Para definir metas de marketing, primeiro defina seus objetivos estratégicos de longo prazo e trabalhe de trás para frente para identificar benchmarks, KPIs e canais de marketing ideais.
Mercado Financeiro e Marketing
Um consultor financeiro experiente seria tolo em recomendar estratégias de investimento antes de entender a situação financeira e o horizonte de tempo de um cliente, mesmo que o consultor fosse bem-sucedido e pudesse apresentar uma taxa de crescimento de 30% no ano 1. Sem conhecer o perfil de risco do cliente, os marcos de vida esperados, metas financeiras e idade de aposentadoria desejada, a carteira pode ou não estar alinhada com a visão de futuro desejada pelo cliente.
O sucesso de curto prazo nem sempre está alinhado com as prioridades de longo prazo. O mesmo vale para o marketing. “Mas dobramos nossos leads em 6 meses!”.
Excelente! Isso está colocando você no caminho certo para sua meta de 3 anos? E quanto à sua visão de 10 anos para a organização? Como você sabe? A menos que você comece com o longo jogo e trabalhe a partir daí, você não o fará, mesmo que tenha sucesso no curto prazo. Para saber que você é realmente bem-sucedido hoje, você deve conhecer sua meta para a semana, com base nas metas do mês, com base nas metas do trimestre, do ano e do plano de 3 anos.
“Você pode ter sucesso no curto prazo e ainda assim acabar no destino errado.”
Por que as metas de marketing devem estar vinculadas aos objetivos do planejamento estratégico
Eu aconselhei muitos líderes de negócios nos últimos anos e, embora o crescimento possa ser alcançado com uma combinação de boa estratégia de marketing e execução técnica sólida, há um grande risco em focar seus olhos no curto prazo ou isolar seus esforços de marketing.
Muitas organizações pensam em seu marketing como uma entidade separada, uma ilha, separada do núcleo de seus negócios.
Eles acham que o departamento de marketing não está conectado ao coração da organização, operações, finanças e vendas impulsionam a empresa. Isto é um erro.
Somente quando uma equipe de liderança comunica claramente a visão de longo prazo e os objetivos estratégicos do negócio, ela pode capacitar o departamento de marketing a marchar na direção certa e expandir o negócio de maneira deliberada e sustentável.
“Encontre-nos mais pistas” não é um apelo motivador às armas. O marketing deve ter um lugar na mesa de liderança, mas é claro que o lugar deve ser conquistado por meio da participação ativa no processo de planejamento estratégico e do desejo de ser mais do que apenas uma ferramenta para postagens sociais, envios de e-mail e mala direta impressa.
Líderes e profissionais de marketing
As agências também devem ganhar suas listras. Embora as agências usem o termo “parceiro” com frequência, raramente elas agem de acordo. Sob a pressão para entrar na linha, as agências frequentemente voltam ao papel de executoras, confortáveis sendo técnicos e implementadores, às vezes com as mais minúsculas tarefas e decisões sendo ditadas por líderes distantes sem experiência em marketing.
Profissionais de marketing e equipes de marketing: Você deve ser estrategista de crescimento, sintonizado com os desafios de negócios, tendências do setor, estratégia de preços e obstáculos no processo de vendas. Você deve fazer perguntas difíceis e desafiar os líderes a comunicar sua visão e objetivos completos.
Líderes: Para garantir que sua organização esteja fazendo as coisas certas agora e, ao mesmo tempo, colocando você no caminho para o futuro que deseja, você deve evitar ser puxado para trás nas táticas do dia-a-dia e pensar a longo prazo: comunique claramente sua visão e desenvolva suas metas de marketing para atender aos objetivos estratégicos de longo prazo. Começa com a inclusão de todas as partes interessadas no processo de planejamento estratégico.
“Entender a visão de 5 anos de uma empresa é a única maneira responsável de iniciar uma conversa sobre marketing.”
Por que entender a visão de uma empresa é tão importante? Porque esse é o objetivo do marketing – é um veículo para levá-lo a esse estado futuro. Definir a visão da empresa é um dos principais princípios do planejamento estratégico, fundamental para qualquer bom roteiro de marketing.
O que é planejamento estratégico?
Gino Wickman, criador do Entrepreneur Operator System (EOS), inicia seu trabalho com um conjunto claro de requisitos para prosseguir com seu processo: você deve ter a mente aberta, orientação para o crescimento e vulnerabilidade. O primeiro componente de Gino é a “visão”.
Uma empresa deve ter uma visão forte para ter sucesso, mas ainda mais importante, os líderes de uma organização devem ser capazes de comunicar essa visão à sua equipe. Gino continua dizendo que muitas vezes uma grande visão não é realizada. É aí que muitos grandes CEOs visionários erram – eles não têm um plano para comunicar e implementar sua visão, e são tendenciosos em sua crença de que, por vê-la claramente, sua equipe também deve visualizá-la naturalmente. Este não é o caso.
Existem muitos recursos excelentes para ajudar os líderes no planejamento estratégico e, mais especificamente, para ajudar no primeiro passo de elaborar uma declaração de visão da empresa. A EOS tem um processo para isso, e outro exercício útil que oriento clientes e parceiros em nossas conversas de estratégia inicial é o exercício do ouriço do livro Good To Great , de Jim Collins. O exercício do ouriço ajuda as empresas a se aprimorarem – uma espécie de abordagem do diagrama de Venn para ver:
1) o que você é melhor no mundo
2) sua estrela norte financeira
3) sua paixão/propósito
Na interseção de todos os três está o seu estado de ouriço – ou o que você pode chamar de sua visão.
Definindo a visão da sua empresa
Uma vez que você tenha uma visão para sua empresa, o próximo passo deve ser chegar a uma meta de longo prazo. Isso pode ser 3, 5, 10 anos ou mais. Isso dá à sua equipe algo para comprar e se esforçar, para ajudá-los a se manterem firmes no dia-a-dia e dar a eles um propósito maior para trabalhar.
Depois de estabelecer uma meta de longo prazo, você a dividirá em etapas menores. Se sua meta de 5 anos for de R$ 10 milhões em receita e 15% de lucro líquido, o que você precisará alcançar no ano 4? Em seguida, volte para o ano 3, 2, 1 e assim por diante, até que você tenha metas granulares e alcançáveis vinculadas à sua visão.
Como desenvolver metas de marketing mensuráveis para atender aos objetivos estratégicos?
Depois de usar sua meta de 5 anos para alcançar sua meta de 1 ano, agora você está pronto para estabelecer benchmarks ou KPIs de marketing trimestrais. Esses benchmarks informam se você está no caminho certo para atingir suas metas do ano 1. Algumas metas podem parecer intangíveis, mas se disciplina para tornar cada meta SMART. Uma meta SMART é específica, mensurável, alcançável, realista e oportuna.
Em outras palavras, deve ser quantitativo e fácil de determinar se você atingiu sua marca ou não. Se houver opiniões divergentes entre as partes interessadas, isso significa que você fez algo errado. Se sua meta do primeiro trimestre for a integração de 10 novos clientes, você atingiu sua meta ou não – não há meio termo com uma meta SMART.
Com uma visão de longo prazo, metas anuais e benchmarks de marketing trimestrais mensuráveis, você garantirá que toda a sua organização esteja indo na mesma direção. Vendas e marketing estarão alinhados e o marketing não será mais uma ilha em si mesmo, agitando-se em todas as direções para alcançar uma vaga definição de sucesso.
Conclusão
O marketing pode ser um poço de dinheiro sem forma ou uma máquina bem lubrificada. A diferença certamente se resume à qualidade da execução, mas antes que possa haver uma boa execução, deve haver um senso compartilhado de propósito e visão para o futuro que permeie toda a organização.
Junte-se a mais de 50.000 empresários
Seja o primeiro a saber quando publicarmos um novo post!