Marketing Digital | 6 MINUTOS PARA LER

O que é tráfego digital e quais são as melhores fontes de tráfego?

tráfego digital

A análise e monitoramento de dados é absolutamente essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing na Internet. Felizmente, é fácil acessar praticamente todas as informações que você gostaria de saber sobre o site da sua empresa com ferramentas como o Google Analytics, que é gratuita.

Essas informações podem ajudá-lo não apenas a entender o desempenho de sua estratégia de marketing, mas também como melhorá-la daqui para frente. Mas para muitos empresários, pode ser difícil determinar quais informações são as mais importantes e o que elas dizem sobre seus sites.

É por isso que não é nenhuma surpresa que as fontes de tráfego digital causem confusão para muitos usuários do Google Analytics. Há muitas maneiras pelas quais os visitantes podem chegar ao seu site e isso geralmente influência o que eles fazem quando chegam. Então, qual é o mais valioso para sua estratégia de marketing?

Neste post, irei detalhar todas as fontes de tráfego e explicarei os benefícios de cada uma. Se você quiser saber mais, entre em contato.

Conteúdo

O que são origens de tráfego digital no Google Analytics?

Para ver um detalhamento completo das fontes de tráfego digital do seu site siga as instruções abaixo:

Google Universal Analytics (Versão antiga)

No menu do lado esquerdo navegue até Aquisição > Visão geral

A primeira coisa que você verá é um gráfico de pizza representando quanto do seu tráfego geral vem de cada fonte.

tráfego significado

Google Analytics 4 ou GA4

No menu do lado esquerdo navegue até Relatórios > Aquisição > Aquisição de tráfego

tráfego marketing digital

Se a maior parte do seu tráfego for de uma única fonte, provavelmente é o canal em que você investe a maior parte do seus esforços de marketing. Dito isto, a quantidade de tráfego de cada fonte não é realmente o que importa – e sim – a qualidade.

As fontes de tráfego digital mais valiosas para qualquer site são aquelas que atraem visitantes que convertem. E embora possam variar para diferentes negócios, determinados canais tendem a atrair visitantes mais qualificados do que outros. 

Pesquisa orgânica

Tráfego digital de pesquisa orgânica refere-se a todos os visitantes que chegam ao seu site clicando nos resultados orgânicos (não em anúncios de publicidade paga) em mecanismos de pesquisa como o Google.

Isso significa que eles foram a um mecanismo de pesquisa, digitaram uma determinada palavra ou frase e viram uma de suas páginas como resultado.

Se sua empresa usa a otimização de mecanismo de busca (SEO) como uma de suas principais estratégias de marketing, você deve esperar ver uma grande parte do seu tráfego proveniente da pesquisa orgânica.

Isso significa que você não está apenas classificando bem para algumas palavras-chave, mas também que as pessoas estão vendo seu site nos resultados e clicando nele.

Referência

O tráfego digital de referência inclui todos os visitantes que acessaram seu site clicando em um link em outro site. Se sua empresa foi recentemente escrita em um blog popular e o autor incluiu um link para seu site, por exemplo, você deve ver pelo menos alguns visitantes de referência.

Direto

O tráfego direto é de visitantes que acessaram seu site digitando sua URL em seus navegadores. Na maioria dos casos, esses visitantes já visitaram seu site no passado e retornam para converter ou continuar aprendendo sobre sua empresa.

Social

O tráfego social inclui visitantes que clicaram em links para seu site em sites de mídia social como Facebook, Twitter, Pinterest ou Linkedin. Se você usa a mídia social como parte de sua estratégia de marketing, deve esperar uma quantidade razoável de tráfego dessa fonte.

E-mail

O tráfego digital de e-mail refere-se a todos os visitantes que clicam nos links de seus boletins informativos ou outros tipos de e-mails marketing que você envia. Se você executar campanhas de marketing por e-mail deverá ver algum tráfego de e-mail.

Exibição

O tráfego digital de exibição é de usuários que clicam em anúncios gráficos em outros sites. Se você exibir anúncios usando a Rede de Display do Google, todos os visitantes que atrair por eles serão contados nessa origem.

Pesquisa paga

Tráfego de pesquisa paga refere-se a todos os usuários que clicam em seus anúncios pagos que não sejam anúncios da Rede de Display do Google. Se você veicular anúncios usando o Google Ads (Google AdWords) ou o Bing Ads, deverá ver algum tráfego dessa fonte.

(Outros)

O tráfego digital da origem marcada (outro) é de outras campanhas de marketing que sua empresa rastreia usando parâmetros de campanha personalizados. Se você já usou o construtor de URL do Google para rastrear os resultados de uma estratégia específica, pode ver os visitantes que clicaram nesses links.

Quais são as melhores fontes de tráfego no marketing digital?

Agora que você já sabe o que é tráfego no marketing digital e como funciona, a melhor fonte de tráfego para sua empresa é aquela que gera a maior porcentagem de conversões – e pode variar de empresas para empresas.

Dito isto, o tráfego digital de busca orgânica é preferível para a maioria. Os visitantes que chegam ao seu site pesquisando ativamente por produtos ou informações têm maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo e permanecer por lá do que aqueles que clicaram em um anúncio enquanto faziam outra coisa.

No entanto, os visitantes de busca orgânica não são necessariamente os únicos que encontraram seu site enquanto procuravam comprar – os visitantes da  pesquisa paga geralmente chegam a sites depois de ver seus anúncios nos resultados da pesquisa.

tráfego instagram

Nesse caso, esses visitantes podem estar mais próximos da conversão, principalmente se você utiliza palavras-chave fundo de funil, do que os visitantes orgânicos, porque muitos deles sabiam que estavam clicando em um anúncio pago.

O tráfego digital de e-mail também é valioso, porque esses visitantes já demonstraram interesse em sua empresa, assinando um boletim informativo ou alguma outra forma de comunicação. Se eles estiverem dispostos a fornecer o endereço de e-mail e optar por receber notícias suas, eles já são leads qualificados.

Claro, isso não quer dizer que as outras fontes não sejam valiosas, até porque diversificar seus esforços de marketing é uma ótima estratégia. Um visitante pode chegar ao seu site de praticamente qualquer canal e ainda ser um cliente em potencial.

Mas se você está tentando descobrir onde concentrar seus esforços, em visitantes de pesquisa orgânica, pesquisa paga e e-mail são alguns dos mais valiosos para a maioria dos negócios.

Quer começar a aproveitar ao máximo o tráfego digital do seu site?

Agora que você aprendeu o que é gerar tráfego digital e como monitorar os mesmo, faça essa avaliação e veja se o seus esforços ou de sua equipe está tendo o retorno que você tem como objetivo, caso precise de ajuda pode contar comigo.

Eu, Cleverson de Almeida, tenho experiência em trabalhar com clientes em diversos setores para atrair tráfego de todas essas fontes, sempre focado no objetivo de cada cliente. E o mais importante, não só gerar tráfego digital, mas, experiência em ajudá-los a converter esse tráfego em clientes.

Se sua empresa está pronta para começar a aproveitar ao máximo sua estratégia de marketing online, adoraria ajudar você. Entre em contato comigo ainda hoje para falar sobre sua estratégia.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter