Nos últimos anos, o marketing sofreu uma descentralização, a área que deveria ter um objetivo em comum passou a ser dividida em busca de mais eficiência para os planejamentos de uma empresa.
Porém, isso influenciou na estrutura organizacional do marketing nas marcas, ou seja, as diferentes formas de atuar no setor passaram a ser vistas e tratadas como individuais.
Um exemplo dessa realidade atual é o marketing digital, a maioria das empresas colocam essa atuação na internet como se fosse algo a parte dos demais planejamentos, criando objetivos e estratégias muitas vezes sem conexão com o resto.
Mas afinal, essa divisão de estruturas tem sido eficiente para conquistar os objetivos de uma marca? Ou será que o futuro do marketing tende a centralizar novamente as funções? O que esperar do marketing no futuro, continue lendo.
O futuro do marketing digital é o Growth Hacking
O grande objetivo da maioria das empresas, principalmente das que estão começando no mercado, é o crescimento rápido do seu negócio. Para isso, são necessárias ações que tenham resultados a curto prazo.
É aí então que entra o Growth Hacking, uma estratégia que tem como base o conhecimento empírico, ou seja, ensinamentos que são adquiridos a partir de experiências.
Nessa metodologia, os profissionais chamados de “growth hackers” buscam atalhos que possam acelerar o crescimento da empresa, independentemente de como isso será feito.
Logo, o Growth Hacking é apontado como futuro do marketing. De acordo com os pesquisadores do tema, os gestores de marca desejam aumentar seu reconhecimento e seus lucros, sem se importar com os canais usados para isso.
Portanto, não faz sentido que a área de marketing seja dividida em diferentes funções se não atenderem o principal objetivo: o crescimento exponencial. Esse deve ser o foco.
Por que aplicar o Growth Hacking?
O Growth Hacking é o método ideal para quem deseja acelerar o crescimento da empresa, sem esperar por prazos longos para atingir as metas traçadas para o seu negócio.
Porém, é importante compreender que para obter resultados relevantes são necessárias diversas pequenas vitórias. Os atalhos (hacks) encontrados normalmente apresentam crescimentos menores, logo é necessário frequência.
É raro que sejam encontrados hacks milagrosos que consigam alavancar a empresa por si só. Por isso, o constante monitoramento e mudança de estratégias são essenciais no processo.
Uma das grandes vantagens do Growth Hacking é poder colocar em prática diversos experimentos ao mesmo tempo, para então coletar os dados fornecidos e aprender com a experiência para as próximas ações.
Por isso, para implementar esse método no seu negócio é preciso estar disposto a ousar e não ter preguiça de buscar por otimizações através das informações obtidas.
O marketing digital vai acabar?
Quando falamos que o futuro do marketing é a centralização de suas funções na busca por um objetivo único, não quer dizer que as formas que já conhecemos da área vão acabar.
A diferença é que ao invés de tratar o marketing digital como algo individual, ele será visto como uma das formas de encontrar e executar atalhos para atingir as metas da empresa.
Por exemplo, a ideia não é que as marcas parem de criar ações de conteúdo nas redes sociais, mas sim que esses conteúdos sejam utilizados como estratégia de crescimento dentro do planejamento geral.
Por isso, não há motivos para acreditar que as estratégias digitais vão parar de existir, ainda mais com o constante aprimoramento dos canais online e a presença de praticamente todos os segmentos na internet.
O que esperar do marketing do futuro?
Como já mencionamos anteriormente, o futuro desse setor tão importante para o desenvolvimento das empresas é a centralização das suas funções. Para que assim, o objetivo de crescimento seja a prioridade.
Por isso o Growth Hacking se torna tão importante, a partir de experiências e ações inovadoras os profissionais podem conquistar as metas da empresa em um curto prazo.
Para isso, a tendência é que no futuro existam ferramentas ainda mais tecnológicas para ajudar na busca e execução de atalhos para o crescimento. Veja alguns exemplos:
A inteligência artificial já é realidade e tem sido utilizada para facilitar as rotinas, oferecendo mais praticidade em suas funcionalidades. Porém, engana-se quem pensa que essa ferramenta se restringe a isso.
Com o avanço da tecnologia, a tendência é que a inteligência artificial seja também uma ferramenta de uso do marketing, sendo utilizada para coletar dados e melhorar a experiência dos consumidores.
Unindo a inteligência artificial à automação, é possível atingir resultados ainda mais assertivos no planejamento da empresa. As ferramentas automatizadas podem ajudar no desenvolvimento de campanhas para o marketing.
Além de colaborar para a criação de campanhas, pode melhorar o monitoramento de resultados e auxiliar em alterações necessárias ao longo do processo.
A realidade aumentada já está presente em alguns mecanismos atuais, mas a tendência é que no futuro seja ainda mais importante para o marketing das empresas pelo mundo todo.
Essa ferramenta poderá facilitar aos consumidores a forma de conhecer um produto e avaliar suas características. Influenciando em sua decisão de compra.
O uso de chatbots já é realidade no atendimento de algumas empresas, porém, no futuro deve ser ainda mais comum para os consumidores se depararem com esse sistema.
Essa ferramenta pode ser utilizada pelo marketing para melhorar a experiência dos clientes e otimizar o seu contato com o consumidor da marca, criando atalhos a seu favor.
Conclusão
Diante de tudo aqui abordado, foi possível perceber que o marketing do futuro tende a otimizar seus processos em busca de conquistar os objetivos da empresa de forma rápida e eficiente.
Por isso, o método de Growth Hacking tende a ser executado pelos profissionais de marketing do futuro, priorizando o crescimento exponencial independentemente dos canais escolhidos para isso.
A ideia é cada vez mais centralizar as estruturas do marketing, tratando a área em si como uma só que trabalha pelas metas da empresa e busca entregar resultados concretos.
Então, se deseja que sua empresa esteja atualizada para o marketing do futuro, é preciso se preparar com uma equipe de profissionais qualificados e com ferramentas que permitam boas estratégias.
Junte-se a mais de 50.000 empresários
Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!