Você tem dificuldade de cumprir suas metas ou de incentivar seus colaboradores a conquistarem os objetivos propostos? Isso pode ser um processo exaustivo se não for feito da melhor forma.
A busca por crescimento pessoal e empresarial é algo que faz parte de grande parte da sociedade. Mas, para isso, é necessário fazer um planejamento assertivo dos principais pontos a serem conquistados.
O modelo de metas SMART surgiu para simplificar esse processo e ajudar a tornar os objetivos mais claros a quem precisa cumpri-los. Isso porque, elas servem como um direcionamento.
Se você deseja um plano de ação eficiente, precisa conhecer as metas SMART e como aplicá-las na prática. Continue a leitura para entender o que é, como fazer e exemplos para criar um modelo de sucesso!
O que são metas SMART?
Entender o conceito das metas SMART é bem simples, trata-se de uma ferramenta que ajuda na criação de “metas inteligentes”, ou seja, com objetivos bem definidos e mais fáceis de serem seguidos.
Esse tipo de meta tem ganhado espaço nos planejamentos pessoais e de empresas devido às suas especificidades que tornam o processo mais prático e com mais clareza.
Isso porque, ela envolve não apenas saber o que você deseja, mas também o prazo para conclusão, as formas de alcançar o objetivo e demais aspectos que auxiliam na conquista.
O termo “SMART” não é por acaso, além de significar “inteligente” em inglês, cada uma das letras que compõem a sigla representa um tópico a ser definido pelo criador da meta.
O que significa a sigla “SMART”?
Como mencionado anteriormente, cada letra da sigla “SMART” representa uma característica dessa ferramenta que tem como objetivo tornar o processo mais eficiente e assertivo.
Devido a sua origem, as palavras que compõem a sigla são em inglês. Mas não se preocupe, vamos explicar tópico por tópico para lhe auxiliar a compreender como funciona essa criação de metas. Confira:
S- Specific (Específica)
A primeira característica das metas SMART é a especificidade, isso porque, nessa ferramenta é muito importante que o objetivo em questão seja muito claro e não tenha margem para outras interpretações.
Esse princípio se aplica para as metas pessoais e principalmente para as metas empresariais. Afinal, são vários colaboradores envolvidos na conquista do objetivo e por isso precisam ter a compreensão total.
Além disso, a criação das metas deve ser impactante e não genérica. Mas como fazer uma meta específica? Você pode começar respondendo algumas perguntas como, por exemplo:
- O que desejo alcançar?
- Quem é responsável por conquistar essa meta?
- Onde a meta será realizada?
- Como fazer a meta se tornar realidade?
- Por que devo cumprir essa meta?
Dessa forma, quem está desenvolvendo as metas e quem vai ler esse planejamento depois consegue compreender com clareza qual é o objetivo e o que precisa fazer para alcançá-lo.
M - Measurable (Mensurável)
Além de específica, a meta inteligente precisa ser mensurável. Na verdade, é praticamente impossível traçar um objetivo que não pode ser medido, isso em qualquer tipo de estratégia.
No modelo SMART então é ainda mais importante levar essa característica a sério e desenvolver metas SMART que possam ser mensuradas e avaliadas por meio de indicadores de desempenho.
Isso porque, acompanhar o desempenho da realização de uma meta é essencial para identificar erros a serem corrigidos e acertos a serem potencializados. Assim, as chances de conquistar o objetivo ficam maiores.
Logo, devemos nos perguntar:
- Qual o resultado desejado com essa meta?
- Qual o tempo ideal para alcançar essa meta?
Para ajudar nesse monitoramento inteligente, utiliza-se de KPIs (Key Performance Indicators). Ou seja, indicadores chave de desempenho que vão avaliar a performance da meta.
A mensuração ajuda a poupar tempo e dinheiro com ações que não estão funcionando na conquista do objetivo, direcionando para a tentativa de outras estratégias.
A - Attainable (Atingível)
Outro tópico levado em consideração nessa ferramenta é se a meta é alcançável ou não. Pode parecer óbvio dizer que um objetivo precisa ser possível de realização, mas é fundamental ressaltar essa característica para o sucesso do plano.
Isso porque, a busca por atingir metas pode se tornar um processo esgotante para uma pessoa ou para os colaboradores de uma empresa, em casos onde não se vê nenhum resultado positivo.
Se a estratégia definida é alcançável, os envolvidos ficam mais motivados e evitam a frustração de objetivos não conquistados. Para criar uma meta atingível, é preciso pensar em fatores como:
- Condições financeiras atuais;
- Estruturas disponíveis;
- Ferramentas disponíveis;
- Opinião dos colaboradores;
- Tempo estipulado.
Assim, é possível avaliar se a meta desejada é alcançável ou não, para então traçar novos planos caso seja necessário, adequando o objetivo dentro da realidade pessoal ou empresarial.
R - Relevant (Relevante)
Uma meta inteligente deve além de todas as características citadas aqui, ser relevante. Mas afinal, o que uma meta precisa para ser considerada relevante no planejamento?
Basicamente, as metas SMART precisam fazer sentido para quem a criou e para todos os envolvidos na sua realização, como por exemplo, a equipe de colaboradores da empresa.
Dessa forma, a relevância faz com que todos fiquem mais motivados a conquistar o objetivo e trabalhar com a determinação necessária para alcançar os resultados desejados.
Além disso, a meta precisa impactar o seu negócio, entregando benefícios que influenciam nos principais aspectos da empresa, como: vendas, lucro, produtividade e clientes.
T - Time Based (Temporal)
Por fim, o último ponto que define uma meta inteligente é o tempo. Ou seja, qual será o prazo para começar e para alcançar a meta desejada, essa escolha precisa fazer sentido com o cenário.
A estipulação de um prazo é essencial para garantir o esforço necessário para cumprir o objetivo. Por isso, é preciso estar claro se será 1 dia, 1 mês ou 1 ano, por exemplo.
Agora você conhece quais são as cinco principais características do modelo de criação de metas inteligentes. A seguir, vai poder ver na prática alguns exemplos de como aplicar no dia a dia.
Exemplos Meta SMART
Depois de falar sobre o que é a ferramenta de metas SMART e quais são os pontos para a sua criação, separamos alguns exemplos para você compreender na prática como funciona a aplicação.
Os três exemplos abaixo são situações fictícias que poderiam ser utilizadas como meta para uma empresa. Confira:
1. Aumentar as vendas do meu produto em 10% em até 01 ano
Mensurável: conquistar 10% de aumento dentro do prazo definido;
Atingível: é possível alcançar considerando os recursos financeiros, organizacionais e estruturais da empresa;
Relevante: impacta diretamente na receita da empresa;
Temporal: define um prazo de até 01 ano para a realização da meta.
2. Conseguir 15% a mais de engajamento nas redes sociais em até 6 meses
Mensurável: conquistar 15% de aumento dentro do prazo definido;
Atingível: é possível dentro da audiência das plataformas e dos recursos de investimento da empresa;
Relevante: impactam o reconhecimento do negócio;
Temporal: define um prazo de até 06 meses para conquistar a meta.
3. Reduzir os custos operacionais da empresa em 10% até o final de 2023
Específica: reduzir os custos operacionais da empresa;
Mensurável: fazer a redução de 10% dos custos dentro do prazo estipulado;
Atingível: é possível dentro da audiência das plataformas e dos recursos de investimento da empresa;
Relevante: impactam na gestão financeira do negócio;
Temporal: define um prazo até o final de 2023 para conquistar a meta.
Viu como criar uma meta no modelo SMART não é difícil? Basta passar por todas as etapas da ferramenta e você pode criar um plano com muito mais chances de conquistar os objetivos traçados.
Meta SMART pessoal
Engana-se quem pensa que as metas SMART servem apenas para as empresas, é possível utilizá-las para atingir mais clareza e sucesso no seu planejamento pessoal.
Para isso, a ideia de aplicação é a mesma, o interessado deve definir os cinco pontos de criação estipulados na ferramenta: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.
O conceito de metas inteligentes ajuda a manter o foco e encontrar caminhos para a realização de seus objetivos. Veja quais os principais benefícios da aplicação no seu dia a dia:
- Mantém o foco;
- Oferece clareza;
- Guia para seguir caminhos mais assertivos;
- Aumenta a produtividade;
- Mais motivação;
- Evita frustrações.
Exemplos de metas smart pessoais e como aplicar
Para aplicar na prática esse modelo, a dica é utilizar planilhas ou agendas que vão tornar as metas mais visíveis ao planejador. Sendo assim, torna o processo mais claro.
Suponha que o seu objetivo seja passar a ler mais livros na sua rotina, veja um exemplo de como ficaria a criação dessas metas SMART definindo todos os pontos importantes:
“Ler 05 livros diferentes dentro de um período de 06 meses”
Como você pode perceber, é essencial escrever a meta com clareza, detalhando quantos livros você deseja ler e qual o tempo para que isso aconteça. Lembrando é claro, de escolher um prazo que possa ser cumprido.
Nesse caso, temos que:
Específica: passar a ler mais livros na sua rotina;
Mensurável: fazer a leitura de 05 livros dentro do prazo estipulado;
Atingível: é possível dentro da rotina que a pessoa leva e dos recursos disponíveis;
Relevante: ler mais livros aumenta seu conhecimento e oferece outros benefícios;
Temporal: define o prazo de 06 meses para a realização da meta.
Obs: Dois livros que me ajudaram a colocar as metas SMART em pratica foi “O poder do hábito (Charles Duhigg)” e o livro “O poder da ação (Paulo Vieira)“.
Conclusão
Assim, a visualização do objetivo e dos caminhos que precisam ser seguidos para tornar essa meta realidade fica muito mais prático. É possível fazer esse modelo para todos os tipos de metas, desde as mais simples até as mais complexas.
Agora que você sabe como as metas SMART ajudam no planejamento pessoal e empresarial, é hora de colocar o aprendizado para acontecer!
Junte-se a mais de 50.000 empresários
Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!
Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.