Instagram e Twitter. Também é muito útil juntar plataformas como Discord e Telegram. Existem muitos grupos de NFT e criptografia nessas plataformas e conectar-se a um grupo de entusiastas pode ser muito eficaz.

Dito isto, tenha muito cuidado ao fazer marketing dentro de um grupo. Certifique-se de não quebrar nenhuma regra, pois muitos proíbem a autopromoção. Juntar-se a um grupo e enviá-lo de spam com seu drop NFT marketing não o ajudará a longo prazo.

Muitas pessoas como Eric tiveram grande sucesso com esses métodos promocionais:

  • Trabalhe com influenciadores: Trabalhar com influenciadores faz muito sentido, porque eles são perfeitos para alavancar o impulso de uma nova tendência.
  • Crie listas brancas valiosas: Coloque na lista branca seus amigos, familiares, colegas, etc., onde quer que seus endereços ETH ou carteira estejam para ajudar a promover seu projeto NFT marketing.
  • Master Discord: Use este aplicativo gratuito de bate-papo por voz, vídeo e texto para falar sobre seus projetos de arte NFT marketing. É um grande recurso para promover NFTs em que VeeFriends e CyberKongz fizeram coisas fenomenais com suas promoções.
  • Desenvolva Twitter Spaces e Clubhouse: Use o Twitter Spaces para seus recursos de áudio. O Discord e o Twitter têm esse recurso e são excelentes para gerar engajamento significativo e em tempo real.

E, claro, não se esqueça de usar alguns dos principais mercados para suas listagens NFT:

  • OpenSea: Um dos principais mercados NFT para comprar e vender arte, nomes de domínio, cartões comerciais, colecionáveis, esportes e utilitários. Cobra uma comissão de 2,5% em cada venda.
  • Rarible: Este é um mercado para vender ativos de criptografia personalizados. Ele é construído na rede Ethereum e suporta ERC-721. A plataforma cobra uma comissão de 5% sobre o preço final de venda.
  • Enjin: Este é um mercado de ativos blockchain onde qualquer pessoa pode explorar e negociar NFTs. A plataforma possui mais de 1,1 bilhão de itens inovadores, com 1 milhão de itens já vendidos.
  • SuperRare: Um autêntico mercado de arte digital criado pela Pixura Inc. Você pode descobrir arte digital tokenizada certificada pela blockchain Ethereum. Faça uma oferta para comprar um NFT de um vendedor e você poderá revender o NFT posteriormente por um preço mais alto. A plataforma facilita a personalização de seu perfil para mostrar sua coleção de NFT a clientes de todo o mundo.

Conclusão

NFTs tomaram o mundo pela tempestade. Mas, apesar do súbito aumento de interesse, poucas pessoas realmente os entendem ou como usá-los para o marketing de forma eficaz.

Use este guia como ponto de partida sobre como as NFTs podem ser usadas para marketing e inspire-se em como outras empresas as estão usando para esse fim.

Junte-se a mais de 50.000 empresários

Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter