SEO – Search Engine Optimization | 6 MINUTOS PARA LER

Por que você precisa investir na busca orgânica: o básico de SEO

Busca orgânica

A busca orgânica nos motores de busca é adequada para a maioria das empresas, oferecendo seus produtos ou serviços através da Internet. Essa é uma maneira eficaz de se enraizar nos resultados de pesquisa por um longo tempo e aumentar constantemente o número de visitantes em seu site, lembrando que existem dois tipos de buscas, busca orgânica e busca paga, continue lendo e venha descobrir esse universo.

Conteúdo

O que é busca orgânica?

Busca orgânica ou apenas SEO que significa Search Engine Optimization. Em palavras simples, é um conjunto de ações para otimização interna e externa que visa aumentar a posição de um site nos resultados de busca.

Isso não é apenas construir muitos links vindos de outros sites ou criar conteúdo útil. Para que seu site seja bem classificado pelos mecanismos de pesquisa, você precisa trabalhar nele de forma complexa.

Um site não faz sentido nenhum sem sua promoção. Sem otimização da busca orgânica no Google ou demais buscadores, o atendimento do recurso será muito baixo ou completamente zero, a menos que outros métodos de atração de tráfego estejam envolvidos, como publicidade paga no Google, Facebook etc.

A busca orgânica marketing é adequada para todos que vão ou já estão vendendo produtos ou serviço pela Internet, procurando clientes e parceiros, etc.

Faz sentido fazer essa promoção de site se:

  • Seu produto está em demanda entre um grande público;
  • Sua empresa tem concorrentes online;
  • Você está pronto para esperar pelos resultados por pelo menos alguns meses;
  • Você está procurando uma maneira relativamente barata, mas eficaz e confiável de atrair tráfego constantemente;
  • Você está pronto para investir tempo e dinheiro em seu site, constantemente desenvolvê-lo e melhorá-lo;
  • Você planeja permanecer no mercado dentro do seu nicho ou expandir ao longo do tempo.

Para obter um efeito rápido, a otimização de SEO não é adequada para você. Ela é projetada para um efeito duradouro. Você pode ver os primeiros resultados depois de iniciar o trabalho de promoção não antes de 3-6 meses, por isso a importância do planejamento estratégico de Busca orgânica.

seo in google

Crescer a busca orgânica, o que inclui no SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa e a publicidade de sites estão em constante evolução. Os algoritmos de classificação estão sendo aprimorados, novos serviços de análise e rastreamento estão sendo desenvolvidos.

Por exemplo, há alguns anos, construir links externos em massa era considerado o passo mais importante. Vale a pena focar na otimização interna e na seleção externa dos doadores com base no princípio de “melhor qualidade do que quantidade”.

A qualidade dos sites doadores, famoso backlink, é essencial hoje em dia, pois influencia suas classificações na SERP (página de resultados de pesquisa dos buscadores). Felizmente, existem serviços especiais que ajudam você a encontrar os sites mais adequados para a construção de links externos.

A promoção de sites de SEO nos mecanismos de pesquisa inclui três áreas principais: otimização externa, interna e análise. Cada direção consiste em diferentes ações que precisam ser executadas em uma determinada sequência. 

Fases da promoção

Análise de um nicho e auditoria de concorrentes

É necessário estudar sites de assuntos semelhantes, que estão em altas posições. Preste atenção na estrutura, usabilidade, número de backlink, atendimento, idade, publicidade nas redes sociais. Nesta etapa, você aprenderá quais métodos de otimização são eficazes entre seus principais concorrentes.

Paralelamente, é preciso analisar o nicho como um todo. Onde devemos esperar o máximo de tráfego, quais canais adicionais devo usar? Para analisar os concorrentes, você pode usar a extensão do Google chrome SEO Minion, Similarweb ou até mesmo Semrush ou software de serviços semelhantes.

Auditoria técnica do site

Se o recurso já existir dentro da sua empresa, você precisa verificar seu status atual e avaliar o progresso do período anterior. Se não houver histórico de otimização, conecte o site às ferramentas de análise da web (Google Analytics, Google Search Console).

Nesta fase, você deve analisar a posição atual do site, o número de palavras-chaves usadas, as fontes de tráfego (se houver).

Também é necessário verificar se há erros técnicos no site, determinar a velocidade de carregamento da página, descobrir de onde vem o tráfego do mecanismo de pesquisa, se existem violações graves que podem retardar seu marketing no seu site, por isso da importância da gestão da otimização de Sites.

Compilação do núcleo semântico

Selecionar o número máximo de palavras-chave relevantes ajuda a aumentar o fluxo de visitantes (tráfego). Não há um número ideal de consultas-chave; para cada projeto, eles são selecionados individualmente.

Você pode construir um núcleo semântico usando Google Search console em conjunto com o site sinônimos como ferramentas gratuitas ou semrush e ubersugest com ferramentas pagas.

Desenvolvimento da estrutura do site

Dependendo do núcleo montado, você precisa criar ou atualizar uma estrutura existente. Nesse sentido, novas seções e páginas de diretório podem ser adicionadas para que você possa aprimorar sua busca orgânica.

Preenchendo páginas com conteúdo

Deve ser único e tão útil quanto possível para os visitantes. Além disso, cada página deve ser direcionada para uma palavra-chave específica ou grupo de solicitações.

Também é importante adicionar título, metatags de descrição, títulos H1 – H6 a cada página e criar trechos atraentes. Para fazer isso, é desejável usar microdados.

Ligação interna

Se você tiver um conteúdo textual e gráfico, você deve adicionar links que levem às páginas internas do site para aumentar o tempo gasto pelo usuário no site e a profundidade de visualização.

Otimização externa

Nesta fase, é necessário traçar um plano para o recebimento gradual de links de sites doadores que sejam pré-testados quanto à credibilidade.

Hoje em dia, a regra “quanto mais links externos, melhor” não se aplica. Em termos de otimização externa, é necessário indicar os nomes das fontes, um texto de referência próxima e o número de links necessários para divulgação mensalmente.

Você pode descobrir os melhores doadores usando a análise da concorrência. Também é recomendado o uso de diretórios de empresas e sites, fóruns e agregadores como fontes gratuitas.

Promoção nas redes sociais

Criando grupos e perfis, um canal de vídeo aumenta o reconhecimento do seu site, marca, produto, e indiretamente ajuda na promoção nos buscadores.

Paralelamente a essas ações, é importante acompanhar as novas tendências de promoção, conhecer novas ferramentas, conhecer novidades em um nicho temático e acompanhar os concorrentes. Compile relatórios regularmente e acompanhe a tendência do site. É permitido realizar experimentos, testes, pesquisas entre os visitantes.

A distribuição percentual das ações de otimização se parece com isto:

resultado de pesquisa

Para descobrir os conceitos básicos de SEO, leia a ajuda oficial dos mecanismos de pesquisa, recomendações de fontes confiáveis, postagens em blogs populares e notícias. Para um início bem-sucedido da promoção, é aconselhável fazer cursos de busca orgânica que o ajudarão a entender melhor a terminologia, aprender os passos básicos e as ações necessárias.

Conclusão

A otimização de sites para mecanismos de busca consiste em várias etapas. A maioria é realizada internamente, mas também é importante atrair tráfego de fontes externas.

Paralelamente, é necessário analisar as ações já concluídas e planejar trabalhos futuros de promoção. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão sendo constantemente aprimorados e complementados. Por isso, é importante acompanhar as novidades e tendências de otimização de SEO.

Você pode promover qualquer site que venda bens, serviços ou forneça informações úteis aos usuários.

Antes de começar a trabalhar para aumentar as posições nos resultados, é necessário realizar uma análise minuciosa de SEO do site, bem como examinar os concorrentes, seu nicho temático. Quaisquer ações devem ocorrer de acordo com o plano e suas metas de marketing digital.

Para saber mais sobre os fundamentos da otimização de mecanismos de busca, é recomendável que você faça um treinamento de busca orgânica com um especialista.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Pronto para falar comigo sobre seu marketing?