SEO – Search Engine Optimization | 13 MINUTOS PARA LER

SEO YouTube: entenda o que é, para que serve e como aplicar

seo youtube

O YouTube é a principal plataforma de vídeos na internet. Sucesso no mundo todo, a rede costuma ser muito assertiva na entrega de resultados aos usuários que buscam diversos tipos de conteúdo todos os dias.

Isso é possível graças ao algoritmo inteligente desenvolvido para identificar e organizar os vídeos de acordo com a qualidade oferecida. Logo, ocupar as primeiras opções de sugestão da plataforma exige algumas estratégias de marketing.

Essas estratégias são desenvolvidas por meio de técnicas de SEO o famoso SEO Youtube, uma ferramenta muito popular para as marcas e que tem ganhado força entre os criadores de conteúdo do YouTube.

Quer aprender como posicionar um vídeo entre os primeiros colocados da plataforma? A seguir, você vai compreender do que se trata as estratégias de SEO e como usá la a favor do seu canal.

Boa leitura!

Conteúdo

O que é o SEO no YouTube?

Para compreender o que é SEO YouTube, é importante primeiro conhecer bem do que se trata a ferramenta de SEO. Por isso, antes vamos entender o conceito geral do termo e por que tem sido tão utilizado pelas empresas.

A sigla é a abreviação de “Search Engine\Optimization”, em sua tradução é uma ferramenta de otimização de pesquisa. Ou seja, um conjunto de estratégias que buscam melhor posicionar uma empresa nos mecanismos de busca.

Para desenvolver boas estratégias de SEO, os profissionais precisam trabalhar com diversos fatores, como por exemplo: design da página, programação do site, qualidade do conteúdo produzido e relacionamento virtual.

Isso porque, os mecanismos de busca posicionam as páginas de acordo com os seus algoritmos, com o objetivo de oferecer ao usuário a melhor experiência e mais assertividade na sua pesquisa.

Entre os mecanismos disponíveis, o Google é quem possui o maior share das pesquisas feitas, representando mais de 90% das buscas feitas pelo mundo todo. Isso acontece devido ao seu serviço inteligente que tanto agrada os usuários.

seo para youtube

Para manter a qualidade das buscas oferecidas pela empresa, o Google está sempre atualizando o seu algoritmo e identificando as páginas de melhor resultado. Filtrando assim, sites que contenham plágio, spams ou conteúdos impróprios.

Agora que você já sabe do que se trata a ferramenta de SEO, saiba o que é SEO para YouTube:

Engana-se quem pensa que os algoritmos inteligentes funcionam apenas nas pesquisas realizadas nos mecanismos de busca tradicionais. Na verdade, esse sistema está presente em outros lugares da internet, como as redes sociais.

Isso porque, as plataformas como as redes sociais desenvolvem seu próprio sistema de busca interna, com o objetivo de oferecer os melhores resultados aos usuários de acordo com o que eles desejam.

Assim acontece no YouTube, a rede de vídeos mais famosa do mundo. Essa plataforma conta com um share considerável nas buscas da internet. Superando mecanismos como o Yahoo! e Bing, segundo pesquisa realizada em 2017.

Isso tudo é possível porque o YouTube pertence à empresa Google desde 2006. Logo, os algoritmos inteligentes utilizados são os mesmos e oferecem a melhor experiência aos usuários da plataforma.

Como funciona o algoritmo de busca do YouTube?

Se você já fez uma busca no YouTube sabe como a rede é assertiva em entregar o resultado esperado. Mas afinal, como funciona esse algoritmo inteligente dentro da plataforma?

Na verdade, são vários os fatores considerados para que o rankeamento seja o mais próximo possível do que o usuário deseja. Podemos citar como exemplo, o histórico de navegação e histórico de pesquisas da conta.

Além disso, as estatísticas de engajamento do vídeo em si também são avaliadas pelos robôs. Ou seja, o número de visualizações, curtidas e inscritos do canal podem fazer a diferença. 

Dessa forma, toda vez que alguém digita um termo na busca do YouTube, o algoritmo vai checar todos esses pontos relevantes e aumentar as chances de que os resultados entregues sejam satisfatórios.

Por isso a importância de investir em otimização para o seu vídeo se deseja que ele seja melhor posicionado. O preenchimento de título, tags e descrição precisa ser feito com atenção e estratégia.

Viu como são vários os fatores que envolvem a experiência de usuário com a plataforma? Não é à toa que o Youtube é exigente em seus algoritmos. Quem deseja obter sucesso com seus vídeos, precisa se adequar às necessidades.

Como fazer SEO para YouTube?

Agora que ficou claro o que é a ferramenta de Search Engine Optimization, é preciso conhecer quais são as formas de utilizá-la a favor de um canal e melhorar o posicionamento dos vídeos.

Como foi possível perceber anteriormente, são vários os critérios considerados pela inteligência da plataforma para rankear os melhores resultados ao usuário. Por isso, é importante investir em boas técnicas de SEO.

Não é possível dizer que existe uma fórmula mágica para ser considerada relevante pelo Youtube, mas um conjunto de estratégias bem planejadas e executadas podem alavancar um vídeo.

Isso porque, quanto mais critérios seu vídeo cumprir, melhor será visto pelo algoritmo da plataforma e com isso, cada vez mais aumentam as chances de atingir uma boa posição nos resultados de pesquisa.

Então, para te ajudar nesse objetivo e otimizar os resultados do seu canal, separamos algumas dicas de como fazer SEO para YouTube. Confira logo abaixo:

youtube seo

Checklist SEO do YouTube

Para posicionar seu vídeo entre os primeiros colocados nos resultados de busca do YouTube, é necessário focar em estratégias inteligentes. Veja agora quais são as principais técnicas de SEO para utilizar no seu canal:

1. Pesquisa de palavras-chave

Uma das coisas mais importantes dentro das estratégias de SEO são as palavras-chaves, ou em inglês as Keywords. Elas são fundamentais tanto para o uso no YouTube, quanto para o Google em si.

Isso porque, as palavras-chave são responsáveis por identificar o tema do vídeo e associá-lo com a busca realizada pelo usuário. Logo, precisam ser pensadas com muito cuidado para alcançar o público-alvo.

Essas palavras são inseridas na hora de publicar o vídeo no Youtube. São preenchidas em campos como tag, título e descrição, assim, a plataforma obtém dados para o posicionamento dos conteúdos.

Logo, é essencial conhecer quais são as Keywords que melhor se encaixam ao conteúdo do vídeo e ao público-alvo que deseja atingir. Aumentando as chances de atrair espectadores para o canal.

Para isso, uma pesquisa de palavras-chave para SEO deve ser feita antes de tudo. É um passo que leva um tempo, mas não pode ser pulado, se não prejudica a otimização futura.

Dicas para fazer pesquisa de palavras-chave

Existem algumas formas para encontrar as palavras-chave ideais para o seu conteúdo. São ferramentas que permitem ao interessado saber quais os termos mais procurados pelos usuários da internet.

Primeiro, podemos citar o próprio mecanismo de busca Google. Ao digitar uma palavra na barra de pesquisa, ele automaticamente mostra quais as pesquisas associadas a aquela palavra mais feitas na rede.

Além da busca do Google, algumas ferramentas próprias de otimização de SEO podem ser utilizadas. Como por exemplo:

  • Hrefs;
  • KeyWord Tool;
  • SEMRush;
  • Google Trends;
  • Answer the public;
  • SERProbot;
  • Ubersuggest.

Porém, é importante lembrar que a maioria dessas ferramentas são pagas. Embora, algumas ofereçam um limite diário de pesquisas gratuitas. Para quem deseja manter a otimização de SEO, o investimento é fundamental.

2. Escolher as palavras-chave ideais

Depois de fazer a pesquisa de palavras-chave é preciso identificar quais são as melhores para então serem utilizadas no seu planejamento de otimização de SEO. Para essa escolha, alguns fatores devem ser considerados.

O primeiro pensamento que surge é de selecionar as palavras que contenham maior número de busca, afinal, assim você irá atrair mais pessoas para o seu vídeo. Embora na teoria seja verdade, na prática esse critério pode ser um erro.

Isso porque, as palavras chaves de maior volume de busca também representam maior concorrência. Logo, se o termo for utilizado por canais de grandes influências dentro da internet, as chances de posicionar seu conteúdo entre os primeiros ficam menores.

Então, qual é a melhor opção para escolher as palavras chaves? Não é regra, mas a dica, principalmente para quem está começando agora, é investir nas palavras de cauda longa.

As palavras chamadas de “cauda longa” ou no inglês “long tail”, são aquelas que não possuem um volume muito alto de pesquisas, mas que se aproximam mais do fundo do funil, sendo mais assertivas.

Dessa forma, além da concorrência pelo termo ser menor, melhorando o seu rankeamento na plataforma, ainda oferece maiores chances de conversão de público.

Como encontrar palavras-chaves de cauda longa?

Para saber como encontrar as palavras-chaves de cauda longa para o seu vídeo, você precisa primeiro entender como funciona esse processo de afunilamento de termos.

A ideia é que quanto mais genérico for a busca, maior será a concorrência. Por outro lado, quanto mais específica, menor é a concorrência e mais próxima do fundo do funil.

Para exemplificar, podemos usar o próprio tema desse conteúdo. Uma pessoa pesquisa pelo termo “Otimização de SEO”, uma palavra-chave genérica que pode abordar diversos pontos do assunto.

Agora se a pesquisa for “Otimização de SEO no Youtube” já irá reduzir o número de resultados disponíveis para essa busca. É possível deixar ainda mais restrito, por exemplo: “Otimização de SEO no Youtube canal”.

Ou seja, quanto mais específica for a palavra-chave, maior as chances de deixar seu vídeo bem posicionado. Porém, é preciso que essas palavras estejam relacionadas com o conteúdo oferecido.

3. Elaborar um título otimizado para o vídeo

Entre os campos em que se pode utilizar as palavras-chaves definidas anteriormente, está o título. Além de representar o conteúdo do vídeo, o título é um dos grandes responsáveis pelo posicionamento nas buscas.

Por isso, ele não deve ser feito de qualquer jeito, sem uma otimização de SEO. O título deve se aproximar da busca feita pelo usuário e para isso, as palavras-chaves são essenciais.

É hora de reunir todas as palavras encontradas na pesquisa e selecionar quais melhor se encaixam para representar o conteúdo oferecido, atingir o público certo e se posicionar nos primeiros resultados.

Não é uma regra elaborar o título do vídeo com as palavras-chaves exatamente iguais às identificadas nas pesquisas feitas, mas as estatísticas mostram que quanto mais semelhante, melhor desempenho com o algoritmo do YouTube.

Além disso, outro fator importante na hora de escrever o título é evitar fazer frases muito longas. De acordo com pesquisas realizadas pelo Briggsby, os melhores posicionados contam com títulos de cerca de 48 caracteres.

4. Inserir tags no vídeo

Além do título, outro campo em que as palavras-chaves são inseridas para fazer SEO no YouTube são as tags. Porém, é preciso tomar cuidado com a escolha dos marcadores de vídeo.

Isso porque, as plataformas têm desenvolvido sistemas cada vez mais inteligentes que identificam spams, ou seja, quando uma página utiliza marcadores aleatórios, que não tem relação com o conteúdo apenas para atrair volume de busca.

No YouTube, o uso de boas tags é fundamental para conseguir um bom posicionamento. São elas que vão indicar o assunto do conteúdo para a indexação na rede e também para a recomendação aos usuários de temas semelhantes.

Logo, com a utilização das palavras-chaves corretas como marcadores de vídeo, é possível atrair mais público. Esse campo permite até 120 caracteres, mas a sugestão é usar cerca de 07-08 palavras.

5. Escrever boas descrições

Outra parte essencial para garantir uma boa otimização de SEO é realizar uma descrição de vídeo de forma inteligente e não apenas para preencher o campo com palavras aleatórias.

A descrição do vídeo deve conter informações relevantes sobre o conteúdo, podendo ser mais longa e detalhada. Ao contrário do que é ideal para o título, por exemplo. No total, é possível escrever até 5 mil caracteres.

Mas por que o campo de descrição é tão importante para posicionar o vídeo nas primeiras colocações? Muitas pessoas acreditam que os usuários não leem essa parte e que por isso não faz diferença, mas não é assim que funciona.

Basicamente, na página de resultados de busca do YouTube aparecem os vídeos com um pequeno trecho da descrição abaixo. Eles servem para que os usuários possam ter noção do que o conteúdo se trata.

Dessa forma, se a descrição for boa e convidativa, aumentam as chances de cliques e com isso aumentam os pontos do dono do canal com a plataforma. Logo, ela passa a melhorar o rankeamento dos seus vídeos.

Assim como no título e nas tags, a descrição precisa conter as palavras-chaves pesquisadas e selecionadas anteriormente. Pois serve para que o YouTube identifique o conteúdo e possa indexar.

Além disso, esse campo não precisa ser usado apenas para melhor posicionar o vídeo. Mas também, pode ser uma oportunidade de convidar os usuários a se inscrever no canal ou direcioná-los a algum outro link.

6. Nomeie o arquivo corretamente

Engana-se quem pensa que as técnicas de SEO só existem na hora de publicar o vídeo, antes mesmo dessa ação já é necessário utilizar uma estratégia. O nome do arquivo deve conter a palavra-chave principal.

Isso porque, os vídeos que são nomeados dessa forma ganham pontos com o YouTube, pois ajuda a plataforma a identificar do que o conteúdo se trata e consequentemente, pode melhor posicioná-lo.

Então, tire o tempo antes de postar o vídeo para editar o código que aparece como título, escolha qual a palavra-chave principal que melhor representa o assunto do conteúdo.

digital marketing videos youtube

7. Adicione transcrições e legendas no vídeo

Outra estratégia que é válida para otimização de SEO no YouTube é fazer a transcrição do vídeo e legendar as falas. Como o algoritmo da plataforma identifica textos e não imagens, esse processo se torna essencial para ser bem visto pela rede.

Para fazer a transcrição, você deve transformar as imagens do vídeo em texto. Existem duas formas de fazer isso, a primeira é pelo próprio YouTube que disponibiliza uma ferramenta específica. Ou então, de maneira manual.

Já as legendas, ajudam os usuários a compreender as informações do vídeo sem necessariamente o uso do áudio. Além disso, serve como acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

8. Aumentar a taxa de cliques

Algo muito importante para um canal de vídeos no YouTube é conseguir atingir um bom CTR (Click Through Rate). Esse é um indicador que representa a quantidade de cliques que um vídeo recebe na página de buscas.

A taxa de cliques é um critério relevante para o algoritmo da plataforma, pois indica que os usuários que buscavam por certa palavra-chave tiveram interesse no seu vídeo, ganhando pontos com a rede e ajudando no rankeamento.

Mas como é possível aumentar o CTR? Para isso, é necessário tornar o vídeo mais atrativo aos olhos de quem procura por esse conteúdo. Como por exemplo:

  • Desenvolver um título com a palavra-chave principal;
  • Descrição inicial convidativa e interessante;
  • Thumbnail (imagem miniatura do vídeo) chamativa.

Pode-se perceber que se tratam de alguns elementos já comentados anteriormente, que em conjunto colaboram para um bom desempenho de SEO.

midia social

9. Bom engajamento nos vídeos

Você provavelmente já deve ter visto em algum momento no YouTube quando a pessoa no vídeo pede para curtir o vídeo ou fazer um comentário abaixo sobre o que achou do conteúdo.

Embora pareça algo espontâneo, na verdade é uma tentativa dos criadores de conteúdo de obterem mais engajamento e posicionarem seus vídeos em melhores posições no resultado de busca.

De fato, essa é uma estratégia fundamental para ganhar pontos com o algoritmo da plataforma. Um vídeo que contém vários comentários e “likes” indica ao YouTube que o público gosta do conteúdo oferecido.

Entre os fatores que fazem a diferença no engajamento estão as curtidas no vídeo, inscrições no canal, comentários e compartilhamentos. Por isso, é interessante chamar a audiência para realizar essas ações.

Conclusão SEO Youtube

Agora que você já sabe como ativar o SEO no YouTube pode colocar em prática todas as dicas aqui comentadas. Como pode perceber, são várias as estratégias que ajudam a melhor posicionar um vídeo no YouTube.

O trabalho de SEO já começa antes mesmo da publicação, o cuidado com o nome do arquivo, título do vídeo, descrição e marcadores são fundamentais para ganhar pontos com o algoritmo.

Além disso, convidar o público para se engajar mais com os vídeos é um fator que não deve ser deixado de lado. Utilize as técnicas com sabedoria e aumente as chances de sucesso do seu canal!

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Pronto para falar comigo sobre seu marketing?