Investir em marketing digital já não é mais uma dúvida, as empresas que não desenvolvem estratégias online são ultrapassadas pelos concorrentes. Já que, a internet se tornou uma das principais formas de comunicação.
Mas para alcançar visibilidade e relevância nesse meio, é preciso apostar em ferramentas potentes como é o caso do marketing de conteúdo. Somente assim será possível atingir o público-alvo.
Se você não conhece o marketing de conteúdo ou ainda não sabe como implementá-lo na comunicação da sua marca, continue a leitura. Preparamos um guia com tudo o que você precisa descobrir!
O que é marketing de conteúdo?
É conhecida como “marketing de conteúdo” a estratégia que tem como objetivo atrair novos clientes e criar um melhor relacionamento com os consumidores da marca, por meio do oferecimento de conteúdos de interesse a esse público.
A ideia é gerar valor para a empresa, deixando de ser apenas algo comercial e ocupando um espaço diferenciado na mente do consumidor. Esse envolvimento mais próximo entre as duas partes contribui para resultados mais efetivos.
Atualmente, esse é um dos principais pilares dentro do marketing digital. Isso porque, a mudança no comportamento dos consumidores exigiu outra abordagem das empresas em sua comunicação.
O público não deseja mais os conteúdos considerados “invasivos”, eles buscam pelo que é relevante para eles. Ou seja, a marca não vai mais atrás do cliente, mas sim ele que encontra ela.
Mas para ser encontrado por potenciais novos consumidores, é preciso conhecer quais são os assuntos de seu interesse e produzir conteúdo em plataformas que eles estejam presentes.
Assim, é possível alcançar visibilidade na internet e ganhar a tão falada “presença digital”. Fator importante para se diferenciar dos concorrentes do mercado e obter mais benefícios de negócios.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
Essa estratégia oferece diversos benefícios para a empresa que a implementa na sua comunicação. O melhor de tudo é que são vantagens que se estendem a longo prazo.
Confira quais são as principais:
Aumento do tráfego do site
Conquistar tráfego orgânico para o seu site não é tarefa fácil, porém o marketing de conteúdo pode ajudar nesse objetivo. Esse é o benefício de investir na produção de materiais de qualidade e relevantes ao público-alvo.
Isso porque, como citamos anteriormente, o comportamento dos consumidores mudou. Ao invés da marca ir até eles, eles vão atrás do conteúdo que precisam ou desejam ler.
Colabora para a otimização de SEO
Outra grande vantagem desse tipo de marketing é que ele colabora para a otimização de SEO. Ou seja, ajuda o seu site a ser melhor posicionado nos mecanismos de busca como o Google.
Esse benefício acontece porque quando você oferece conteúdos de qualidade e relevantes para as pesquisas, o algoritmo dessas plataformas enxerga as suas páginas com mais valor.
Cria um relacionamento mais próximo com o cliente
Uma das melhores coisas que uma empresa pode conquistar são clientes advogados da marca, aqueles que possuem uma conexão tão grande com ela que são capazes de a defender se preciso.
Para criar esse tipo de relacionamento com o consumidor, é necessário que haja uma troca entre os dois lados e o marketing de conteúdo permite isso. Os clientes passam a ver a marca com outros olhos.
Aumento da taxa de conversão
Assim como criar um relacionamento próximo com o público ajuda no reconhecimento de marca, também beneficia nos lucros da empresa. Isso porque, essa estratégia pode aumentar a taxa de conversão.
A taxa de conversão nada mais é que o número de vendas do seu negócio, crescer esse valor não é fácil, mas o marketing de conteúdo é capaz de fazer isso e por isso é tão recomendado pelos profissionais.
Maior geração de leads
Além de aumentar as vendas, conquistar novos cadastros é o objetivo de muitas empresas. Existem algumas formas de fazer isso e utilizar essa ferramenta de conteúdo é uma delas.
O principal material que oferece esse benefício é o E-book, pois para ter acesso ao conteúdo os usuários precisam realizar um breve cadastro com informações básicas, mas que são muito úteis para futuras comunicações.
Importância do Marketing de Conteúdo
Em meio a era da internet, as empresas já entenderam por que devem conquistar a chamada presença online. Afinal, é preciso estar onde o seu público está, mas mais que isso, chamar a sua atenção.
O problema é que diante de tanta concorrência, ter visibilidade não é uma tarefa fácil, é preciso investir nas estratégias do marketing digital. Entre elas, uma das mais eficazes é a produção de conteúdo.
O marketing de conteúdo colabora para que o público agregue valor à marca, deixando de a ver apenas como um produto ou serviço, mas desenvolvendo uma conexão real com ela.
Além disso, essa ferramenta conta com os diversos benefícios mencionados anteriormente. Trata-se de uma estratégia de baixo custo se for analisada a quantidade de resultados positivos que pode entregar.
Por esses motivos, as empresas que ainda não perceberam a importância do marketing de conteúdo vão sendo ultrapassadas por aquelas que implementam essa e outras formas de conquistar clientes.
Como fazer marketing de conteúdo?
Depois de conhecer por que o marketing de conteúdo tem sido tão falado ultimamente, é hora de saber como de fato aplicar essa estratégia dentro da comunicação da sua empresa.
Essa é uma ferramenta que exige dedicação e frequência, não basta postar conteúdos de forma aleatória sem um planejamento definido. Por isso, o primeiro passo é alinhar a estratégia aos objetivos da marca.
Além disso, conhecer o público-alvo é fundamental. A dica é ir além de dados demográficos e estudar todas as características relevantes do grupo, como os seus hábitos, comportamentos e interesses.
É preciso também, saber quais são as principais plataformas que os consumidores estão presentes. Assim, será possível produzir conteúdo que de fato vai chegar e impactar essas pessoas.
Tipos de conteúdo
Para aplicar o marketing de conteúdo na prática existem diferentes tipos de materiais que podem ser usados. A escolha deve ser pensada de acordo com as estratégias da empresa e com o interesse do público.
Confira abaixo quais são os principais formatos de conteúdo que uma marca pode criar para o meio digital:
1. Blog post
Um dos conteúdos mais conhecidos dessa estratégia é o blog post, como o próprio nome já diz trata-se de textos publicados em páginas de blog de uma empresa. O principal objetivo é atrair visitantes e gerar mais valor de marca.
Devido a força atual das redes sociais, algumas pessoas podem achar que o público não procura mais acessar sites de blog. Porém, isso não é verdade. Se o conteúdo oferecido for relevante, pode trazer ótimos resultados à marca.
2. Guest post
Assim como produzir conteúdo para o seu próprio blog, fazer parcerias com páginas de outras empresas também é uma opção para conquistar tráfego. Esses textos são chamados guest posts, em português “posts de convidados”.
Essa prática de escrever para outros sites é famosa porque atinge uma nova audiência, aumentando o conhecimento da marca para mais pessoas. Com isso, pode atrair os leitores a se direcionarem ao seu blog para conferir mais.
3. Imagens
A comunicação visual tem um grande poder quando falamos de chamar a atenção do público. Muitas vezes não é necessário utilizar palavras para transmitir a mensagem que deseja, basta uma imagem.
Por isso, elas são tão presentes na internet, principalmente nas redes sociais. A dica é aproveitar o potencial desse tipo de conteúdo para impactar os consumidores, seja por meio de fotografias, gráficos ou ilustrações.
4. Vídeos
A produção de conteúdo em formato de vídeo está em alta, alguns aplicativos como o TikTok contribuíram para o aumento do número de marcas apostando nesse modelo de linguagem.
Esse tipo de material costuma entregar resultados positivos e gera mais engajamento para as contas de mídia social. Existem variados jeitos de fazer vídeos, sejam de humor, entrevistas, dicas ou até mesmo explicativos.
5. Ebook
Outra forma de oferecer conteúdo ao público é por meio de um Ebook, além de trazer benefícios para a valorização da marca, também serve para a captação de leads, ou seja, cadastros.
Esse material é mais longo, conta com bastante informações sobre determinado assunto, sempre de acordo com o que interessa o seu potencial cliente. Eles são oferecidos em PDF ou em landing pages, depois de um breve cadastro.
Os tipos citados aqui são apenas alguns dos tantos exemplos de conteúdo que podem ser criados para atrair clientes para a sua empresa por meio dessa ferramenta do marketing.
Marketing de conteúdo nas redes sociais
Hoje em dia, todo mundo sabe a importância de uma marca estar presente nas redes sociais. Afinal, são as plataformas mais acessadas diariamente pelos usuários da internet que buscam variedade de conteúdo.
Porém, apenas criar uma conta e fazer publicações uma vez ou outra não é o suficiente para obter resultados nas mídias sociais. É preciso planejamento e estratégias eficazes, como o marketing de conteúdo.
Então, a produção de conteúdo para essas plataformas deve ser inteligente. Os profissionais encarregados de cuidar das redes da empresa, tem a função de conhecer o comportamento do cliente enquanto navega pelos aplicativos.
Embora pareça um trabalho difícil, diversas ferramentas de análise podem ajudar na criação de uma estratégia de conteúdo para as redes sociais. Nelas, você descobre o melhor horário de publicação e o que gera mais engajamento, por exemplo.
O próprio Instagram e o Facebook oferecem alguns dados relevantes para os gestores da conta, basta saber interpretar corretamente as informações e alinhar aos objetivos de marketing da empresa, caso precise de ajuda em suas redes sociais indicamos Di Castro (@elafazmkt).
Marketing de conteúdo e copywriting
Alguns gestores de marca acreditam que os dois termos representam a mesma coisa. Embora ambas sejam ferramentas utilizadas na comunicação das marcas, elas são diferentes entre si.
Enquanto o marketing de conteúdo é uma estratégia de produzir materiais para conquistar o público, o copywriting é uma forma de persuasão de escrita para otimizar esses conteúdos produzidos.
A técnica de copywriting tem como objetivo converter ações. Como, por exemplo, convencer o leitor de que o seu produto ou serviço é a opção que ele procura para solucionar seu problema ou satisfazer uma vontade.
Ou então, induzir quem está lendo a fazer algum cadastro com a empresa ou compartilhar o material para outras pessoas. Muitos profissionais de marketing acreditam que o copywriting é essencial para atingir resultados.
Você já sentiu que mesmo se dedicando a produção de conteúdo, não está recebendo retorno do público? Esse pode ser um problema relacionado a falta de aplicação da copy nas suas publicações.
Para usufruir dos benefícios dessa técnica, é preciso contratar profissionais especializados nessa escrita persuasiva. Nem todos os redatores têm conhecimento sobre o assunto.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo fugir da tradicional abordagem invasiva utilizada pelas marcas durante muito tempo. Aqui, a ideia é atrair os clientes até você e não ir atrás deles.
Por isso, tem tudo a ver com o tema que estamos falando: o marketing de conteúdo. Afinal, essa é uma das ferramentas utilizadas para chamar a atenção dos potenciais clientes sem invadir o seu espaço.
Ou seja, oferecendo conteúdos de qualidade e relevantes ao público-alvo em blogs, sites e redes sociais, a empresa realiza o chamado “marketing de atração”. Mas para isso, é preciso um trabalho planejado.
Marketing de conteúdo e storytelling
Antes de falar sobre como os dois assuntos se conectam, vamos explicar o que é storytelling. O próprio nome já indica, trata-se da estratégia de contar uma história para cativar o público-alvo.
Ela é utilizada no universo das marcas para chamar a atenção dos consumidores e aumentar as chances de eles desenvolverem sentimentos positivos por ela. Afinal, quem não gosta de uma boa história?
Por esse motivo, o storytelling é aplicado dentro do marketing de conteúdo. Os materiais oferecidos ao público são potencializados por histórias envolventes e convincentes.
Mas para obter sucesso nessa estratégia, as histórias precisam representar a essência da marca e estarem conectadas com o seu posicionamento. De nada adianta criar um storytelling que não vai impactar as pessoas certas.
Como planejar seu marketing de conteúdo?
Como já mencionamos aqui, para criar uma estratégia de conteúdo eficaz é preciso planejamento. Esse plano envolve alguns fatores que são essenciais para que os materiais cheguem nas pessoas certas e causem o impacto desejado.
Veja agora como planejar o marketing de conteúdo:
1. Defina os objetivos da empresa
Antes de qualquer coisa, o gestor de marca deve sentar com a sua equipe e definir quais são as principais metas a serem alcançadas. Esse primeiro passo é fundamental para as escolhas futuras.
Assim, será possível identificar onde a comunicação precisa focar e planejar as ações de marketing de conteúdo dentro desses objetivos. Com isso, os resultados podem ser mais satisfatórios.
2. Conheça o público-alvo
Depois de traçados os objetivos, é necessário conhecer de fato quem é o público-alvo da empresa. Ou seja, quem são as pessoas que eu quero atingir com meus conteúdos.
Para isso, são feitas pesquisas que buscam o máximo possível de informações sobre esse grupo. Além de idade e classe social, descubra quais os hábitos e interesses em comum.
Só dessa forma conseguirá oferecer conteúdo relevante aos leitores e criar um relacionamento sólido com eles. Gerando então valor de marca na mente do consumidor.
3. Siga as etapas do funil
Por fim, o planejamento deve envolver as etapas do funil de conteúdo. Isso porque, os materiais não são criados de forma aleatória, eles seguem uma estratégia lógica para atrair e converter clientes.
Essa ferramenta é de extrema importância para não perder a lead no meio do caminho. Não sabe como funciona esse funil? Fique tranquilo, logo abaixo você vai entender mais sobre esse assunto.
Funil de conteúdo
O funil de conteúdo é o que vai ajudar a construir uma estratégia muito mais eficiente para a aplicação dessa ferramenta do marketing. Por meio dele, é possível guiar o consumidor na sua jornada de compra.
Vale ressaltar que funil de conteúdo não é a mesma coisa que o famoso funil de vendas. Embora os termos sejam parecidos e os objetivos finais semelhantes, são técnicas diferentes.
Se você já ouviu falar de funil de vendas, deve conhecer quais são as etapas que levam o potencial cliente até a conversão final. Vamos relembrar quais são esses passos:
- Atrair;
- Converter;
- Engajar;
- Vender;
- Fidelizar.
Esse é o caminho seguido pelo consumidor no funil de vendas, para ter sucesso em todas essas etapas é preciso um conjunto de estratégias de marketing digital bem planejadas.
Agora no funil de conteúdo, a base da sua estrutura é inspirada na jornada de compra, onde o público precisa primeiro reconhecer o seu problema para depois buscar por uma solução.
Esses passos até a decisão de compra, último degrau da jornada, podem ser otimizados por meio do marketing de conteúdo. Por isso, confira a seguir as etapas do funil de conteúdo:
Tofu (topo do funil):
A primeira etapa desse funil é chamada de “tofu”, aqui o objetivo principal é atrair o máximo possível de pessoas até a marca. Nesse passo, considere que o público ainda não conhece a empresa e não demonstra interesse no produto oferecido.
Por isso, a ideia aqui é oferecer conteúdos que ajudem o consumidor a descobrir a sua dor, respondendo as suas dúvidas sobre o assunto. Veja exemplos de materiais que podem ser criados:
- Textos educativos para blog;
- Vídeos explicativos;
- Postagens de redes sociais;
- E-books.
Mofu (meio do funil):
Depois que a lead já reconhece que possui um problema a resolver, entramos na segunda etapa do funil de conteúdo. Agora, essas pessoas já criaram um conhecimento de marca, mas precisam conhecer como ela pode ser a solução.
Logo, os conteúdos nessa fase têm como objetivo apresentar o seu produto ou serviço como uma opção para resolver a dor do consumidor. Veja exemplos de materiais para produzir aqui:
- Textos mais aprofundados sobre o assunto;
- Postagens sobre o produto ou serviço oferecido;
- E-mail marketing com storytelling;
- E-books;
Bofu (fundo do funil):
Enfim chegamos a última etapa do funil, hora de mostrar ao seu público que já conhece a marca e o produto que ela oferece, porque a escolher para a solução do seu problema é a melhor opção.
No Bofu, o lead já recebeu vários materiais e está muito próxima de realizar a compra, porém precisa de um empurrão final. Por isso, é preciso criar conteúdos que comprovem a sua autoridade e qualidade, como por exemplo:
- Cases de sucesso da marca;
- Reviews;
- Depoimentos dos clientes.
Seguir todas essas etapas exige dedicação, mas pode trazer resultados incríveis para a empresa. Aumento da taxa de conversão, mais engajamento e mais tráfego no seu site são apenas alguns dos benefícios.
Como distribuir o conteúdo?
Não basta pensar apenas na produção, é preciso planejar como será feita a distribuição desses conteúdos. Afinal, dentro do marketing tudo faz parte da estratégia.
Primeiro, deve-se definir quais serão os canais utilizados para postar os conteúdos. Essa seleção é feita com base no que já comentamos aqui nesse texto: onde eu encontro o meu público-alvo?
Após descobrir as plataformas preferidas dos potenciais clientes, crie um calendário editorial. Nele, será anotado a frequência de postagem, assim como os melhores dias e horários para isso.
Vale ressaltar que é indispensável fazer uma mensuração dos resultados em cada plataforma, analisando se realmente são os locais certos de distribuição e fazendo alterações caso necessário também no calendário de conteúdo.
Por que conteúdo em vez de tráfego pago?
Essa é uma pergunta que costuma causar dúvidas nos gestores de marca. Afinal, o que vale mais a pena? Fazer anúncios pagos para atrair pessoas ao seu site ou investir no marketing de conteúdo?
Na verdade, os gastos de investimento em conteúdo são menores quando falamos de custo-benefício. O tráfego pago além de exigir uma boa quantia de dinheiro, é algo que só traz resultados momentâneos.
Ou seja, assim que o prazo da campanha acabar, se não investir novamente os acessos da página vão cair drasticamente. Isso porque, o público não chegou até o site organicamente, ele foi induzido a isso por um anúncio.
Já no caso do marketing de conteúdo, os usuários chegam até o seu site porque foram atraídos pelo conteúdo oferecido. Logo, gera muito mais valor e aumentam as chances de eles voltarem mais vezes.
Dessa forma, essas são as principais diferenças entre apostar no conteúdo e investir em tráfego pago. Além da economia de custos, o marketing orgânico produz resultados duradouros a longo prazo.
Por que investir em marketing de conteúdo?
Se tudo que foi abordado aqui ainda não te convenceu que investir em marketing de conteúdo é a melhor opção, trouxemos mais algumas vantagens financeiras e de resultados positivos que essa estratégia pode entregar.
A seguir, você vai entender porque a criação de conteúdo apresenta mais benefícios do que outros métodos de atração e retenção de clientes:
Baixos preços e grande retorno sobre o investimento
A estratégia se torna muito vantajosa pelo fato de apresentar baixos custos em relação a outras ferramentas do marketing digital. Os gastos basicamente são da contratação de profissionais especializados para execução dos processos.
Além disso, a produção de conteúdo gera um grande retorno sobre o investimento, o que chamamos de ROI. Em resumo, o ROI calcula quanto você recebeu de retorno da quantia em dinheiro depositada para as ações.
Afinal, quando você investe em uma estratégia de marketing, espera que isso gere resultados ainda maiores no caixa. Ninguém deseja gastar e não receber nada em troca.
Otimiza seu site nos buscadores (SEO)
Se você deseja ver o seu site entre os primeiros posicionados nos mecanismos de busca, não pode deixar de lado a produção de conteúdo. Essa ferramenta é essencial para a otimização de SEO (Search Engine Optimization).
Quando você entrega materiais de qualidade, relevantes às pesquisas, os algoritmos das plataformas de busca como o Google ou o Yahoo, valorizam mais as suas páginas. Com isso, seu site ocupa uma melhor posição.
Porém, é importante dizer que não se trata apenas de produzir conteúdos bem feitos. Para de fato otimizar o seu site, é necessário investir em várias estratégias de SEO do marketing digital.
Por exemplo, fazer uma boa seleção do tema abordado e das palavras-chaves que compõem o conteúdo. Assim, os mecanismos de busca entendem com mais facilidade o tipo de material que você está oferecendo.
Mais autoridade, menos custos de aquisição
Quem gerencia uma marca sabe que a aquisição de novos clientes custa caro, por isso, a estratégia utilizada para esse objetivo deve ser bem pensada. A fim de, gastar pouco no processo, mas obter bons resultados.
Essa é uma vantagem de investir no marketing de conteúdo. Além de oferecer mais autoridade à empresa, ela também apresenta baixo custo para conquistar clientes em relação às demais abordagens do marketing.
Isso acontece porque, o seu negócio cria um relacionamento com o consumidor dos conteúdos, é quase como se fosse uma relação de troca e recompensa. Naturalmente, eles sentem confiança no seu produto ou serviço.
Resultados duradouros
Um dos grandes benefícios de investir no marketing de conteúdo é que o ROI é duradouro. Ou seja, a empresa continua usufruindo de resultados a longo prazo, que inclusive podem ser ainda melhores com o passar do tempo.
Isso porque, essa estratégia tem objetivo e potencial para fidelizar clientes e não apenas conquistá-los momentaneamente. Uma vez que os consumidores desenvolveram uma conexão com a marca, será difícil perdê-la.
Então, se você busca para a sua empresa uma forma de atrair, converter e manter clientes por um longo tempo, otimizando o seu investimento, o marketing de conteúdo é uma ótima opção.
Esperamos que as suas dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas. Agora é hora de aplicar na prática essa ferramenta que oferece tantas vantagens às marcas, seja qual for seu segmento.
Se ficou alguma dúvida ou deseja iniciar um planejamento de conteúdo para sua empresa clique abaixo, pois posso te ajudar.
Ahh! Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.