SEO – Search Engine Optimization | 10 MINUTOS PARA LER

Por que sua estratégia de SEO deve se concentrar principalmente na construção da marca

estratégia de SEO

Um negócio. Uma marca. Ao contrário da crença popular, os dois não são sinônimos e, de fato, um tem uma vantagem diferente sobre o outro e tem uma chance muito maior de dominar o mercado competitivo a longo prazo.

Se você pensou que seria a marca, você acertou. A marca é a principal força móvel por trás de todas as empresas orientadas para o crescimento e a essência da vida que mantém essas marcas titânicas como Coca-Cola, Apple e Nike no trono em seus nichos.

É por isso que transformar sua empresa em uma marca deve ser sua prioridade número 1, e uma ótima estratégia de SEO irá ajudar.

Conteúdo

A importância da busca orgânica para pequenas marcas

Estabelecer uma marca forte na maior arena online e supercompetitiva alimentará sua estratégia de SEO marketing e impulsionará sua empresa para o primeiro lugar de todas as listas de pesquisa, por isso é uma espécie de ganha-ganha, se você ainda não sabe o que é SEO e para que serve clique aqui para saber mais.

Infelizmente as pequenas empresas que não têm exatamente uma marca reconhecível, o Google e outros mecanismos de pesquisa relevantes preferem apresentar marcas estabelecidas, conhecidas e otimizadas simplesmente porque fornecem melhor experiência ao usuário e mantêm o setor em crescimento.

Isso fica evidente no fato de que, se você digitar “comprar câmera de segurança” na barra de pesquisa, é mais provável que retorne Magazine Luiza e Mercado livre no primeiro lugar da página de resultados do que, um site que é especializado no segmento como o site da “intelbras.com” ou “camerasdeseguranca.com.br”,  não se trata apenas de ser especialista no nicho ou usar palavras-chave em seu nome de domínio.

Por esse motivo, e muitos outros, é essencial que sua estratégia de SEO gire em torno da construção de uma marca forte que o mercado global conheça e ame.

o q é marketing digital

Como uma população reage a uma marca

Simplificando, as pessoas são muito mais propensas a comprar de marcas estabelecidas do que as menos conhecidas, independentemente do preço ou da qualidade oferecida.

Na verdade, é bem conhecido que as grandes marcas têm a popularidade e o reconhecimento de superfaturar seus produtos ou serviço, mesmo que eles não apenas valham muito menos, mas que você provavelmente pode encontrar a mesma coisa pela metade do preço em um site menor, aquele velho ditado, “você paga pela marca, não pelo produto”.

Se dermos a outra face à vantagem aparentemente injusta que essas marcas têm sobre a concorrência, a verdade é que as pessoas querem e precisam comprar de marcas nas quais podem confiar, o velho conhecido como autoridade.

Este fato é ainda comprovado por uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2013 que conclui: “60% dos consumidores globais com acesso à Internet preferem comprar novos produtos de uma marca conhecida em vez de mudar para uma nova marca, de acordo com um novo estudo da Nielsen”.

marketing digital como funciona

Caso você seja um empreendedor iniciante, empenhado em se tornar uma grande potência no mundo dos negócios moderno, isso significa que você precisa se concentrar em estabelecer uma identidade de marca confiável, relacionável e relevante que não apenas reflita nos corações e mentes de seu público, mas isso o considerará o vencedor do jogo de busca orgânica.

Mesmo que você não fique em primeiro, mas em segundo ou terceiro lugar, ainda assim você aumentará seu CTR (Click Through Rate) ou Taxa de cliques, esse é o poder de uma boa marca e estratégia de SEO.

Por exemplo, você precisa de uma empresa de contabilidade, a contabilizei é muito conhecida no mundo online por ser uma contabilidade descomplicada e sem burocracia, de fato, a empresa se tornou uma marca forte ao longo dos anos.

Digamos que você procure alguns escritórios de contabilidade e o primeiro link seja algum site que você não conhece, e a segunda ou terceira opção no momento é a contabilizei? Em qual link você está mais propenso a clicar primeiro? Exatamente, agora vamos passar para como o Google favorece a marca.

Como o Google apresenta marcas com identidade

Com a introdução do recurso de autossugestão que sugere o site de uma marca antes mesmo de você terminar de digitar, ao fato de que as marcas hoje ocupam uma porção muito maior de sua página de resultados de pesquisa, complementada por trechos do mesmo site, tudo isso torna mais fácil para as empresas estabelecidas dominar o jogo online. E, fortemente, para que marcas menos estabelecidas acompanhem.

Em 2010, quando o Google anunciou que estava introduzindo os resultados de pesquisa estendidos para marcas, os profissionais de marketing digital sabiam que as grandes marcas e aquelas que têm reputação no setor inevitavelmente teriam uma classificação mais alta do que suas contrapartes menores.

Avanço rápido para o tempo presente, e os mecanismos de pesquisa estão tentando influenciar diretamente seu comportamento, sugerindo um link direto do site de uma marca que atenda suas necessidades e que tenha grande fluxo de cliques e usuários. Não é preciso dizer que esse é um recurso do qual você definitivamente tem que fazer parte.

O papel do ótimo conteúdo no reconhecimento da marca

Não importa se você é um novato no jogo de marketing digital, ou se você administra um negócio moderno há anos, você deve saber que sem ótimo conteúdo focado no usuário em seu site, você não pode esperar alcançar seus objetivos de SEO de longo prazo. Afinal, o conteúdo é rei no mundo online e, como tal, comanda o crescimento da sua marca de muitas maneiras.

Uma delas é, claro, a otimização e criação de conteúdo para públicos e mecanismos de busca relevantes. O jogo de SEO tornou-se mais refinado e heterogêneo ao longo dos anos, e hoje em dia apenas um profissional especialista em SEO competente pode oferecer estratégias de SEO para blog focado no conteúdo abrangente que pode colocar sua marca no mapa e, mais importante, no primeiro lugar no Google.

Afinal, não se trata apenas de escrever postagens em blog e esperar que as pessoas as leiam, trata-se de disseminar essas histórias no mundo digital para envolver seu público e atraí-los para experimentar sua marca por tudo o que vale.

Então, como seu conteúdo e estratégia e SEO site se relacionam? Em suma, eles constroem a visibilidade, o reconhecimento, a identidade e a confiabilidade da sua marca na arena excessivamente competitiva.

Ao criar conteúdo “top” regularmente, perfeitamente otimizado para o posicionamento SERP, você pode não apenas atrair o público com histórias encantadoras, mas também ter certeza de que seu conteúdo ecoará em todo o setor.

como trabalhar com marketing digital

Construindo sua marca em 6 passos cruciais

A construção de marca é uma forma de arte específica que exige pesquisa de mercado completa, brainstorming e planejamento criativos, conhecimento técnico e narrativa rigorosa para criar um pacote completo e irresistível pelo qual o público simplesmente se apaixonará. Aqui está o que você precisa fazer para uma boa estratégia de SEO exemplos:

Faça uma declaração com recursos visuais e UX

As primeiras impressões são mais importantes e, sim, as pessoas julgam um livro pela capa. Não apenas sua apresentação online precisa ter um design estético que capture a atenção de seus visitantes instantaneamente, mas também precisa oferecer uma experiência inigualável ao usuário desde o momento em que eles colocam os olhos em sua primeira mensagem.

Inútil será dizer que deve ser algo que ofereça valor e incentive o visitante a ficar e continuar rolando.

  • Comece criando um logotipo exclusivo que estabelecerá as bases para toda a sua identidade visual e permitirá que seu conteúdo retrate totalmente sua marca da melhor maneira possível mais tarde;
  • Em seguida, construa sua identidade visual com a ajuda de um esquema de cores limpo, conciso e geralmente positivo;
  • Depois de ter o logotipo e um esquema de cores complementares, você pode trabalhar na experiência do usuário maximizando a velocidade de carregamento do seu site. Faça isso compactando e cortando imagens, desativando plug-ins inúteis em caso de utilização de wordpress, use HTTPS para segurança e UX geral e aproveitando o cache do navegador para sua vantagem;
  • Aumente a experiência do usuário e, finalmente, as conversões corrigindo todos os links quebrados;
  • Otimize para dispositivos móveis criando páginas AMP.

Agora que você tem seus visuais no lugar e seu site está otimizado em termos de desempenho e experiência do usuário, é hora de passar para o conteúdo e SEO.

Concentre-se na narrativa envolvente

Dado o fato de que o conteúdo reina no supremo universo online, é importante que seu conteúdo seja:

  • Atraente o suficiente para capturar os períodos de atenção cada vez menores do público moderno;
  • Relevante para sua marca, bem como para sua demografia e capaz de fornecer informações concretas que ofereçam valor real;
  • Capaz de contar uma história envolvente que manterá o leitor interessado, transformando seus visitantes em seguidores da marca ao longo da vida e clientes pagantes;
  • Oferecendo valor real e uma solução abrangente para seus problemas;
  • Otimizado para motores de busca para colocar seu site no mapa conhecido.
growth hacker

Crie conteúdo com SEO em mente

SEO é a espinha dorsal de todos os seus esforços online, e você não pode esperar impulsionar sua estratégia de SEO se ela não se tornar uma parte obscura do seu processo de criação de conteúdo.

Ao combinar SEO com conteúdo perfeito, você pode colocar sua marca na frente de um público global, envolvê-los com uma narrativa respeitada e estabelecer sua marca como líder do setor.

Para conseguir isso, você deve escolher suas palavras-chave de nicho e personalizar o conteúdo em torno delas para obter o máximo efeito. Isso está diretamente relacionado ao fato de que você precisa escolher seu nicho ideal e construir sua marca para se tornar a principal autoridade nesse nicho.

Agora você pode encontrar as palavras-chave de cauda longa relevantes e criar conteúdo informativo com um tom de voz exclusivo que as pessoas associarão imediatamente à sua marca.

Isso não apenas lhe dará exposição, mas também criará uma identidade de marca distinta que o público global certamente conhecerá e amará sua marca.

Diversifique seu pool de conteúdo

O conteúdo vem em uma variedade de formas, e seria uma pena se você não aproveitasse outros tipos de conteúdo para estender o alcance da sua marca e atrair um público mais amplo. Além disso, diversificando seu pool de conteúdo, você tornará seu conteúdo (SEO) compartilhável em todas as plataformas de mídia social relevantes. Viu como tudo se encaixa?

Considere os seguintes tipos de conteúdo para sua presença online e estratégia de SEO:

  • Vídeos criativos da marca;
  • Vídeos explicativos;
  • Vídeos promocionais;
  • Infográficos informativos;
  • Imagens envolventes;
  • Podcasts informativos;
  • Eventos ao vivo e questionários.
growth hacker marketing by ryan holiday

Domine o jogo de mídia social

Por último, mas não menos importante, é significativo entender o tamanho do universo de mídia social em constante crescimento e o potencial de evolução que ela oferece a todas as marcas que aproveitam a mídia social a seu favor. Dado o fato de que existem cerca de três bilhões de pessoas que usam mídias sociais diariamente, você deseja usar seu site e conteúdo otimizados para obter melhor exposição em todos os canais relevantes e direcionar o tráfego para seu site incrível.

estratégia de marketing no instagram

Para conseguir isso, concentre-se em:

Analise seus resultados

Compreender e monitorar seu sucesso é uma das partes mais importantes do marketing principalmente no digital onde conseguimos mensurar todas ações.

Analisar os resultados de diferentes esforços de marketing permitirá que você entenda quais técnicas funcionam e quais não funcionam, para que você possa melhorar sua estratégia de SEO no futuro.

O Google Analytics é uma ótima plataforma para entender uma tonelada de dados sobre o desempenho do seu conteúdo online.

Você pode ver quais partes de conteúdo estão trazendo mais tráfego e por quais canais, ver mapas de onde seus clientes estão entrando em seu site e até saber quais usuários estão clicando em seu site.

Use essas informações para determinar quais tipos de conteúdo são mais valiosos para seus objetivos e adote uma abordagem orientada por dados para selecionar novos tópicos.

Conclusão

Branding é o nome do jogo em todos os aspectos dos negócios modernos, especialmente quando você está tentando construir uma estratégia de conteúdo abrangente que colocará sua empresa no mapa on-line e aumentará o reconhecimento da marca no setor.

Para esse fim, concentre-se em criar um ótimo site e criar conteúdo atraente e otimizado para públicos e mecanismos de pesquisa que o levarão ao topo de todas as listas de pesquisa.

Você precisa de ajuda para criar estratégia de SEO para sua empresa? Clique abaixo

Tenho todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo a promover sua marca com sucesso, aumentando o reconhecimento de sua marca através de estratégias de SEO, independentemente do tipo de negócio que você tenha.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Pronto para falar comigo sobre seu marketing?