SEO - Search Engine Optimization | 4 MINUTOS PARA LER

O que é pesquisa por voz? e porque ela é importante para sua marca

pesquisa por voz

A cada segundo, o Google processa mais de 40.000 consultas de pesquisa e esse número cresce a cada ano. Embora nossa necessidade de respostas instantâneas não tenha mudado, o que mudou foi a maneira como procuramos essas respostas e como o Google apresenta as respostas.

Por exemplo, agora há um foco de marketing muito maior em coisas como processamento de linguagem natural (PLN) e como isso afeta a pesquisa por voz.

À medida que as pesquisas na Internet progrediram principalmente baseadas em desktops para dispositivos móveis, a mudança mais notável é como as pessoas estão pesquisando usando dispositivos de assistente de voz.

Seja o Siri da Apple, o Home do Google ou a Alexa dispositivo Echo da Amazon, as pessoas estão usando as mãos livres para suas pesquisas

À medida que a pesquisa por voz cresce, eis o que você deve saber sobre como otimizar seu site, para que você ainda possa alcançar seus valiosos clientes.

Conteúdo

O que é pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite aos usuários realizar pesquisas online usando comandos de voz. A pesquisa por voz envolve dispositivos compatíveis, como smartphones e alto-falantes inteligentes e assistentes virtuais como Siri da Apple e Alexa da Amazon.

Por que a pesquisa por voz é importante?

Você pode estar pensando: “Pesquisa por voz? Nenhum dos meus clientes usam isso!”. Mas dê uma olhada em algumas estatísticas do setor.

Você pode perceber o quão rápido a pesquisa por voz está crescendo e por que você deve começar a otimizar seu site para isso.

50% de todas as buscas serão por voz até 2030.

50% das pessoas agora usam a pesquisa por voz ao pesquisar produtos, de acordo com a Social Media Today.

40% dos adultos agora usam a pesquisa por voz uma vez por dia.

Assim, até 2030, estima-se que das 40.000 buscas realizadas a cada segundo, metade será de busca por voz. Então, agora que você conhece seu potencial, provavelmente está se perguntando como funciona e como pode começar a otimizar meu site para pesquisa por voz.

Como é a pesquisa por voz?

Se você digitar uma pesquisa no Google, a chance é bastante alta de você ver uma caixa pop-up com sua resposta. Existem vários nomes flutuando para estes, como caixas de resposta e outros.

No entanto, o Google se refere a eles como snippets em destaque, então é assim que vamos nos referir a eles. Veja um exemplo de snippet em destaque:

exemplo de um snippet em destaque

Quando você pesquisa algo, o Google extrai a resposta de um artigo e a coloca em um snippet em destaque. Os trechos em destaque vêm principalmente em três formas: parágrafo (destaque acima), lista e conjunto de dados.

Desses três, você verá os tipos de parágrafo e lista com mais frequência. Isso ocorre porque um conjunto de dados requer uma tabela para extrair essas informações, o que geralmente limita as consultas de pesquisa do usuário aplicáveis e os dados disponíveis.

O interessante dos Featured Snippets é que você não precisa ser o primeiro resultado de pesquisa orgânica para obtê-los.

Se você otimizar sua página, mesmo se estiver na posição 1-10, poderá ultrapassar outros sites e se colocar no topo de outras páginas.

Chamamos essa área na página de resultados de pesquisa de Posição Zero

Como funciona a pesquisa por voz?

Em poucas palavras, a pesquisa por voz funciona lendo o resultado que é inserido no snippet em destaque, que está na posição zero. Portanto, quando você fizer uma pergunta ao seu Assistente de Voz (Siri, Google Home, Amazon Echo etc.), eles usarão as informações do snippet em destaque para responder à sua pergunta.

Para usuários de desktop, a pesquisa por voz é menos comum, mas obter a Posição Zero traz outros benefícios para empresas de negócios, para empresas e para consumidores.

Uma vez obtido, seu site obterá os seguintes benefícios imediatos para pesquisas em dispositivos móveis e computadores:

  • Taxa de cliques melhorada;
  • Aumento do tráfego;
  • Maior visibilidade da marca.

No entanto, é importante ter em mente que esses recursos estão sempre mudando. Como o Google trabalha para fornecer a melhor experiência de pesquisa ao usuário, uma certa fluidez é esperada.

Espere... eu já vi isso antes

Ao pesquisar on-line, você deve ter notado que o Google cria caixas para outros tipos de consultas de pesquisa, como quando você procura uma receita, horários de um filme ou procurar empregos.

Eles são chamados de rich results e são diferentes dos snippets em destaque.

Conforme discutimos, os trechos em destaque mostram uma pequena visualização de informações, como um parágrafo, uma lista ou um conjunto de dados.

As pesquisas aprimoradas têm algumas diferenças importantes:

  • Dividido em dois tipos diferentes, aprimoramentos e tipos de conteúdo.
  • Dados estruturados são importantes se você deseja obter um snippet em destaque, mas essencial se deseja obter um resultado aprimorado.
  • O Google fornece uma ferramenta de teste para rich results, mas você precisa usar uma ferramenta de SEO, como o Ahrefs, para encontrar oportunidades de snippets em destaque.
  • Rich results são geralmente mais importantes para empresas locais e empresas business-to-consumer (B2C).

Veja abaixo um exemplo de como um resultado aprimorado é comparado a um snippet em destaque.

Resultado avançado:

resultado de pesquisa google

Trecho em destaque:

tipos disponíveis de resultados avançados no google

Confira esta página para ver os tipos disponíveis de pesquisas aprimoradas e clique aqui para testar se alguma página do seu site gera pesquisas aprimoradas.

Como otimizar a pesquisa por voz?

Como sempre, o elemento mais importante para rankear bem no Google é focar no usuário.

Alguns passos gerais que você pode tomar são:

  • Identificar oportunidades: quais consultas de pesquisa geram um snippet em destaque? Como seu conteúdo é classificado nessas consultas de pesquisa?
  • Desenvolva um plano de ação: você precisa adicionar dados estruturados à sua página? Seu conteúdo precisa ser simplificado, reformatado ou otimizado?
  • Implemente mudanças: Aja em seu plano!

E se o que você tentar não funcionar, tente novamente!

Se você tiver dúvidas sobre como fazer isso, não hesite em entrar em contato! Se você quiser ajuda para otimizar seu site para pesquisa por voz, considere meus serviços de criação e otimização de snippets em destaque.

Posso te ajudar a obter trechos em destaque, chegar à posição zero e alcançar mais usuários por meio de pesquisa por voz. Clique abaixo.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter