Publicidade Paga | 7 MINUTOS PARA LER

SEO e Google Ads: qual você deve usar?

SEO e Google Ads: qual você deve usar?

Muitos profissionais de marketing usam métodos de marketing como otimização de mecanismo de pesquisa – SEO e Google Ads para ajudar a direcionar tráfego e leads para seus negócios.

Muitas empresas não sabem quais estratégias trarão os melhores resultados ao planejar uma campanha de marketing pela primeira vez. Quando você analisa o SEO versus o Google Ads, pode se perguntar qual é o melhor para o seu negócio.

Neste post, veremos o debate entre SEO e Google Ads para ajudar você a escolher qual estratégia é melhor para sua empresa. Para se manter atualizado sobre as informações mais recentes sobre SEO e Google Ads, assine a newsletter!

Conteúdo

O que é SEO?

SEO envolve otimizar seu site e seu conteúdo para que ele apareça mais alto na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Uma maneira rápida de ver o status de SEO gratuitamente é inserir sua URL aqui para uma auditoria feita e enviada pelo Cleverson de Almeida até 30min após a solicitação.

Sempre que os usuários realizam uma pesquisa, o mecanismo de pesquisa combina sua consulta com as páginas da web relevantes. Para ajudar sua página a aparecer em resultados de pesquisa relevantes, você deve usar técnicas de otimização, como integração de palavras-chave e links internos. Uma página bem otimizada gerará tráfego para seu site, o que aumentará suas conversões e vendas.

O Google determina sua classificação com base em vários fatores, incluindo:

  • Seleção de palavras-chave: para ajudar sua empresa a classificar nos resultados de pesquisa corretos, você precisa escolher palavras-chave relevantes para sua página. O Google classifica sua página com base nas palavras-chave selecionadas, portanto, convém usar palavras-chave relacionadas ao tópico de sua página para ajudá-lo a aparecer e classificar em consultas relevantes.
  • Qualidade do conteúdo: o Google quer direcionar os usuários para conteúdo de alta qualidade que forneça as informações de que precisam. Quando você tem conteúdo longo e informativo, é mais provável que o Google classifique seu site mais alto nos resultados de pesquisa.

Um conteúdo longo e de alta qualidade manterá os usuários em seu site por mais tempo, aumentando o engajamento e enviando sinais positivos ao Google sobre sua página.

  • Segurança do site: a segurança e a privacidade das informações pessoais são preocupações crescentes para os navegadores da Internet, e o Google percebeu, por isso é importante criptografar as informações em seu site usando um certificado SSL. O Google classifica sites seguros em relação a sites não seguros, por isso é importante que você adquira um certificado SSL.
  • Experiência do usuário (UX): o Google quer promover sites que ofereçam uma experiência positiva. Você deve se concentrar em melhorar a experiência do usuário em seu site, para que os leads permaneçam nele por mais tempo e ajudem a melhorar sua classificação.

Alguns recursos de UX incluem navegação fácil, títulos e marcadores no conteúdo e imagens e vídeos envolventes.

  • Compatibilidade com dispositivos móveis: o Google vem promovendo o design responsivo nos últimos anos devido ao aumento da navegação na web móvel. O design responsivo é importante porque ajuda os usuários a visualizar seu site em qualquer dispositivo. Desde que o Google mudou para um sistema de indexação mobile-first, você precisa ter um site otimizado para celular para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa.
  • Velocidade da página: os usuários desejam informações rápidas, portanto, se você tiver um site de carregamento lento, não terá uma classificação tão boa nos resultados da pesquisa.

Seu site precisa carregar rapidamente ou os usuários provavelmente sairão da sua página, o que prejudicará sua classificação.

Uma campanha de SEO permite que você aumente a experiência, a autoridade e a confiança (EAT) do seu site por meio da criação de conteúdo, otimização e melhoria da experiência do usuário.

Se você quer saber mais sobre SEO – Search Engine Optimization separamos dois conteúdos abaixo para você.

O que são anúncios do Google?

O Google Ads, anteriormente conhecido como Google Adwords, é uma plataforma de publicidade de pagamento por clique (PPC) que permite aos profissionais de marketing alcançarem leads interessados. Os anúncios PPC aparecem em várias formas, incluindo:

Anúncios de pesquisa: esses anúncios de texto aparecem na parte superior das SERPs, acima das listagens orgânicas. Embora esses anúncios sejam semelhantes às listagens de pesquisa orgânica, eles têm a tag “anúncio” para ajudar a diferenciá-los das listagens orgânicas.

Anuúncios em publicidade paga

Anúncios do Google Shopping: esses anúncios aparecem em formato de carrossel na parte superior das SERPs com imagens de produtos de diferentes marcas.

Essas listagens também incluem preços, para que os usuários possam comparar.

Google shop

Anúncios na rede display: esse tipo de anúncio tem a aparência de banner, podendo ser animado, com som ou imagens, e é exibido em sites, blogs, páginas de notícias ou aplicativos parceiros do Google.

Ele permite mais interatividade e é muito utilizado para fortalecimento de branding – a gestão de marca.

especialista em Anúncios na rede display

Anúncios no Youtube: Você já percebeu como os anúncios no YouTube estão cada vez mais presentes? São aqueles anúncios que atrapalham seu vídeo ou aparece em pesquisa ou até mesmo antes de iniciar seu vídeo.

Pois é, esse formato tem grande potencial para atrair consumidores.

PPC in Brazil

Anúncios para aplicativo: se seu negócio tem um aplicativo e você deseja que ele esteja em mais dispositivos móveis, esse é o caminho.

Esse tipo de anúncio busca gerar mais downloads do seu aplicativo, ele é exibido para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play, Discover e outros apps.

Anúncios de Remarketing: remarketing são aqueles anúncios gerados em decorrência de uma visita anterior em seu site em que você não concluiu a compra ou que entrou para verificar um conteúdo.

Esse tipo de publicidade é uma maneira eficiente de fazer com que aquele consumidor potencial não esqueça o produto ou serviço até mesmo da sua marca, e que volte a interagir com sua empresa.

Com o PPC, você paga apenas quando os usuários clicam em seu anúncio, tornando o Google Ads uma opção mais econômica do que a maioria dos métodos tradicionais de publicidade, como anúncios de rádio, televisão ou jornal. Os anúncios de publicidade paga operam em um sistema de lances.

Você faz lances para palavras-chave que deseja usar para seus anúncios. O valor do lance é o máximo que você deseja pagar quando alguém clica no seu anúncio. Quando você faz um lance em uma palavra-chave, seu anúncio aparecerá nos resultados de pesquisa dessa palavra-chave.

Seu posicionamento é influenciado por seu lance e índice de qualidade, enquanto a frequência de seu anúncio depende de seu orçamento.

SEO e Google Ads

SEO e Google Ads se concentram em ajudar você a aumentar o tráfego relevante para seu site e ganhar mais leads que convertem. Embora esses métodos ajudem sua empresa a crescer on-line, eles diferem muito. Vamos dar uma olhada em SEO x Google Ads para ver como essas estratégias se comparam:

SEO x Google Ads

SEO – Busca orgânica e Google Ads oferecem algo único para o seu negócio.

Qual é melhor, Google Ads ou SEO?

Se SEO x Google Ads é melhor para sua campanha de marketing depende dos objetivos da sua empresa.

Anúncios do Google

O Google Ads funciona melhor para empresas que se concentram em leads e vendas. Essa estratégia é melhor para empresas que desejam ver resultados imediatos e poder monitorar seus esforços assim que lançam uma campanha.

SEO

O SEO funciona melhor se você deseja gerar um fluxo constante de tráfego ao longo do tempo ou aumentar o reconhecimento da marca. Essa estratégia ajuda mais pessoas a encontrar sua marca e aprender sobre ela.

Com um pouco de tempo e esforço, você pode otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa e ajudar sua empresa a gerar mais tráfego.

Como SEO e Google Ads funcionam juntos

Embora SEO vs. PPC seja um debate violento entre profissionais de marketing de qual é melhor para ajudar as empresas a decidir qual estratégia focar, é melhor usar essas estratégias juntas.

A maioria dos profissionais de marketing recomenda usar uma combinação de SEO e Google Ads em sua campanha de marketing para ajudar a aumentar a exposição e os leads ao seu site.

Ambos os métodos aumentam sua visibilidade nas SERPs, portanto, usá-los em sua estratégia de marketing digital maximizará o potencial online da sua marca. Quando você usa anúncios de SEO e PPC juntos, você pode:

Aumentar a visibilidade da sua marca: os anúncios de SEO e PPC dobram a visibilidade que você pode obter na pesquisa.

Tanto seu resultado orgânico quanto um anúncio PPC aumentam o número de oportunidades que os pesquisadores têm para visitar sua página.

Aumento de tráfego: Usar SEO e PPC juntos oferece as melhores chances de ganhar tráfego valioso. O PPC ajuda você a ganhar tráfego rapidamente e você pode começar a atrair leads assim que lançar seu anúncio. Quando você adiciona SEO, você começa a atrair tráfego de longo prazo.

O uso de ambas as estratégias permite que você tenha o melhor tráfego de longo e curto prazo.

Usar palavras-chave de publicidade paga para otimizar o SEO: usar o Google Ads para alavancar as mesmas palavras-chave que você segmenta com SEO significa mais exposição para essas palavras-chave. Além disso, testar palavras-chave usando anúncios PPC pode ajudá-lo a descobrir quais palavras-chave serão mais eficazes para sua campanha de SEO.

Aumente o tráfego com estratégia e resultados comprovados!

Agora que você sabe a resposta para anúncios de SEO e PPC: Investir em SEO e anúncios do Google ajudará você a expandir sua empresa on-line. Pronto para começar? Eu, Cleverson de Almeida posso ajudar!

Se você deseja gerar leads, pode me consultar. Nos últimos cinco anos, gerei mais de 7,8 milhões de leads e R$3 milhões em receita para meus clientes.

Como um Google Premier Partner, você pode contar comigo para ajudá-lo a impulsionar campanhas de anúncios de SEO e publicidade paga bem-sucedidas. Se você deseja começar a expandir seus negócios on-line, entre em comigo clicando abaixo.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter