Vendas | 10 MINUTOS PARA LER

Site personalizado: 6 maneiras de fazer seu site ser melhor do que a concorrência

site personalizado

Você já visitou um site e sentiu que o conteúdo prendeu e de alguma forma se conectou com você?

Se sua resposta foi sim, você já experimentou um site personalizado. Site personalizado é uma poderosa ferramenta para incentivar seus clientes em potencial a se envolverem e comprarem da sua empresa. Mas o que é isso, e como você pode fazer isso?

Nesse post, irei abordar tudo o que você precisa saber para deixar seu site personalizado focado em seu cliente, vamos lá.

Obs: Quer receber ideias, dicas e truques que levam seu marketing para o próximo nível? Insira seu nome e e-mail para assinar a newsletter e obter mais informações exclusivas toda segunda-feira diretamente no seu e-mail!

Conteúdo

O que é personalização de site?

A personalização do site ou site personalizado é o processo de criação de uma experiência diferenciada, muitas vezes única, para visitantes individuais à medida que visitam seu site.

Essa experiência personalizada inclui tudo, desde recomendações de produtos escolhidos até ofertas exclusivas.

Com a personalização da Web, você cria uma melhor experiência do usuário ao entregar o que seu público deseja e precisa.

3 benefícios de um site personalizado

Então, por que você deve fazer a personalização do seu site? Aqui estão três benefícios de criar uma experiência única para o seu público:

1. Um site personalizado tem maior envolvimento

Um dos benefícios mais significativos de personalizar seu site é o aumento do engajamento. Nosso dia a dia é corrido, por isso, os clientes em potencial não têm tempo a perder procurando produtos que não desejam ou receber ofertas irrelevantes.

As pessoas querem informações e ofertas adaptadas aos seus interesses, e é por isso que um site personalizado é fundamental para aumentar o engajamento.

Você precisa fornecer as informações que as pessoas mais desejam para que elas permaneçam envolvidas com o seu negócio.

E as pessoas também querem ver conteúdo e ofertas personalizadas. Na verdade, 54% das pessoas querem ver conteúdo personalizado de acordo com seus interesses. Portanto, ao entregar o que seu público deseja, é mais provável que eles se envolvam mais com sua empresa.

2. A personalização do site gera mais vendas

Um grande benefício de um site personalizado é que ele aumenta as vendas do seu negócio. Quando você entrega conteúdo, produtos e ofertas especiais adequadas ao seu público, eles se interessam pelo que você oferece.

Uma vez que eles analisam o que você está oferecendo, é mais provável que comprem porque você forneceu o que eles precisavam. Como resultado, você aumenta as vendas da sua empresa.

3. A personalização do site aumenta a fidelidade do cliente

Se você personalizar seu site, verá uma maior fidelidade do cliente. As pessoas não querem se sentir como apenas mais um número para sua empresa. Eles querem sentir que você os valoriza como cliente.

Ao personalizar seu site, você faz com que seus clientes sintam que está dedicando tempo para conhecê-los e oferecer uma experiência personalizada. Como resultado, é mais provável que eles permaneçam com sua marca porque confiam que você fornecerá exatamente o que eles desejam.

6 exemplos de como ter um site personalizado e ter mais sucesso

Então, como você pode fazer a personalização em seu site? Aqui estão alguns exemplos de personalização de sites que você pode usar:

  • Recomendações;
  • Conteúdos dinâmicos;
  • Pop-ups;
  • Resultados da barra de pesquisa;
  • Mensagens de bate-papo;
  • Páginas de destino.

Continue lendo para saber mais sobre o que esses exemplos de personalização de sites fazem para ajudar você a aumentar o engajamento e as vendas do seu negócio.

Ideia nº 1 de personalização de sites: recomendações

Uma das melhores ideias de personalização de sites é fornecer recomendações personalizadas ao seu público. Quando as pessoas compram em seu site, elas não podem descobrir todos os produtos que você oferece, nem têm tempo para vasculhar as páginas de produtos.

Você pode facilitar para eles personalizando suas recomendações. Você pode oferecer recomendações personalizadas com base em produtos que seus clientes compraram anteriormente ou com base em seus comportamentos de navegação.

A Amazon é um excelente exemplo de uso de recomendações de produtos para incentivar as pessoas a comprar mais produtos.

Eles oferecem recomendações de produtos com base no que as pessoas compraram anteriormente. É um pouquinho de personalização que ajuda a incentivar compras repetidas.

A Amazon também oferece recomendações de produtos com base nos produtos que as pessoas navegam. Por exemplo, se você estiver vendo vasos de flores, a Amazon fará recomendações de produtos semelhantes à página do produto que você está visualizando.

Dessa forma, se o produto não for exatamente o que o comprador deseja, ele poderá ver ofertas semelhantes que podem se adequar ao que eles precisam.

As recomendações são uma ótima maneira de personalizar a experiência do seu público, ajudá-los a encontrar os produtos certos e fazer com que continuem comprando produtos.

No caso de venda de serviços coloque conteúdos a disposição das dúvidas que o cliente possa ter, isso irá ajudá-lo na tomada de decisão.

Ideia site personalizado nº 2: conteúdo dinâmico

O próximo em nossa lista de exemplos de personalização de sites é o conteúdo dinâmico. Conteúdo dinâmico é informação na página que muda dependendo de quem visita o site.

Este conteúdo é gerado com base em:

Comportamento do usuário: o conteúdo é gerado com base em comportamentos como quais páginas e produtos um usuário visita, se ele adicionar produtos ao carrinho e quanto tempo ele passa no seu site.

Características: Seu conteúdo se adapta dependendo da demografia e da localização da pessoa que visita seu site.

Dados: Ao usar conteúdo dinâmico, o que aparece em seu site depende dos dados do usuário. Esses dados incluem compras anteriores e engajamentos com conteúdo de marketing.

Um exemplo de conteúdo dinâmico é mudar a forma como você se dirige a alguém quando visita seu site.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de materiais para atividades ao ar livre. Você pode personalizar a saudação quando alguém visita seu site com base em seus interesses.

Então, se alguém que gosta de acampar visita seu site, sua saudação pode dizer “Bem-vindo Campista”.

Para alguém que gosta de caminhar, sua saudação pode mudar para “Bem-vindo, caminhante”.

Essas saudações são baseadas nas interações dos usuários com seu site e seus dados. É um leve toque de personalização que faz muita diferença, mas cuidado, pois ele pode afetar significativamente a forma como as pessoas percebem sua marca.

Ideia de personalização de sites nº 3: pop-ups

Apesar da reputação negativa que podem ter, os pop-ups são uma das melhores ideias de personalização de sites que você pode implementar.

Os pop-ups permitem que você chame a atenção do seu público com uma oferta personalizada. Você pode usar os dados do cliente para criar pop-ups personalizados para usuários específicos para que eles se envolvam em seu site.

Por exemplo, você pode fornecer pop-ups personalizados com base nos produtos que os usuários visualizaram anteriormente. Se alguém visualizou seus produtos de cozinha recentemente, você pode mostrar um pop-up com um cupom de 10% de desconto em seus produtos de cozinha.

Essa personalização do site pode ser o fator determinante que incentiva esses leads a comprarem seus produtos.

Ideia de site personalizado nº 4: resultados da barra de pesquisa

Se você estiver procurando por mais ideias de personalização de sites, tente personalizar os resultados de pesquisa de sites para seu público.

Ter uma barra de pesquisa em seu site é uma ótima maneira de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo de que precisam.

Para ajudar seu público a encontrar o que precisa com mais agilidade, considere personalizar os resultados de pesquisa em seu site.

Você pode usar os dados e o comportamento do cliente para ajudá-lo a adaptar os resultados da pesquisa ao que o pesquisador provavelmente deseja.

Se alguém pesquisar um produto específico, você poderá usar a personalização para adaptar os resultados da pesquisa aos produtos que eles mais gostaram. É uma ótima maneira de aumentar as vendas do seu negócio.

Site personalizado nº 5: mensagens

O próximo nesta lista de exemplos de personalização da Web envolve personalizar suas mensagens. Se você tiver uma caixa de bate -papo em seu site que se abre para os visitantes do site, você pode personalizar as mensagens nesse bate-papo

Você pode personalizar seu chatbot para compartilhar uma mensagem inicial com base nos dados do usuário. Por exemplo, se alguém gosta de acampar, você pode personalizar a mensagem dizendo: “Precisa de ajuda para encontrar equipamentos de camping?”

Personalizar suas mensagens de bate-papo é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se envolvam com sua empresa e comprem seus produtos.

Ideia de site personalizado nº 6: páginas de destino

Outra ideia de personalização de sites que você pode usar é criar páginas de destino personalizadas, as famosas landing page (páginas de captura).

Ao exibir anúncios de pagamento por clique (PPC) ou anúncios de mídia social, as famosas publicidades pagas, você direciona as pessoas de volta ao seu site. Mas você não os direciona para qualquer página do seu site – você os direciona para uma página de destino.

Se você deseja gerar os melhores resultados de suas páginas de destino, convém personalizá-las. Personalizar as páginas de destino permite que você ofereça uma experiência personalizada para o seu público que os incentiva a se envolver.

Uma página de destino personalizada deve:

  • Mantenha-se livre de desordem;
  • Concentre-se apenas em 1 produto ou serviço anunciado em seu anúncio;
  • Tenha uma chamada para ação, um botão central (CTA – call to action) que incentive os clientes em potencial a concluir uma ação específica;
  • Minimize os recursos visuais usados ​​na página de destino (para evitar superlotação);
  • Destaque pontos de venda para o usuário.

Ao criar páginas de destino personalizadas, você oferece uma experiência de site personalizada que envolve clientes em potencial.

desenvolvimento de site ecommerce

Desafios com um site personalizado

Depois de ver todos esses exemplos de sites personalizados, você pode se sentir ansioso para personalizar seu site. Antes de mergulhar, lembre-se de que você pode enfrentar alguns desafios com a personalização.

Aqui estão dois desafios significativos que você pode enfrentar ao implementar essas ideias de site personalizado.

1. Escalabilidade

Um dos maiores desafios com a personalização da web é a escalabilidade. Quando centenas de milhares de pessoas visitam seu site diariamente, é um desafio oferecer uma experiência personalizada para todos que visitam seu site.

Como resultado, é um desafio personalizar em grande escala, especialmente se você tiver uma pequena operação. Talvez você precise contar com a ajuda de um profissional de marketing digital para ajudá-lo a gerenciar a personalização em larga escala no seu site.

2. Preocupações com privacidade de dados

Outro desafio a ser considerado com a personalização da Web são as preocupações com a privacidade dos dados. Como você pode ver na lista de exemplos de personalização de sites, essas personalizações dependem de dados.

Sejam dados demográficos ou comportamento do usuário, você precisa dessas informações para personalizar as experiências.

Nos últimos anos, tem havido uma preocupação crescente com a privacidade dos dados.

Com muitas grandes empresas de tecnologia, como o Facebook, fazendo movimentos para proteger os dados do usuário, é um desafio cada vez maior coletá-los e usá-los para oferecer a melhor experiência para o seu público.

Embora isso represente um desafio, não torna a personalização impossível. Se você construir uma reputação e uma marca confiáveis, as pessoas estão inclinadas a compartilhar seus dados com você.

Na verdade, 58% das pessoas se sentem à vontade para compartilhar dados, como seus interesses e comportamentos de compras, se isso significar que terão uma experiência mais personalizada.

Além disso, 75% das pessoas estão mais propensas a fazer uma compra se você criar conteúdo personalizado para suas ações.

Contanto que você seja responsável pelos dados do usuário, eles os compartilharão com você para que você possa oferecer melhores experiências para eles.

Precisa de ajuda com para personalizar seu site?

Se você não sabe por onde começar com a personalização do site, eu posso te ajudar. Com mais de 13 anos de experiência e certificações em marketing digital, sei como personalizar as experiências do site para o seu público.

Com ajuda de ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Hotjar e SemRush tenho os recursos necessários para que juntos possamos criar experiências personalizadas para seus clientes.

Esses e outros softwares ajudarão você a criar experiências pessoais na Web com base em dados como localização, ações e muito mais para aumentar as conversões.

Pronto para crescer o seu negócio? Entre em contato comigo clicando abaixo ou ligue hoje para 41 99897-5001 para falar de como posso montar uma estratégia eficaz para sua marca.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter