Marketing de conteúdo | 8 MINUTOS PARA LER

Produção de conteúdo: entenda como criar uma estratégia de sucesso

produção de conteúdo

Você provavelmente já percebeu que o termo “produção de conteúdo” tem sido muito falado no universo das marcas. Isso porque, é um dos principais pilares do Marketing Digital e muito utilizado pelas empresas na sua comunicação.

Mas afinal, o que faz dessa ferramenta tão persuasiva? Oferecer conteúdo relevante e de qualidade ao seu público colabora para a construção de um relacionamento duradouro e rentável com os clientes.

Para criar esses materiais é necessário estratégia e planejamento, trata-se de um processo que exige dedicação. Entenda mais sobre o que é e como aplicar a produção de conteúdo no seu negócio, a seguir:

Conteúdo

O que é produção de conteúdo?

O termo produção de conteúdo está relacionado a criação de materiais de diferentes formatos para atrair e atingir o público-alvo. Eles podem ser vídeos, imagens, textos, infográficos, áudios ou demais meios de conversar com os consumidores.

Esse assunto está em alta, pois as empresas que investem no marketing digital, estão mais atentas à importância de aplicar também o marketing de conteúdo dentro da comunicação.

Porém, para que as marcas obtenham resultados efetivos, essa produção precisa ser estratégica. Não se trata apenas de oferecer qualquer conteúdo irrelevante ou o que está na moda, é preciso planejamento.

Além disso, a escolha do formato e da plataforma em que será inserido é fundamental para atingir os objetivos. Por isso, deve ser alinhado ao que melhor conversa com o público.

Qual a importância de investir na produção de conteúdo?

A antiga forma de fazer marketing já não entrega mais os mesmos resultados. Isso porque, além do alto custo de aplicação, a abordagem invasiva que interrompe a rotina do público não colabora para a imagem da marca.

Por esse motivo, o marketing digital se tornou famoso no planejamento das empresas, uma forma de atingir os objetivos de comunicação gastando menos e criando um relacionamento saudável com o cliente.

Dentro do digital, existem várias vertentes que colaboram para a construção e reconhecimento de uma marca, uma das principais é a produção de conteúdo. Ou seja, oferecer materiais relevantes ao seu público-alvo.

Pesquisas indicam que os consumidores estão cada vez mais ativos nos processos de compra, muitas vezes são eles que vão atrás das marcas. Por isso, é essencial estar preparado para recebê-los.

Vale ressaltar que, para alcançar resultados positivos no marketing de conteúdo é preciso conhecer o seu público-alvo, assim como as plataformas em que ele está inserido. Mas isso você vai entender melhor ao longo do texto.

Passo a passo da produção de conteúdo

A criação de conteúdo para as mídias sociais exige planejamento e alguns cuidados para que a qualidade não se perca no caminho. Afinal, de nada adianta um material que não é interessante para o consumidor.

Por isso, separamos as principais etapas da produção de conteúdo para o seu negócio colocar em prática essa ferramenta:

o que é produção de conteúdo

1. Desenvolvimento da pauta

O primeiro passo para começar a produção de conteúdo, seja para as redes sociais ou seja para um blog, é levantar a pauta. Ou seja, o tipo de material a ser criado e qual o assunto abordado.

Para isso é necessário conhecer o seu público-alvo além de dados demográficos, mas os seus hábitos diários, interesses e desejos. Assim como também deve-se alinhar aos objetivos da empresa no momento.

Com essas informações em mãos, será mais fácil definir se produzirá um vídeo, texto ou áudio, por exemplo. A linguagem utilizada, o tom de fala e as palavras-chaves também são selecionadas nesta etapa.

2. Pesquisa e storytelling

Definida a pauta, é hora de iniciar as pesquisas para produzir um conteúdo com dados concretos e verdadeiros. Fazer um material sem qualidade pode ser mais prejudicial do que não fazer nenhum.

Por isso, essa etapa é fundamental para atingir resultados positivos. Depois de coletar as informações, a dica é organizar as ideias para criar uma sequência que faça sentido.

Além disso, fazer um rascunho do conteúdo pode ser uma opção para encontrar os ajustes necessários. Peça para outra pessoa ler o resumo do material produzido e escute as críticas.

3. Criação do conteúdo

Os processos anteriores levam até a parte principal: a criação do conteúdo de fato. Com a pauta em mãos e pesquisas feitas, é preciso agora desenvolver por completo o material que vai oferecer ao público.

Nessa etapa, a qualidade deve ser garantida. Importante pensar na argumentação dos textos, captação perfeita de imagens ou áudios, edição refinada dos vídeos, entre outros fatores que envolvem a produção.

Além disso, a linguagem deve conversar com o consumidor, isso é fundamental para que os materiais criados não sejam apenas “bem feitos”, mas o mais personalizado possível.

4. Revisão e publicação

Por fim, com os conteúdos prontos para finalizar o processo, a dica é fazer uma revisão. Analisando se há algum erro a ser corrigido, assim como ajustes que podem melhorar ainda mais a qualidade.

Muitas pessoas pulam esse passo e vão direto para a publicação, porém não é o correto. Erros de gramática, por exemplo, podem rebaixar o conteúdo no ranking dos mecanismos de busca.

Com a produção refinada, então sim chegamos a publicação. É importante que a plataforma, os horários e dias sejam traçados já no planejamento facilitando o processo.

Como implementar a produção de conteúdo na sua empresa?

Depois de conhecer todos os benefícios dessa ferramenta, você precisa entender como aplicar a criação de conteúdo na comunicação do seu negócio. Independente de qual segmento ele seja, ela faz diferença na conquista dos seus objetivos.

Mas afinal, o que fazer se o gestor da marca não tiver experiência nesse tipo de produção? A recomendação é contratar algum profissional especializado para criar conteúdo de qualidade. Veja as opções:

Contratar um profissional interno

A primeira opção é contratar um ou mais profissionais de produção de conteúdo para trabalhar internamente na empresa, ou seja, fazer parte da sua equipe de funcionários.

A função desses colaboradores é atualizar as redes sociais e demais plataformas onde a empresa está presente com materiais relevantes ao público-alvo. É uma tarefa que exige diversas habilidades e por isso é preciso pensar na contratação.

Na hora de montar seu time de produção de conteúdo, lembre das estratégias traçadas e do tipo de material que deseja criar. Selecionando então, profissionais de variadas especialidades, por exemplo, edição de vídeo, design e redação.

Contratar uma empresa terceirizada

Outra forma de implementar a ferramenta na comunicação da sua marca é por meio da contratação de uma empresa especializada em produção de conteúdo. Existem muitas agências com esse foco devido a alta demanda.

Essa opção de terceirização do serviço é ideal para quem não deseja ter que arcar com mais responsabilidades além das suas tarefas principais. As empresas de conteúdo é que vão cuidar de toda a criação, encaixando nas suas estratégias.

Além disso, a contratação especializada pode garantir mais qualidade nos conteúdos e com isso resultados mais efetivos na busca de suas metas. O custo-benefício é o que se destaca.

Baixo custo de aquisição de cliente

Quem trabalha na gestão de um negócio, seja qual for o segmento, sabe os custos que envolvem a aquisição de um cliente. Ou seja, conquistar o potencial consumidor para de fato comprar o seu produto ou serviço.

Com o CRO esse custo é menor, visto que, será utilizado um conjunto único de estratégias para converter o máximo possível de clientes. Quando unido a outras ações do marketing pode resultar em resultados ainda melhores.

Marketing digital

Mesclar as duas opções

Se você gostou das duas formas de implementar a produção de conteúdo e ficou na dúvida, não se preocupe, é possível mesclar as contratações. Ou seja, ter um profissional interno na equipe, mas o apoio também de uma empresa especializada.

Dessa forma, o profissional interno fica responsável por traçar as estratégias e demandas de conteúdo da marca. Pois, quem melhor conhece as necessidades e objetivos do seu negócio são as pessoas da sua equipe.

E então, a empresa contratada tem a função de executar os materiais com a máxima qualidade. Unir as duas opções pode oferecer muitas vantagens, mas acaba sendo um custo maior, por isso o gestor deve avaliar.

Como se manter consistente na produção de conteúdo?

Essa ferramenta é uma das preferidas no Marketing Digital devido ao seu potencial de entregar bons retornos mesmo com um custo menor de aplicação do que outras estratégias.

Porém, para usufruir de todos os benefícios da produção de conteúdo é preciso constância, não basta publicar um texto uma vez ou outra, de forma aleatória e sem planejamento.

Logo, a estratégia precisa ser muito bem alinhada com os objetivos da empresa, assim como a frequência de postagens e as pautas de criação. O público-alvo deve ter sempre um conteúdo novo para consumir quando deseja.

Lembrando ainda que, a marca deve estar presente nas redes sociais e plataformas mais usadas pelos seus clientes. Assim como os assuntos precisam ser de interesse desse público para que realmente haja engajamento.

Conclusão

Diante de tudo aqui abordado ficou evidente a importância de investir na criação de conteúdo. Mas mais que isso, se dedicar a produzir materiais de fato relevantes e que vão atingir os objetivos da sua empresa.

A contratação de agências ou profissionais especializados é a melhor opção para que o trabalho não seja amador e traga os resultados esperados. Lembrando que os conteúdos podem exigir mais habilidades e por isso o ideal é uma equipe completa.

Agora que você já tirou suas principais dúvidas, é hora de colocar em prática as informações que aprendeu aqui e implementar essa ferramenta na comunicação do seu negócio!

Seja para criação de estratégia para sua marca, gestão de equipe ou criação do seu conteúdo, eu, Cleverson de Almeida posso te ajudar com seu marketing digital. Clique abaixo e vamos iniciar uma conversar.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter