SEO – Search Engine Optimization | 11 MINUTOS PARA LER

Como melhorar a taxa de cliques da busca orgânica do seu conteúdo em 2023

Ranqueamento orgânico

Antes de iniciar o contexto vou explicar o que é a taxa de cliques (CTR – Click Through Rate) da busca orgânica do seu conteúdo. 

Ela é usada para avaliar o desempenho de suas palavras-chave, anúncios e listagens gratuitas. CTR é o número de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que seu anúncio é exibido : cliques ÷ impressões= CTR.

Conteúdo

A taxa de cliques da sua busca orgânica (CTR) pode ser difícil de prever nos dias de hoje. Para obter uma boa CTR, você tem que ter uma porcentagem maior de pesquisadores clicando em seu link, agora você precisa ter uma boa classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERPs).

E classificar bem significa muito mais do que ficar em primeiro lugar no ranqueamento orgânico.

Então, o que uma marca ou empresa deve fazer para se classificar bem e atrair mais cliques no link? A chave é otimização de site e páginas não apenas para classificações de pesquisa, mas também para outros recursos de SERP.

Quais são esses outros recursos de SERP e por que eles são essenciais para suas taxas de cliques na busca orgânica? Responderei a essas perguntas e irei descrever as práticas recomendadas para aumentar seus CTRs orgânicos neste blog.

Mas antes de chegarmos à parte central, aqui está um breve tour pelos conceitos básicos de SERPs do Google:

  • SERPs: Ao pesquisar qualquer assunto na Pesquisa do Google, ele retorna sua consulta com páginas e mais páginas de resultados. Essa resposta é o que os especialistas em SEO (Search Engine Optimization) chamam de SERPs.

Observe que os resultados não são aleatórios para o ranqueamento orgânico, mas classificados com base em um algoritmo que filtra as páginas mais relevantes da web para o usuário. As tendências anteriores nos disseram que o resultado de classificação mais alta atraiu mais cliques, e vemos isso totalmente normal, pois você não pula os primeiros links e nem vai direto para a segunda página correto?

  • Resultados de pesquisa pagos: Tecnicamente, são anúncios. Eles são exibidos acima dos resultados orgânicos ou na barra lateral direita dos SERPs do Google para chamar a atenção das pessoas imediatamente. Essa parte significativa do espaço digital é conquistada pelo maior lance para termos de pesquisa específicos no Google Ads.
  • Resultados de pesquisa orgânica: este posicionamento é ganho, não pago, mas as entidades podem competir pela primeira posição, por isso o investimento em otimização do site tem que ser constante. O resultado de classificação mais alta aparece logo abaixo da barra paga ou de pesquisa se não houver resultados pagos para a consulta.

A Anatomia Dos Resultados De Pesquisa da Busca Orgânica

Por muito tempo, o design dos resultados da pesquisa parecia mais ou menos o mesmo. Aqui está o que os pesquisadores em 2006 viram depois de enviar suas consultas ao Google:

busca orgânica no google

Este é o SERPs do Google em 2010

ads on google

Uma pesquisa rápida mostrará que as coisas parecem diferentes hoje, mas o denominador comum entre aquela época e agora permanece: resultados de pesquisa de busca orgânica tradicionais. Também chamado de snippets padrão, esse grampo de página de resultados de pesquisa é reconhecido por seus três elementos essenciais:

  • Título ou título (em azul): O componente mais elevado, é o que os pesquisadores clicam para acessar sua página do ranqueamento orgânico.
  • Descrição da página: Duas linhas, fornece aos usuários algumas informações sobre o que ele irá encontrar na página do resultado da busca orgânica.
  • Caminho do URL (em preto, costumava ser em verde): Também clicável, mas aparece apenas para dar suporte ao título.

Apresentando os Recursos SERP

Como mencionei anteriormente, os snippets de pesquisa não tradicionais agora também preenchem os SERPs.

Esses recursos adicionais satisfazem a intenção de pesquisa sem a necessidade de direcionar os usuários para uma página diferente, o que os especialistas chamam de pesquisas com zero clique.

Como resultado do ranqueamento orgânico, o Google tem sido criticado porque esses rich snippets tendem a consumir as taxas de cliques orgânicas dos sites. Mas, pelo contrário, com suas imagens e layouts que chamam a atenção, os recursos SERP apresentam marcas e empresas com a oportunidade de reforçar seu CTR perante os algoritmos do Google.

A tabela abaixo lista os recursos mais comuns da página de resultados de pesquisa da busca orgânica de acordo com a Moz. Claro, não vou discutir todos eles em detalhes. Mas confira as minhas principais escolhas, uma breve descrição de cada uma e como obtê-las para as páginas do seu site após a tabela.

Especialista em CRM Cleverson de Almeida

Trechos em destaque no ranqueamento orgânico

Ao contrário do formato padrão, os trechos em destaque fornecem primeiro o texto descritivo, seguido pelo título e logo após pelo link.

Eles geralmente são encontrados acima de listagens orgânicas, na chamada posição zero das páginas de resultados das buscas orgânicas.

Esse recurso de SERPs funciona para perguntas informativas. Isso porque ele extrai informações específicas da página de destino, permitindo que os pesquisadores encontrem facilmente as respostas para suas perguntas.

O que é Robots.txt

Como Obter Uma CTR Mais Alta Do Google Com Snippets Em Destaque

A Moz disse que os trechos em destaque têm CTRs mais altas do que os resultados de pesquisa orgânica padrão.

Então você também pode aprender como aumentar o tráfego de busca orgânica colocando sua página na posição zero:

Cartão de Conhecimento

Este widget de dados aparece na parte superior dos resultados da pesquisa na área de trabalho. Ele exibe informações básicas usando um gráfico, tabela ou imagem extraída do Knowledge Graph. Esta é a coleção de entidades de dados do Google e seus relacionamentos extraídos de vários bancos de dados – de fontes abertas da Web a parcerias de dados privados.

Pesquisa no google

Aparecer em um cartão de conhecimento é fácil?

Mesmo o melhor especialista em SEO concorda que esse recurso beneficia os usuários. Mas o cartão de conhecimento pode ficar inacessível para a maioria dos sites porque obtém informações do Gráfico de conhecimento.

No entanto, se você quiser uma solução alternativa, preste atenção e priorize as palavras-chave afetadas pelos resultados do Mapa de conhecimento.

Painel de conhecimento

Os painéis de conhecimento são semelhantes em conceito aos cartões de conhecimento. Eles fornecem informações sobre entidades – pessoas, lugares ou coisas – do Knowledge Graph.

Mas as informações são expandidas para incluir um título e resumo, uma descrição mais longa, fotos, fatos relacionados e até links de perfis sociais e sites.

Os painéis de conhecimento geralmente aparecem no lado direito da página de resultados de pesquisa da busca orgânica na área de trabalho:

Os painéis de conhecimento são semelhantes em conceito aos cartões de conhecimento

O design dos resultados da pesquisa parece um pouco mais dinâmico no celular:

Como melhorar a CTR por meio de painéis de conhecimento

O Google pode coletar informações da listagem de sua empresa em sua propriedade, sobre as quais irei pontuar mais abaixo, e apresentá-las em formato de painel.

O painel também pode incluir detalhes extraídos de páginas wiki, perfis sociais e muito mais. Então, qual é uma boa técnica de aumento de CTR para entrar no Knowledge Graph?

  • Crie uma página da Wikipédia. De acordo com estimativas, o Google extrai informações diretamente da Wikipedia, que tem 99,5% de precisão.
  • Crie e otimize contas de mídia social, começando pelo Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn.
  • Aplique a marcação Schema em seu site para ajudar o Google a entender como organizar as informações de seu site, aqui já estamos trabalhando na otimização de site para o ranqueamento orgânico.
Pacote Local

As pesquisas com intenção local podem retornar um conjunto de três listagens de empresas locais conhecidas como Google 3-Pack.

Em vez de obter resultados do índice de sites do Google, ele extrai detalhes do diretório do Google My Business (agora Google Business). Como resultado, as três principais listagens mais relevantes aparecem acima da dobra nas SERPs.

Como chegar ao topo dos resultados de pesquisa do Google por meio do pacote local

Se você tiver um local físico, é imperativo que você reivindique sua listagem no diretório on-line do Google para obter o Pacote Local e reforçar sua presença digital. Você também deveria:

  • Certifique-se de que as informações em sua listagem – incluindo seu nome, endereço e número de telefone – estejam completas, precisas e corretas.
  • Reúna comentários em seu perfil do Google.
  • Aumente sua visibilidade obtendo backlinks, especialmente aqueles localmente relevantes na otimização de site.
  • Construa sua presença na mídia social para direcionar tráfego para seu site, o que, por sua vez, reforça seu desempenho de pesquisa da busca orgânica (SEO – otimização de site).
As pessoas têm muitas dúvidas e onde elas vão perguntar?

Também conhecido como perguntas relacionadas, esse recurso nas páginas de resultados da busca orgânica do mecanismo de pesquisa é uma série de perguntas geradas pelo algoritmo do Google.

As perguntas são selecionadas de acordo com a relevância da consulta original, cada uma expandindo para mostrar a resposta, veiculada em um formato de snippet em destaque.

google question

Como Melhorar A CTR Com Perguntas Relacionadas

O objetivo de um posicionamento de snippet em destaque já o prepara para conseguir um lugar na seção de perguntas relacionadas.

Mas aqui está o que você pode fazer para aprimorar sua estratégia de snippets em destaque usando esse outro recurso de SERPs:

  • Encontre oportunidades de palavras-chave de snippets em destaque nesta seção, como aquelas relacionadas às suas palavras-chave existentes ou verifique se as perguntas podem ser as próprias palavras-chave.
  • Responda a essas perguntas de forma concisa em seu conteúdo.

Avaliações

As avaliações com estrelas geralmente são exibidas para itens como receitas e produtos. Eles aparecem entre o caminho do URL e a descrição da página. De acordo com a Moz, listagens com comentários têm uma chance maior de aumentar sua taxa de cliques na busca orgânica do que aqueles sem.

Como aumentar o tráfego de busca orgânica usando comentários

  • Como mencionei acima, você deve obter mais avaliações em seu perfil comercial.
  • Exiba comentários em seu site.
  • Gere avaliações mais positivas por meio de uma estratégia eficaz. Em uma pesquisa da Statista de 2020, 94% disseram que avaliações positivas os tornaram mais propensos a comprar de uma empresa ou usar seu serviço, por isso incentive as pessoas a avaliarem seu serviço ou produto no Google My Business para melhorar seu ranqueamento orgânico (SEO – otimização de site)

Vídeo

Os vídeos, especialmente os do YouTube, podem ser exibidos como miniaturas e apenas para determinadas palavras-chave. Existem alguns aspectos que ajudam no ranqueamento orgânico que não fazem parte da otimização de site.

Além disso, você pode aplicar a marcação de esquema de vídeo no seu site para se qualificar os aprimoramentos de vídeo, como momentos importantes. Isso se refere aos segmentos em seu vídeo que o Google detecta e exibe aos usuários com base na relevância.

Para amplificar sua CTR do Google usando vídeos, experimente estas técnicas de dados estruturados em vídeo.

Como você pode ver, há tantas partes móveis para rastrear. Para elevar sua estratégia em 2023 e alcançar um ótimo lugar no ranqueamento orgânico, sua melhor aposta é fazer parceria com uma empresa de SEO – otimização de site qualificada, para que otimize sua taxa de conversão e melhore sua posição de SERPs na busca orgânica do Google e demais buscadores.

Como chegar ao topo dos resultados de pesquisa de busca orgânica do Google em 2023

A evolução do design dos resultados de pesquisa de busca orgânica do Google está centrada na experiência do usuário. E a introdução de cada recurso de SERPs segue esse princípio.

É por isso que otimização de site para snippets em destaque, painéis de conhecimento, perguntas relacionadas e muito mais ainda significa otimizar para pessoas reais que se envolveram com seu conteúdo.

Se você se pergunta a todo momento em como aumentar o tráfego de pesquisa da busca orgânica e fornecer conteúdo de valor agregado por algum tempo para que possa se posicionar no ranqueamento orgânico e atrair mais cliques, provavelmente viu seu esforço valer a pena por meio de um aumento na taxa de cliques orgânicos.

No entanto, você também deve criar uma estratégia se quiser saber como melhorar a CTR em meio aos desafios e oportunidades trazidos pelos recursos das SERPs.

Se você quiser fazer isso, um consultor de SEO – otimização de site e busca orgânica pode ajudá-lo com isso.

Sou um profissional de (SEO – otimização de site) qualificado e certificado por empresas como SemRush, HubSpot e principalmente Google com mais de 10 anos de experiência em posicionar sites de clientes no topo das SERPs do ranqueamento orgânico e direcionar tráfego de clientes qualificados para eles ao longo do caminho.

Eu irei fornecer a você a melhor experiência de SEO em seu site, gerando mais tráfego e clientes através da busca orgânica.

Com uma estratégia sólida que se alinha aos seus objetivos de negócios, meus serviços incluem SEO orgânico, SEO técnico, otimização da taxa de conversão (CRO), construção de links e SEO local.

Se você tiver alguma dúvida sobre os recursos de SERPs e como direcioná-los para uma CTR mais lucrativa, como “O que é uma boa CTR e como alcançá-la por meio de recursos da busca orgânica?” – ficarei muito feliz em descobrir as respostas com você.

Então, entre em contato comigo hoje para começar o mais rápido possível.

Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter